Como acessar um banco de dados rodando com uma aplicação em Java pela internet usano a mesma aplicaç

5 respostas
renatormendes

Pessoall,

Gostaria de uma ajuda,se for possível :shock:: Estou desenvolvendo um prpograma em Java usando o JCreator :lol: para montar a parte de código e o VCafé Expert :stuck_out_tongue: para montar a parte gráfica. Esta aplicaçãoira rodar em várias máquinas que irão acessar um banco de dados em um servidor central dentro da rede. A minha dúvida é a seguinte: como posso, em uma rede local, acessar esse banco de dados e, como posso acessar esse banco da minha casa, pela internet? Lembrando que o sistema desenvolvido será o mesmo e ele identificará a rede se é local ou não.

Caso hja alguma alma caridosa disposta a me ajudar, peço apenas que me passem códigos de como realizar as conexões já que a conexão do banco eu já tenho pronta e as janelas do sistema também.

Desde já agradeço a todos pela atenção dispensada a este!!!

5 Respostas

luciano2

Nas duas formas a conexão é igual usando jdbc.

A diferença é que para acessar de sua casa você vai precisar de ip fixo ou algum sistema que simule isso.

Você pode usar o ip fixo de sua empresa e redirecionar solicitações de determinada porta para a sua maquina servidor de banco.

Quanto a conexão siga este tutorial:

http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=7

Se tiver duvidas posta aqui novamente

E

De qualquer maneira, não se aconselha acessar um banco de dados pela Internet a menos que:

• você se conecte à empresa usando uma VPN - é bastante complicado você proteger o banco e sua empresa se esse banco estiver diretamente disponível na Internet.
    Uma vez você estabelecendo uma conexão à empresa usando uma VPN, você pode verificar se o desempenho da aplicação ficou só um pouco ruim ou então muito ruim. Normalmente é isso que ocorre quando se tenta acessar um banco de dados diretamente pela Internet, ou via VPN.
luciano2

entanglement:
De qualquer maneira, não se aconselha acessar um banco de dados pela Internet a menos que:

• você se conecte à empresa usando uma VPN - é bastante complicado você proteger o banco e sua empresa se esse banco estiver diretamente disponível na Internet.

Isso vai depender do modelo de segurança.

Eu pessoalmente acho que se o sistema tem que estar disponível fora da sua empresa seria melhor criar um sistema web. O custo não seria tão alto. Você não ia precisar instalar o software em todos os clientes.

renatormendes

luciano@@:
Nas duas formas a conexão é igual usando jdbc.

A diferença é que para acessar de sua casa você vai precisar de ip fixo ou algum sistema que simule isso.

Você pode usar o ip fixo de sua empresa e redirecionar solicitações de determinada porta para a sua maquina servidor de banco.

Quanto a conexão siga este tutorial:

http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=7

Se tiver duvidas posta aqui novamente

Por acaso vc tem algum exemplo, mesmo que curto,para que eu possa iniciar esta programação?

luciano2

Exemplo de que? da configuração do servidor ou da conexão com o banco?

A conexão com o banco via jdbc o tutorial ensina a fazer.

De qualquer forma como o colega entanglement disse não é aconselhave disponibilizar o banco na internet, a não ser que seu esquema de segurança te dê garantias que será impossivel alguem conseguir acessar o banco.

Se sua aplicação vai dar acesso a pessoas fora da empresa seria mais facil você criar uma aplicação web.

Criado 2 de junho de 2010
Ultima resposta 7 de jun. de 2010
Respostas 5
Participantes 3