Como acessar arquivos no servidor através de um applet?

Olá pessoal. Sou novo na linguagem.

É possível fazer com que o applet baixe um arquivo do servidor e o trate no browser do cliente?
Alguém poderia me dar umas dicas de como fazer isso?

Preciso disso pois tenho diversos arquivos texto em um banco de dados antigo, e eu preciso agora fazer um upgrade na aplicação.
Pensei em fazer um applet que baixe o arquivo e o execute dentro da sua “sandbox”.
Esse applet deverá executar diversos tratamentos no arquivo para exibí-lo de forma mais amigável, mas os dados não deversão ser alterados.

Obrigado!

Por questões de segurança a classe Applet de java possui políticas que impedem o programador de acessar determinadas funcionalidades do sistema. Portanto, você não vai conseguir fazer isso com um Applet.

Solução? Acho que se você criar um applet e nele conseguir fazer uma conexão rmi com o seu servidor, aí sim as coisas ficariam mais fáceis. Não te dou certeza se é possível isso, pq nunca tentei, mas um Applet com um cliente RMI dentro não deve ter problema, e se tiver, o RMI tem um arquivo onde você configura suas políticas de segurança. Então no teu servidor, vc deve deixar um server RMI rodando pra que seu applet o acesse e faça o que vc quer.

Abraço!