Comentário com "@"

4 respostas
N
/**
 * @return a unique identifier
 */
public Long getId()
{
    return id;
}

Alguem sabe me dizer o porque daquele arroba(@) ali no comentário ?
Faz alguma diferença.. já vi em vários lugares... porém em meus códigos nunca coloquei.. heheeh

Abraços !

4 Respostas

T

Isso é o tal do “JavaDoc”.
Você já se perguntou como é que o JavaDoc da Sun foi criado?
Não foi um batalhão de indianos, formados em Engenharia Nuclear mas que têm de trabalhar com informática, que digitou tudo aquilo.
Em vez disso, os próprios programadores da Sun documentaram suas classes desse jeito especial, rodaram o programa JavaDoc, e a documentação foi gerada a partir do fonte.
Você também pode fazer isso; é só documentar seus programas desse jeito.

N

oo thingol brigadão cara pela rapidez e pela resposta hehehe…

como são frescos não? shaushuh… brincadera hehe

gilliard_santos

bom, só pra complementar a explicação do thingol, é como se o que vem depois desse @ fosse uma palavra reservada para o javadoc gerar o html certinho…
mas você também pode encontrar esse @ em comentários que tão tem a intenção de se tornar javadocs, e sim funcionam como marcações especiais onde você coloca alguns parâmetros e depois usa um script para analisar o código e fazer alguma tarefa com ele. Esse é o XDoclet, que por exemplo você pode usar para procurar todos os métodos que tiverem um comentário com @MinhaMarcacao e gravar o nome desse método em um arquivo txt. É claro que esse é um exemplo apenas, na prática tarefas mais interessantes e úteis já estão implementadas e prontas pra usar.
Eu sei que sua dúvida foi com relação ao JavaDoc e eu acabei viajando um pouco, mas como você disse que as vezes ve isso nos códigos e não sabe o que é, agora você ja sabe que além de um JavaDoc, isso pode ser uma anotação usada pelo XDoclet para fazer alguma tarefa.
Isso é mais usado em códigos do Java 1.4, no Java 5 a gente já usa Anotações, que também começam com @, mas não ficam dentro do comentário.
Espero que minha resposta seja útil caso você esteja aprendendo a linguagem e queira pesquisar sobre essas coisas.
falow.

N

Opaa… fui util sim gilliard_santos … eu estava com dúvida em tudo mesmo … hehe não apenas em javadoc…

obrigado

Criado 11 de janeiro de 2007
Ultima resposta 11 de jan. de 2007
Respostas 4
Participantes 3