Como acessar banco de dados SQL Server 2005?

10 respostas
C

Como acessar banco de dados SQL Server 2005?

Bom dia!

Criei um banco de dados simples no SQL Server 2005.
Como acessar este banco de dados que está na mesma máquina, mas em diretórios diferentes?

Grato.

Cláudio.

10 Respostas

F

A conexao é assim, mas vc tem que ter o drver jdbc, eu nao utilizo o drive da microsoft, e sim um da jtds que esta anéxo!

public class ConfiguracaoDAO {

public void carregaDados() {
        Connection con = null;
        ResultSet rs = null;
        try {
            Class.forName("net.sourceforge.jtds.jdbc.Driver");
            con = DriverManager.getConnection("jdbc:jtds:sqlserver://localhost:1433/banco", "sa", "senha");
            rs = con.createStatement().executeQuery("select * from tabela");
            if (rs.next()) {

}
        } catch (Exception ex) {
            ex.printStackTrace();
        }finally{
            try {
                rs.close();
                con.close();
            } catch (SQLException ex) {
                Logger.getLogger(ConfiguracaoDAO.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex);
            }
        }
    }
}

Outra coisa vc deve entrar no “SQL Server Configuration Manager”, habilitar o protocolo TCP/IP, na propriedade do TCP/IP, aba endereços IP, vc deve colocar a porta 1433, caso nao tenha nada, a habilitar o ip que vc quiser ter acesso.

C

Mesmo estando o programa e o banco de dados no mesmo diretório, sendo executado no mesmo diretório, é necessário habilitar o IP?

F

ClaudioA:
Mesmo estando o programa e o banco de dados no mesmo diretório, sendo executado no mesmo diretório, é necessário habilitar o IP?

Sim, pelos testes que eu fiz, só consegui habilitando o IP…

C

O driver JTDS não está sendo localizado. Onde deverão ficar os arquivos? E quais arquivos? Deve ser instalado ou apenas o executável?

Grato.

C

Ficou ilegível. Poderia repetir como habilitar o protocolo TCP/IP.

Como colocar parâmetros no DriverManager.getConnection?
Servidor: PARTICUL-791FFA
Banco de Dados: dbpe01.dbo.tbpe01
User name: PARTICUL-791FFA\helena
Login: não tem
Senha: não tem

F

Vc deve fazer a habilitação no SQl Server Configuratin Manager, conforme imagem anexo!

Que tipo de parametro vc quer passar para o get Conection, esta é a url que vc deve passar

DriverManager.getConnection(“jdbc:jtds:sqlserver://localhost:1433/banco”, “sa”, “senha”);

C

É justamente neste ponto que tenho dúvida. Como montar a URL.
Você montou a URL DriverManager.getConnection(“jdbc:jtds:sqlserver://localhost:1433/banco”, “sa”, “senha”);

Se eu copiar e colar a URL que você montou vai funcionar ou terei que mudar alguma coisa?
Mudar o que?
Como?

F

Vamos lá: “jdbc:jtds:sqlserver://localhost:1433/banco”, “sa”, “senha”

"jdbc:jtds:sqlserver:// até aqui vc nao muda nada

localhost: se o banco esta local deixa assim, caso contrario muda para o ip da maquina onde esta o bando,

1433 está é a porta padrão do SQL Server

/banco é o nome do meu bando de dados ai vc coloca o nome do seu

depois

as é o meu usuario do banco

senha e minha senha do banco

agora acho que resolve seu problema…

I

Obrigado, estava tendo dificuldades para fazer conexão com o sqlserver 2005, vou refazer os meus exercícios… !!!

Valeu

I

Olá, bom estou estudando Java e como disse estava tendo dificuldades com conexão sql server. Bom primeiramente gostaria de perguntar, ONDE EU COLOCO O DRIVER? No netbeans na minha aplicação onde eu coloco o driver? Eu estou fazendo a conexão a partir de um servlet, isso pode causar problemas, porque eu não consigo conectar ao banco. Fiz as configurações que vocês sugeriram, mas ainda não consegui. Li algo sobre colocar o driver no tomcat, isso é necessário?

Obrigado desde já

Criado 1 de abril de 2009
Ultima resposta 15 de dez. de 2009
Respostas 10
Participantes 3