Como abrir um arquivo jasper ireport em aplicação java

4 respostas
Kiko1

Boa tarde galera,

Criei um relatório no Ireport e gostaria que ao clicar no menu relatório da minha aplicação, chamasse o arquivo Clientes.jasper que eu criei com o Ireport, o problema é como faço isso, segui todos os tutoriais que encontrei na internet mas nenhum me ajudo…se alguém souber e puder me ajudar ficarei grato.

PS: meu Ireport tem conexão com o banco de dados

Desculpe se estou postando no lugar errado

Abraço

4 Respostas

JMARQ

Kiko, seria interessante você postar o código que chamar o relatório para que possamos dar uma analisada. Porém, eu crio um classe com métodos para chamar meus relatórios.

Assim:

public class Relatorio() throws Exception{

private Connection conexao;

public Relatorio(){
      try{
         this.conexao = Conexao.getConnection();//Realiza a conexão com o banco
      }catch(Exception ex){
         throw new Exception("Erro na conexão: "+ex.getMessage());
      }
   }

public void exibirRelatorio() throws SQLException{

String arquivo = System.getProperty("user.dir") + "/Caminho do arquivo/Nome do arquivo.jasper"; //Colocar o caminho do arquivo e o nome do relatório desejado .jasper
   JasperPrint jp = JasperFillManager.fillReport(arquivo, conexao);
   JasperViewer.viewReport(jp, false);

if(!conexao.isClosed()){
      conexao.close();
   }
   }//fim do método
}//fim da classe

Após é só instanciar um objeto desta classe e caso seja um botão ou menu, invocar o ActionPerformed e por dentro.

Qualquer coisa posta ai teu código. Valeu!!!

Kiko1

Olá JMARQ

Fiz o código como você passou, mas a linha 16 (JasperPrint jp = JasperFillManager.fillReport(arquivo, conexao); ) está dando erro devido a meu import de connection, uso o com.jdbc, porque está dando esse erro, terei que usar outra forma de conexão ou posso contornar esse erro, se sim, como faço?

Obrigado

Kiko1

JMARQ, aqui está meu código, ele abre o jasperviewver mas n aparece nada pra ser visualizado

String arquivo = System.getProperty("user.dir") + "C:/Users/Wallace/Desktop/Wallace/Kartodromo/src/kartodromo/Clientes.jasper"; //Colocar o caminho do arquivo e o nome do relatório desejado .jasper
       JasperPrint jp = null;
            try {

jp = JasperFillManager.fillReport(arquivo, null);
            } catch (JRException ex) {
                Logger.getLogger(TEntrada.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex);
            }
       JasperViewer.viewReport(jp, false);
JMARQ

Kiko, como você disse que mostrou a jasperviewer e não aparece nada para visualizar, então o erro pode estar dentro do iReport ou na instrução SQL que não está retornando nenhum valor, você está usando algum parametro para buscar as informações? Caso seja sim, o código que chama o relatório terá que passar um parametro também.

Qualquer coisa manda as ordens.

Criado 9 de outubro de 2011
Ultima resposta 10 de out. de 2011
Respostas 4
Participantes 2