Olá galera eu sou novo no GUJ e também no mundo JAVA e gostaria de aprender muito sobre este mundo java, mas não sei por onde começar.
Possui muitas apostilas baixados da net mas ainda não consegui instalar o ECLIPSE e gostaria de utilizar o servidor TOMCAT eu ja possui os dois mais não estou conseguindo configurar o eclipse.
Cara, se você é novo em java, não tente começar com J2EE, tente coisas mais “tranquilas” tipo J2SE (desenvolva um aplicativo gráfico, por exemplo, ou até em linha de comando).
[quote=marcelodsd]Olá galera eu sou novo no GUJ e também no mundo JAVA e gostaria de aprender muito sobre este mundo java, mas não sei por onde começar.
Possui muitas apostilas baixados da net mas ainda não consegui instalar o ECLIPSE e gostaria de utilizar o servidor TOMCAT eu ja possui os dois mais não estou conseguindo configurar o eclipse.
Alguem poreria me dar uma luz.
Marcelo[/quote]
Tem certeza disso?
Antes de acabar o dia ficaras loucos! ehehheheehhe
Cara, começar em Java direto no Java EE é como tomar banho sem tirar a roupa.
A base da linguagem tá toda no SE. Se vc precisar de material dá uma pesquisada no site da Caelum que eles disponibilizam duas apostilas completas dos cursos deles lá, e dá uma olhada nos tutoriais da Sun que são muito bons:
Olá marcelodsd, seja bem-vindo ao Guj.
Bom meu conselho como um iniciante como você, é que começe pelo começo. rs
É sério!
Não adianta falar em Web, TOMCAT, e outros assuntos da moda Java, se você não sabe o básico.
Agindo assim logo irá se perder e desanimar.
Então, te aconselho mesmo a estudar muito OO, e se tiver gás tentar uma certificação.
É isso, não quero te desmotivar, mas o caminho é duro e cheio de pedras.
Mas tenha a certeza de que aqui todos irão te ajudar, basta você querer.
É isso.
Boa sorte!
Marcelodsd, legal você estar querendo aprender Java. Mas, como o pessoal aí disse, esqueça de Java Web por enquanto, tente o básico. Eu estou terminando o livro que comprei, estou aprendendo Servlets e digo, estou me embananando um pouquinho, isso por que já aprendi os fundamentos da linguagem.
Já aprendi os conceitos e também a criar interface gráfica com os pacotes da classe Swing. Mas tudo isso foi feito na unha mesmo, usando uma IDE que nada se compara ao NetBeans e ao Eclipse, estou usando o JCreator, que é muito boa, mas o estudante deve fazer tudo na mão.
Fazendo dessa forma você verá como a linguagem funciona, quais são os comandos e como as coisas funcionam. Usando uma IDE como o Eclipse ou NetBeans você perderá muito, pois deixará de aprender muitas coisas.
Bem, eu estou usando o livro “Java2, Deswenvolvendo e Implementando Aplicações” da Editora Érica autor Sérgio Furgeri. Muito bom o livro, didático e com os passos na ordem certa de parendizagem, pelo menos é minha opinião.
Mas você pode baixar a apostila da Caelum também, eu a baixei e muitas vezes recorro a ela para pegar uns exemplos. Mujito boa a apostila.
Galera muito obrigado pelas dicas. Adorei este site sinto que com ajudas de você eu vou aprender muito sobre O JAVA, irei baixar a apostilas e progurarei um bom livro para ler.