Comercialização de software JAVA

1 resposta
tandrade

Boa noite!

Meus queridos, recentemente me surgiu uma duvida em relação a comercialização de softwares em Java. É o seguinte, sou engenheiro de telecomunicações e no meu dia-a-dia tenho grande carência por ferramentas de auxilio no meu trabalho (tratamento de dados, monitoramento de informações, config. de equipamentos etc) Com isso, resolvi me aprofundar um pouco mais em programação há uns 2 anos… daí então pude construir uma boa base de programação, inclusive com alguns cursos de JSP e JAVA.
Eis que recentemente um colega de profissão, de outra empresa, me solicitou um software. Até ai tudo bem, criei o software, testei e funcionou tudo direitinho. Porém minha base de programador em Java jamais cobriu essa hipotese, ou seja, não tenho a minima ideia de como comercializar meu software. Digo isso por que hoje eu não sei como trabalhar com licenças de utilização, limitar instalação por quantidade de máquinas etc essas coisas com certeza já dao uma boa dor de cabeça rs, mas até então são solúveis.
Inclusive se alguem puder me indicar alguma referencia para trabalhar com licenças de uso eu ficaria muito agradecido, afinal eu gostaria de lucrar uma pontinha com esse trabalho que fiz nas madrugadas livres (acho até que tenho direito a isso hehe)

Porém, além disso eu gostaria de saber como são estipulados os preços de comercialização dos softwares e creio que vocês possam me dar uma ajuda nisso também. Pois então, o software que criei é bem básico e serve para configurar um equipamento na rede. Não uso interface com BD, muito menos faço referência a nenhum outra API que não as nativas do JDK.
Pensei num chute de liberar uma licença de uso em torno de R$20.000/ano tendo em vista que essa empresa iria utilizar bastante o software, eliminando horas importantes para um funcionario que fosse trabalhar com esse equipamento na ausencia do meu aplicativo.

Enfim meus amigos, como eu disse foi um chute e se for possível gostaria da ajuda de vocês ou até alguma indicação de onde buscar algo para poder pescar

Forte abraço.

Nunca desista :slight_smile:

1 Resposta

bandrade

Pense no valor que o seu produto trará para a empresa.

Se economiza (chute++) 100.000/ano entao o seu valor é razoavel…

Espero que voce tenha ofuscado o seu codigo direitinho. (;

Criado 8 de agosto de 2008
Ultima resposta 9 de ago. de 2008
Respostas 1
Participantes 2