<commandButton> abrir ou não novas guias dependendo do if

Bom dia galera, estou com dúvidas quanto a geração de relatórios em novas guias via JSF.

É o seguinte, tenho um método no meu ManageBean que recebe uma lista da DAO com dados referentes a uma entidade referenciada por um id. (Um form onde é inserido o id e então gera-se um relatório, em nova guia, com os dados da entidade que possui o id inserido). Acontece que se o usuário digitar um id que não possui nenhum dado associado a aplicação continua abrindo uma nova guia e exibindo um relatório em branco.

Gostaria que, caso a lista viesse para o bean nula, não fosse aberta a nova guia, mas sim uma mensagem de “vazio” ao usuário. Tem com fazer isso ? Segue as classes relacionadas abaixo:

Método bean:

public void relatorioTalhaoByProp() {
        Relatorio r = new Relatorio();
        Map<String, Object> parametros = new HashMap<>();
        parametros.put("propriedade", this.param_id);

        JRDataSource jrds = new JRBeanCollectionDataSource(talhaoDao.readTalhaoByProp(param_id));/*na minha visão o if viria aqui.*/

        String jrxmlFile = FacesContext.getCurrentInstance()
                .getExternalContext().getRealPath("/reports/talhaoReport.jrxml");
        r.toPDF(jrxmlFile, parametros, jrds);
    }

o metodo toPDF é o padrão para se gerar PDF no jasperReport

Segue a página xhtml:

<h:form id="relatTalhao">
                <p:focus />
                <p:messages id="messages" />
                <p:panelGrid columns="2" >
                    <p:outputLabel value="Propriedade: " for="propId"/>
                    <p:inputText id="propId" value="#{talhaoController.param_id}"
                                 required="#{param['relatTalhao:btnConfirm']==false}"/>
                </p:panelGrid>
                <div style="margin: 0 auto; width: fit-content;">
                    <p:commandButton id="btnConfirm" class="btn btn-success btn-md" 
                                     value="Gerar PDF" icon="fa fa-file-pdf-o" 
                                     action="#{talhaoController.relatorioTalhaoByProp()}" 
                                     onclick="this.form.target = '_blank'" ajax="false" />
                </div>
            </h:form>

Valeu!!!