Comercialização de aplicativo java desktop

5 respostas
M

Olá Amigos desenvolvedores e entusiastas.

Gostaria de comercializar uma aplicação em java desktop que desenvolvi durante a graduação. Pesquisei os aspectos legais sobre registro de software e tudo mais. Porém, estou com problemas na parte técnica. Utilizei o Inno Setup para gerar o executavel .exe de instalação para ambientes windows e para linux disponibilizo o próprio .jar. O problema é que no diretório “arquivos de programas” do windows é criada a pasta da minha aplicação com os arquivos .jar, bibliotecas e lib.

Há alguma forma de encapsular tudo dentro de um arquivo .exe, para que estes arquivos não fiquem visíveis nas máquinas dos clientes? Ou devo somente “embaralhar” o código como vi em alguns tópicos e deixar os arquivos .jar no diretório do programa mesmo?

Por favor, poderiam me ajudar nesta questão? Não conheço os procedimentos que as empresas utilizam para comercializar suas aplicações java desktop.

Obrigado

5 Respostas

E

Tem gente que cria um arquivo .exe grande a partir de um .jar grande (onde você põe todas as coisas que estão tradicionalmente em jars separados).
Entretanto, isso não ajuda “muito”, porque esse .exe pode ser descompactado (e portanto aberto) por qualquer programa que consiga olhar dentro de arquivos .zip.
Se você está preocupado com roubo de código, acho que usou a linguagem errada - mesmo você usando um “obfuscador de código”, não conseguirá fazer muita coisa contra um descompilador Java decente.

M

É que na verdade estou mais preocupado em fornecer da mesma forma que as empresas costumam fazer.
O inno setup não me ajudou nesta questão de deixar tudo em um executável, poderia me indicar como ou qual software faz isto?
Não achei uma solução viável deixar os arquivos .jar dentro de uma pasta no diretório “arquivos de programas”, mas se for o caso terei que seguir em frente desta forma mesmo.

Obrigado pela atenção.

E

Para converter o seu jar em um exe, há programas como o JSmooth, o Jar2EXE etc. (Nunca usei nenhum deles, não sei lhe indicar o melhor)
Para converter vários jars em um jar, acho que existe o FatJar e outros programas semelhantes.

ruben_m

Eu uso o Launch4j

erico_kl

Você pode fazer a distribuição da sua aplicação via WebStart também. De certa forma é mais seguro (levando em conta a possibilidade de fazer um bloqueio para impedir o download direto, por exemplo), e com certeza mais prático.

Dê uma olhada aqui

Criado 27 de outubro de 2012
Ultima resposta 27 de out. de 2012
Respostas 5
Participantes 4