Pessoal.
Eu sou muito leigo em java mas eu queria adicionar uma nova api. Alguém conhece um tutorial que ensina a fazer passo a passo?
Pessoal.
Eu sou muito leigo em java mas eu queria adicionar uma nova api. Alguém conhece um tutorial que ensina a fazer passo a passo?
Você quer dizer “quero poder acessar uma API que está disponível em uma biblioteca a partir de minha IDE (Eclipse, NetBeans, JBuilder etc.)”?
Eu baixei uma api e quero agregar ao meu aplicativo.
Segue o link falando dessa api:
http://www.imasters.com.br/artigo/1795/java/graficos_de_pizza_3d
Uai, siga as instruções do artigo. São bastante claras.
Basicamente, o que você precisa é colocar o(s) arquivo(s) JAR necessários no classpath. No próprio link postado por você mostra como fazer isso tanto no Windows quanto no Linux.
Onde fica esse arquivo classpath?
O artigo só pede para mudar ele mas eu não tenho a mínima idéia de onde ele está.
CLASSPATH é uma variável de ambiente que você deve setar com os locais onde estão as classes necessárias para rodar sua aplicação.
Se você estiver utilizando linha de comando no Windows, basta dar um set CLASSPATH=.;caminho_completo_para_o_arquivo_jar1.jar;caminho_completo_para_o_arquivo_jar2.jar
O ponto logo após o sinal de igual é para que o próprio diretório (onde está a classe que contém o método main) possa ser encontrado. No caso de arquivos JAR deve ser indicado o próprio arquivo e não um diretório (como é com classes soltas).
Caso você esteja usando uma boa IDE como Eclipse ou NetBeans, tudo fica mais fácil.
Classpath, o que é e pra que serve: http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.108.1.guj
Caso você esteja usando uma boa IDE como Eclipse ou NetBeans, tudo fica mais fácil.
Se tiver jeito de fazer isso através do NetBeans eu acho até melhor.
Não uso NetBeans, não sei como é. No Eclipse, basta um Alt+Shift+O.
No caso específico do NetBeans, clique com o botão direito sobre seu projeto, escolha no menu a opção Properties, selecione “Libraries”, clique Add Jar/Folder, e escolha seu arquivo .jar que implementa a API. Selecione todos os .jar necessários (que devem ficar em uma lista “Compile-Time Libraries”) e clique OK.
Putz, viajei… respondi como se fosse para automatizar os imports… confundi os tópicos…