Já procurei em diversos posts sobre o h:message, mas ainda não consegui algum que me diga onde alterar a mensagem que é mostrada na tela caso ocorra algum erro de conversão.
No meu caso eu tenho um h:inputText que assim que o usuário digita um código eu faço uma chamada Ajax e carrega automaticamente todos os dados referente ao código, porém se o usuário digitar um ‘w’ por exemplo, eu gostaria de mostrar a mensagem dizendo para digitar um número. Atualmente a mensagem mostrada é:
j_id53:j_id54:cdAgencia: ‘w’ is not a number. Example: 99
Cara ele já esta usando validadores…a pergunta é como mudar as mensagens default do JSF…
roland
Cara o esquema é cabeludo!
Olha só: no teu projeto cria um pacote chamado br.com.algumacoisa.bundle ou alguma coisa parecido,
como tu achares melhor. Dentro deste pacote crie um arquivo Properties com o nome de Mensagens, ou seja, Mensagens.properties.
No teu IDE em libraries expanda o arquivo JAR chamado jsf-impl.jar.
Vai até o pacote javax.faces e expanda este nó. Abra com um duplo clique o arquivo Messages.properties. Copia todo o conteúdo e cole no arquivo Mensagens.properties que tu
acabaste de criar.
Então é um abraço. Tu pode traduzir ele por inteiro, ou apenas as mensagens que tu necessita na aplicação.
Ah! Depois de traduzidas as mensagens tu precisa referenciar o caminho do Messages.properties que
acabaste de criar. Para isso abre o faces-config.xml e adicione o caminho assim:
Então é um abraço. Tu pode traduzir ele por inteiro, ou apenas as mensagens que tu necessita na aplicação.
Ah! Depois de traduzidas as mensagens tu precisa referenciar o caminho do Messages.properties que
acabaste de criar. Para isso abre o faces-config.xml e adicione o caminho assim: