Eu fiquei me perguntando. É o seguinte ele insveste pessado na tecnlogia disponibiliza tutorias para aprender e os programas q nós fazemos podemos distrubuir e cobrar sem pagar nenhum tipo de licença de uso. Então o Sun ganha com isso?
Como a Sun ganha $$ com Java?
7 Respostas
Oi
Achilles, a Sun ganha cobrando pelos direitos da marca Java e pelo suporte a toda a tecnologia, como por exemplo, para desenvolver aplicativos J2EE que usem servidores de aplicação da Sun, tu tem que pagar…
T+
Olá,
esta questão é difícil de responder até para os gerentes de Ti mais experientes.
Você pode ver o comentário sobre a Sun do Joel, um cara conhecido no ramo de gerência de projetos de Software:
http://brazil.joelonsoftware.com/Articles/StrategyLetterV.html
Na minha opinião, os lucros que a Sun obtem com o Java, são lucros indiretos, semelhanta ao lucro obtido com Software Livre. Por exemplo, quantas máquinas Sun vc vê diariamente? Eu imagino que sejam bem poucas, no entanto a marca Sun é extremamente conhecida no nosso ramo.
Se você ler o artigo do Joel, vai ver que a Sun não obtem apenas lucro com o Java. Lembre-se que há poucos meses a Sun esteve prestes a se desvincular do Java (pelo menos foi o q saiu na imprenssa). Ou seja, pode ser que seja apenas um diversão de algum milionário, para incomodar a MS. Legal né? Eu não tenho nada contra a MS, mas particularmente me agrada muito a idéia de trabalhar com algo que realmante abala uma empresa como a MS.
a Sun eh uma empresa q vende hardware… com Java, a Sun esta acabando com a principal vantagem do ruwindows (q eh ter a maioria dos softwares voltados apenas para o ruwindows), e promovendo o linux, entaum as pessoas usar um sistema operacional gratuito, e consequentemente poderam gastar mais com hardware…
sem falar q a Sun n gosta da M$, entaum pra Sun ver a M$ falir jah valeria a pena…
nao tenho certeza se em bem isso… mas eh por ai…
Putz,
Não tenhamos dúvidas que a Sun ganha e ganha uma boa grana com Java, como o meus amigos já citaram eles ganham em vários produtos e ramos complementares ou seja:
- Produtos para suporte a J2EE (Como o Frank disse);
- As certificações;
- E sem dúvidas o principal - PUBLICIDADE!!! Muita publicidade!
Ah! Tem outra coisa, a Sun e Microsoft não se batem… Qual é a melhor forma de quebra a M$? Java - Grátis, .Net $$$.
É uma forma muito esperta de ganhar mercado, dá com uma mão e leva na outra (Claro que sem sacanagem…)!
Até,
Ricardo Serra
www.open.org.br
www.portaljava.com
Putz,Não tenhamos dúvidas que a Sun ganha e ganha uma boa grana com Java, como o meus amigos já citaram eles ganham em vários produtos e ramos complementares ou seja:
- As certificações;
Ah! Tem outra coisa, a Sun e Microsoft não se batem… Qual é a melhor forma de quebra a M$? Java - Grátis, .Net $$$.
É uma forma muito esperta de ganhar mercado, dá com uma mão e leva na outra (Claro que sem sacanagem…)!
Até,
Ricardo Serra
www.open.org.br
www.portaljava.com
só um detalhe .NET é grátis tb. não tenho nada contra a M$ (quer dizer, um pouco) mas vc pode baixar o framwork e cemeçar a desenvolver para .NET a custo zero. Eu sei disso pq tenhos amigos q trabalham com .NET.
Eu atualmente trabalho com .Net e estamos migrando tudo para J2EE (Graças à Deus).
O Framework .Net é gratuito, mas é inviável desenvolver sem o Visual Studio .Net em empresas em que a produtividade é pragmática. O Visual Studio .Net é caríssimo!!!
A estratégia da Microsoft é falsa em disponibilizar um framework gratuito mas cobrando pela ferramenta CASE, a qual é fundamental hoje em dia em um mercado competitivo. Ou seja, ela dá com uma mão e tira com as duas!
Ainda bem que Java tem umas IDEs gratuitas!!!
Abraços
Bruno Paz[/code][/quote]
Putz,Não tenhamos dúvidas que a Sun ganha e ganha uma boa grana com Java, como o meus amigos já citaram eles ganham em vários produtos e ramos complementares ou seja:
- As certificações;
Até,
Ricardo Serra
www.open.org.br
www.portaljava.comsó um detalhe .NET é grátis tb. não tenho nada contra a M$ (quer dizer, um pouco) mas vc pode baixar o framwork e cemeçar a desenvolver para .NET a custo zero. Eu sei disso pq tenhos amigos q trabalham com .NET.
O dot net eh gratuito sim… mas a plataforma que ele roda não… e diga-se de passagem eh bem cara!
:roll: