Começar no mundo JAVA!

Olá galera eu sou novo no GUJ e também no mundo JAVA e gostaria de aprender muito sobre este mundo java, mas não sei por onde começar.
Possui muitas apostilas baixados da net mas ainda não consegui instalar o ECLIPSE e gostaria de utilizar o servidor TOMCAT eu ja possui os dois mais não estou conseguindo configurar o eclipse.

Alguem poreria me dar uma luz.

Marcelo

Baixe a (excelente) apostila do curso:

Cara, se você é novo em java, não tente começar com J2EE, tente coisas mais “tranquilas” tipo J2SE (desenvolva um aplicativo gráfico, por exemplo, ou até em linha de comando).

VEJA BEM.

PARA QUEM NAO DESENVOLVE AINDA EM JAVA. MEUS CONSELHOS

1 - LEIA TUDO OQUE PUDER SOBRE JAVA

2 - FACA PRIMEIRO UTILIZANDO BLOCO DE NOTAS

3 - QUANDO FIZER OS DOIS PASSOS ACIMA ESCOLHA UMA IDE

4 - VC QUER APRENDER PARA DESKTOP OU WEB ?

5 - EXISTEM SIM DIFERENCAS… OU MELHOR PARTICULARIDADES

6 - SE FOR WEB - APRENDA JSP

7 - AI SIM UTILIZE UM BOM FRAMEWORK

8 - RECOMENDO NETBEANS

9 - VISUAL WEB PACK

10 - SE NAO CONSEGUIR CHEGAR ATE AO 10 PASSO FACA UM CURSO ( EU MESMO MINISTRO CURSOS EM PARTICULAR )

11 - PROCURE AJUDA NO NOSSO FORUM

12 - NO SITE DO NB EXISTE MUITA DOCUMENTACAO.

[quote=marcelodsd]Olá galera eu sou novo no GUJ e também no mundo JAVA e gostaria de aprender muito sobre este mundo java, mas não sei por onde começar.
Possui muitas apostilas baixados da net mas ainda não consegui instalar o ECLIPSE e gostaria de utilizar o servidor TOMCAT eu ja possui os dois mais não estou conseguindo configurar o eclipse.

Alguem poreria me dar uma luz.

Marcelo[/quote]

Tem certeza disso?

Antes de acabar o dia ficaras loucos! ehehheheehhe

Zueira…

O caminho é Java Web +Eclipse.

Abraço

comece no Java SE é a base pra tudo.

Cara, começar em Java direto no Java EE é como tomar banho sem tirar a roupa.
A base da linguagem tá toda no SE. Se vc precisar de material dá uma pesquisada no site da Caelum que eles disponibilizam duas apostilas completas dos cursos deles lá, e dá uma olhada nos tutoriais da Sun que são muito bons:

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/

Boa Sorte :smiley:

Também sugiro uma apostila da caelum, que foi onde eu realmente peguei a base de OO.

E sugestão minha, primeiro Java SE OO, para depois Java WEB, senão vc vai se perder muito se aprender web primeiro que a base.

[]´s

Baixe primeiro a apostila da Caelum.

Se você sentir que é isso mesmo que quer aprender,
compre um bom livro :!:

Boa Sorte…

Olá marcelodsd, seja bem-vindo ao Guj.
Bom meu conselho como um iniciante como você, é que começe pelo começo. rs
É sério!
Não adianta falar em Web, TOMCAT, e outros assuntos da moda Java, se você não sabe o básico.
Agindo assim logo irá se perder e desanimar.
Então, te aconselho mesmo a estudar muito OO, e se tiver gás tentar uma certificação.
É isso, não quero te desmotivar, mas o caminho é duro e cheio de pedras.
Mas tenha a certeza de que aqui todos irão te ajudar, basta você querer.
É isso.
Boa sorte! :slight_smile:

Marcelodsd, legal você estar querendo aprender Java. Mas, como o pessoal aí disse, esqueça de Java Web por enquanto, tente o básico. Eu estou terminando o livro que comprei, estou aprendendo Servlets e digo, estou me embananando um pouquinho, isso por que já aprendi os fundamentos da linguagem.
Já aprendi os conceitos e também a criar interface gráfica com os pacotes da classe Swing. Mas tudo isso foi feito na unha mesmo, usando uma IDE que nada se compara ao NetBeans e ao Eclipse, estou usando o JCreator, que é muito boa, mas o estudante deve fazer tudo na mão.
Fazendo dessa forma você verá como a linguagem funciona, quais são os comandos e como as coisas funcionam. Usando uma IDE como o Eclipse ou NetBeans você perderá muito, pois deixará de aprender muitas coisas.

Bem, eu estou usando o livro “Java2, Deswenvolvendo e Implementando Aplicações” da Editora Érica autor Sérgio Furgeri. Muito bom o livro, didático e com os passos na ordem certa de parendizagem, pelo menos é minha opinião.
Mas você pode baixar a apostila da Caelum também, eu a baixei e muitas vezes recorro a ela para pegar uns exemplos. Mujito boa a apostila.

É isso, espero ter ajudado.

Valder você conhece alguma apostila boa par desenvolvimento de aplicações gráficas?
Valeu.

Galera muito obrigado pelas dicas. Adorei este site sinto que com ajudas de você eu vou aprender muito sobre O JAVA, irei baixar a apostilas e progurarei um bom livro para ler.

Muito obrigado
Marcelo