Como acessar um banco de dados rodando com uma aplicação em Java pela internet usano a mesma aplicaç

Pessoall,

Gostaria de uma ajuda,se for possível :shock:: Estou desenvolvendo um prpograma em Java usando o JCreator :lol: para montar a parte de código e o VCafé Expert :stuck_out_tongue: para montar a parte gráfica. Esta aplicaçãoira rodar em várias máquinas que irão acessar um banco de dados em um servidor central dentro da rede. A minha dúvida é a seguinte: como posso, em uma rede local, acessar esse banco de dados e, como posso acessar esse banco da minha casa, pela internet? Lembrando que o sistema desenvolvido será o mesmo e ele identificará a rede se é local ou não.

Caso hja alguma alma caridosa disposta a me ajudar, peço apenas que me passem códigos de como realizar as conexões já que a conexão do banco eu já tenho pronta e as janelas do sistema também.

Desde já agradeço a todos pela atenção dispensada a este!!!

Nas duas formas a conexão é igual usando jdbc.

A diferença é que para acessar de sua casa você vai precisar de ip fixo ou algum sistema que simule isso.

Você pode usar o ip fixo de sua empresa e redirecionar solicitações de determinada porta para a sua maquina servidor de banco.

Quanto a conexão siga este tutorial:

http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=7

Se tiver duvidas posta aqui novamente

De qualquer maneira, não se aconselha acessar um banco de dados pela Internet a menos que:

  • você se conecte à empresa usando uma VPN - é bastante complicado você proteger o banco e sua empresa se esse banco estiver diretamente disponível na Internet.
    Uma vez você estabelecendo uma conexão à empresa usando uma VPN, você pode verificar se o desempenho da aplicação ficou só um pouco ruim ou então muito ruim. Normalmente é isso que ocorre quando se tenta acessar um banco de dados diretamente pela Internet, ou via VPN.

[quote=entanglement]De qualquer maneira, não se aconselha acessar um banco de dados pela Internet a menos que:

  • você se conecte à empresa usando uma VPN - é bastante complicado você proteger o banco e sua empresa se esse banco estiver diretamente disponível na Internet.
    [/quote]

Isso vai depender do modelo de segurança.

Eu pessoalmente acho que se o sistema tem que estar disponível fora da sua empresa seria melhor criar um sistema web. O custo não seria tão alto. Você não ia precisar instalar o software em todos os clientes.

[quote=luciano@@]Nas duas formas a conexão é igual usando jdbc.

A diferença é que para acessar de sua casa você vai precisar de ip fixo ou algum sistema que simule isso.

Você pode usar o ip fixo de sua empresa e redirecionar solicitações de determinada porta para a sua maquina servidor de banco.

Quanto a conexão siga este tutorial:

http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=7

Se tiver duvidas posta aqui novamente[/quote]

Por acaso vc tem algum exemplo, mesmo que curto,para que eu possa iniciar esta programação?

Exemplo de que? da configuração do servidor ou da conexão com o banco?

A conexão com o banco via jdbc o tutorial ensina a fazer.

De qualquer forma como o colega entanglement disse não é aconselhave disponibilizar o banco na internet, a não ser que seu esquema de segurança te dê garantias que será impossivel alguem conseguir acessar o banco.

Se sua aplicação vai dar acesso a pessoas fora da empresa seria mais facil você criar uma aplicação web.