Começar um "Projeto"

10 respostas
marcio.neto

Então,

Sou iniciante em Java, e tudo mais, porém tenho muitas duvidas sobre como iniciar algum “projeto” qualquer na linguagem.

Tenho algumas duvidas, que são cruciais para que eu possa desenvolver algo.

Alguem me indicaria algum livro sobre “Projetos(ou um nome melhor para isso)”?

Por exemplo, eu não sei se devo começar escrevendo e projetando minhas classes, em que parte dessa implementação eu deveria me preocupar com a interface grafica, e qual a ordem correta e que dará melhores resultados?

Obrigado desde já, pela atenção.

Att,
Márcio Neto

10 Respostas

pedroroxd

Procure sobre MVC…

marcio.neto

Três letrinhas, risos.

Obrigado, vou pesquisar, já dei uma olhada no google e vi que se trata de padrão de “Arquitetura de Software”.

Acha que com isso, já da para ter uma boa ideia? Caso tenha alguns outros conceitos para eu estudar, ficarei grato, principalmente se puder disponibilizar algum material em PDF.

Obrigado,

Att,
Márcio Neto

Alexandre_Saudate

marcio.neto:
Então,

Sou iniciante em Java, e tudo mais, porém tenho muitas duvidas sobre como iniciar algum “projeto” qualquer na linguagem.

Tenho algumas duvidas, que são cruciais para que eu possa desenvolver algo.

Alguem me indicaria algum livro sobre “Projetos(ou um nome melhor para isso)”?

Por exemplo, eu não sei se devo começar escrevendo e projetando minhas classes, em que parte dessa implementação eu deveria me preocupar com a interface grafica, e qual a ordem correta e que dará melhores resultados?

Obrigado desde já, pela atenção.

Att,
Márcio Neto

Bom… dizem as premissas conservadoras de engenharia de software que você deve projetar o sistema de acordo com os casos de uso. Faça uma modelagem das classes (Um pouco de DDD, às vezes, cai bem). e também das informações do BD. Depois , dê uma olhadinha no MVC, selecione alguns frameworks para facilitar seu trabalho (de acordo com a necessidade, SEMPRE!) e… voilà !

Luiz_Aguiar

Comece pelos testes. (mais 3 letrinhas… TDD)

marcio.neto

TDD, DDD, MVC.

Obrigado pela ajuda, acho que é isso mesmo, já dei uma olhada no livro “Padrões de Projeto” da série “Use a Cabeça”…

Agora, só estudar.

Boas festas para todos :wink:

Att,
Márcio Neto

S

se es mesmo iniciante de hello word não olha padrões de projecto olha primeiro a orientação a objecto, e não liga que primeiro tens que ler muito e usar apenas a console sem interfaces graficas mas depois de muita leitura em pelo menos 3 meses, ai um dia quando começares a ver base de dados e aplicações comerciais em java , vais me agradecer por inicialmente ter perdido muito tempo com orientação a objectos, se preocupad em ir devagar e bem
pos se não ires devagar e bem depois vais ter mais dificuldade em entender os assuntos mais avançados e vais passar a vida a voltar e ler pequenos topicos que tem haver com a base orientação a objectos e toda a base inicial para entender as coisas mais complexas.
e muitos depois desistem de java se não tiverem uma base solida.

marcio.neto

sulito:
se es mesmo iniciante de hello word não olha padrões de projecto olha primeiro a orientação a objecto, e não liga que primeiro tens que ler muito e usar apenas a console sem interfaces graficas mas depois de muita leitura em pelo menos 3 meses, ai um dia quando começares a ver base de dados e aplicações comerciais em java , vais me agradecer por inicialmente ter perdido muito tempo com orientação a objectos, se preocupad em ir devagar e bem
pos se não ires devagar e bem depois vais ter mais dificuldade em entender os assuntos mais avançados e vais passar a vida a voltar e ler pequenos topicos que tem haver com a base orientação a objectos e toda a base inicial para entender as coisas mais complexas.

Agradeço a preocupação, risos. Sou iniciante, mas já tenho uma boa base em POO, estou indo devagar, me preocupei com todos os aspectos antes de começar a pensar em projetos. Vou estudar padrões de projetos, para construir sistemas de forma correta e eficiente.

Boas Festas!

Att,
Márcio Neto

Andre_Fonseca

marcio.neto:
sulito:

Agradeço a preocupação, risos. Sou iniciante, mas já tenho uma boa base em POO, estou indo devagar, me preocupei com todos os aspectos antes de começar a pensar em projetos. Vou estudar padrões de projetos, para construir sistemas de forma correta e eficiente.

Boas Festas!

Att,
Márcio Neto

oi,

eu tb acho que você nao deve se preocupar com padroes de projeto agora, faça um sistema usando as melhores praticas de POO e o resto irá sair naturalmente, você vai acabando usando Padroes sem perceber, e quando realmente surgir uma necessidade você procura ver se tem um PP que te ajuda…
(minha opinião)

umas dicas:

• use TDD como disseram, mas se nao souber, não deixe de fazer muitos testes, mesmo que seja só um main sem usar Junit
  • use MVC como disseram, ou entao mesmo que nao saiba o que é MVC separe as responsabilidades das suas classes/JSP, etc, nao faça uma JSP com scriplet que acessa o banco, faz parser de xml, faz log, etc
  • por falar nisso use log com controle, mas use, as vezes um log bem feito ajuda mais do que um debugger
  • utilize herança só qdo for mesmo uma especialização (o filho é o pai especializado) e não apenas para aproveitar código
  • crie pequenos métodos que fazem apenas uma coisa especifica e retornam coisas que podem ser usadas
  • crie classes pequenas que tb fazem coisas especificas
  • utilize variaveis globais (singleton) e métodos/classes static apenas qdo for “realmente” necessário e você nao enxergar outra forma de fazer
  • coloque nomes “inteligiveis” para suas variaveis e metodos de tal forma que quem “ler” o seu código entenda o que está sendo feito, e não como está sendo feito, se você precisa documentar demais é porque o seu código esta muito confuso e deve ser refeito
  • começe a fazer um sistema simples, qto mais facil de entender melhor, depois você vai adicionando complexidade e refatorando os algoritimos conforme for precisando
marcio.neto

Valeu pelos toques! Irei me atentar a esses detalhes, parece ser a melhor forma mesmo, aprimorar as praticas de POO e preocupar-me com esses detalhes que você deixou bem explicito.

JxtaNode

Bom dia,

Eu concordo com os conselhos acima.

Mas se você é iniciante em Java a primeira coisa é aprender JAVA.

Tenha uma boa visão do que é realmente JAVA :
{ linguagem(POO), tecnologias, APIs, JVMs, Plataformas : JavaSE, JavaME, JavaEE, JavaCard, Android , Java Processor …}

Quando faço um projeto em java :

Uso metodologia ágil : eXtreme Programming (XP) e SCRUM : iterativo e incremental

1) Definir as necessidades do software.
A primeira coisa é especificar claramente a funcionalidades do software (UML “Use Cases” e Telas visto pelos usuários).

2) Concepção, Design e Arquitectura

Usando o projeto baseado em POO e Design Patterns (GoF). MVC …etc.

3) Desenvolvimento : Código, Testes e Debug
TDD , Eclipse e NetBeans são muito úteis

4) meter em produção (Deployment)

5) FeedBack dos usarios do software
Começar outra iteração novas funcionalidades

Abraços

Criado 30 de dezembro de 2009
Ultima resposta 31 de dez. de 2009
Respostas 10
Participantes 7