Como a Sun conseguiu popularizar o Java?

Como eles conseguiram tamanha popularização desta linguagem ao ponto dela ser a favorita de muitos programadores e aspirantes a programadores?

Isto inclui a mim.

Como eles conseguiram fazer esta proesa sendo que outras empresas “dominavam” o mercado e a produção mundial de software???

Bom dia,

Accordo 1995 com NETSCAPE ! com as Applets.

In 1995, the team announced that the Netscape Navigator Internet browser would incorporate Java technology.

Fonte : http://java.com/en/javahistory/

Cordialmente

Olá

Super simples de explicar:

Lançaram os servlets

Antes do servlets do Java, a Internet precisava de CGI ou similar. Isto significava iniciar um novo processo a cada requisição. Como os recursos de hardware eram bem limitados no fim do milênio passado, os servlets significaram uma enorme evolução.

Para facilitar o uso dos servlets a Sun lançou os JSPs. Mas isto foi algo marromeno porque permitia aos desenvolvedores colocar código no meio das páginas HTML e o resultado era a mesma porcaria que acontecia no ASP. Mas como os servlets eram muito melhor do que a Microsoft dispunha, o Java foi crescendo.

Antes de 1999/2000 alguns pioneiros como eu já usavam Java em aplicações com AWT e Swing. Mas foi a Internet que empurrou o Java para o topo.

Depois de criar os servlets a Sun pouca coisa mais fez de bom. Quase tudo que saiu da Sun foram idiotices do tipo EJBs. Fora JMS (e consequentemente Message Beans) e JMX (talvez tenha esquecido alguma outra coisa), o resto da Sun foi lixo. A sorte do Java foi ter uma comunidade forte que supriu o Java de ótimas alternativas como por exemplo Hibernate, Tomcat (que nasceu dentro da Sun), Jetty, JBoss, Lucene, Apache Commons, JUnit e um monte de outras iniciativas.

[]s
Luca

Mas a ideia da Sun era justamente essa: eles trabalhavam na linguagem, VM e plataforma e cada fornecedor desenvolvia suas bibliotecas, componentes, IDEs e servidores de aplicação.

Mais pra frente que ela viu que os desenvolvedores não abraçaram bem a ideia e mudou de estratégia.