Comecei com Struts2, quero terminar com JRuby

2 respostas
dahenz

Pessoal, tenho um projeto grandinho em Struts2, e gostaria de utilizar JRuby daqui por diante… é possível??? É possível ter no mesmo projeto struts2 e JRuby??? Ou seja, uma parte de feita em Struts2 e outra em JRuby, sem perder meu projeto???

Obrigado…

2 Respostas

Herrera

eu nao conheço o jruby, mas pq vc não tenta com grails ? com ele vc nem precisa reescrever as regras de negocio escritas em java.

Abraços

ps.curiosidade : pq vc quer sair de struts2 e ir para jruby ?

L

É meio difícil, porque no ambiente Java EE, praticamente todas as classes sofrem algum tipo de carregamento via reflexão ou são proxies dos objetos reais.

A dificuldade é que um arquivo texto com código Ruby não é reconhecido pelas classes de reflection do Java. E, mesmo usando o “jrubyc”, que converte um arquivo rb em arquivo class, o arquivo gerado costuma ser um class sem pacote (o que impede certas coisas no Java EE), com vários métodos de nomes esquisitos. Talvez você consiga ter métodos legíveis e acrescentar pacotes (é possível que tenha algum truque escondido no Google que eu não saiba), mas acredito que não valha a pena o trabalho.

Lembre-se também que se você confia muito no Eclipse para o empacotamento do seu aplicativo, vai ter que gerar scripts ant de todo o seu projeto, porque a compilação de objetos Ruby não é suportada pela IDE.

Existem duas outras linguagens que eu conheço que roda na JVM e não são betas: Scala e Groovy. Pode ser que você tenha mais sorte com eles na compilação. (Minha aposta é que Scala se sai melhor.)

Criado 18 de outubro de 2008
Ultima resposta 18 de out. de 2008
Respostas 2
Participantes 3