Bom pessoal eu quero aprender java o quanto antes pois quero começar logo com o meu projeto de jogo para androide e iphone, bom se puderem me dar icas de como aprender mais rápido eu agradeceria, mas claro não é aprender de qualquer jeito é aprender bem a ser um bom programador! Pois eu garanto que tenho capacidade para ser um dos melhores 
Como aprender mais rápido?
42 Respostas
Primeiro, pra i-Phone você tem que estudar ObjectiveC (e acho que HTML5 tambem funciona).
Uma boa pedida é o “Java Use a Cabeça” e os cursos da Caelum… mas nao tem segredo, é estudar e treinar muito! na minha opinião nao tem caminho “mais rapido” na verdade você se esfroça mais!
Boa sorte cara! se precisar, posta ae haha
A melhor forma de aprender, é estar motivado. Se vc ta doido pra programar um jogo, caia logo de cara, erre e aprenda…
Mas antes é preciso ter pelo menos uma nocao de OO, saber como aplicar e se preocupar em ter uma arquitetura limpa e bem definida: o que é isso, cada classe com sua funcao, nao misturar as coisas, deixar o menos desaclopado possivel
A melhor forma de eu ter aprendido J2ME na epoca, foi por causa do meu TCC, tive que correr atras, e aprendi na vontade de aprender e na cobranca das entregas tb 
se eu soubesse como aprender mais rápido a uma hora dessas eu ja estaria rico… :roll:
Tudo depende da tua capacidade de assimilar informações e de colocar as mesmas em prática.
Não existe uma fórmula mágica, chá, combinado de algo que faça o cérebro trabalhar em um ritmo mais frenético e mais capacitado.
Sair fazendo é muito mais errado, você acaba se deparando com dificuldades e pode até perder a vontade.
Prefira ler, fazer exercícios e sair da mesmice.
A forma mais rapida de se aprender algo é metendo a cara e tentando fazer um programa.
Dizem que tem um comprimido aí que vc toma e o cérebro fica a mil…
Esses tempos uma guria do trabalho tava procurando isso aí pra se dar bem na faculdade…
:lol:
Gabriel,
O que posso te dizer é o seguinte: planeje-se e seja determinado.
Se você quer ser programador e trabalhar com informática vai precisar sempre aprender. O tempo todo surgem novas linguagens e tecnologias.
Se puder fazer cursos, faculdade, etc., escolha bem e vá em frente.
Se preferir ser autodidata, procure materiais bons, livros, apostilas, tutoriais, etc. - e vá em frente. Procure também materiais com os quais você se identifique, para motivar mais.
Tome cuidado para não queimar etapas.
Vai aprender mais rápido se tiver mais determinação, se planejar bem e se dedicar.
Isso aí, boa sorte.
Você já começo errado…
mas vamos lá
Tudo tem seu tempo…
Quer aprender corra atrás, leia, programe… Esse é seu tempo de aprendizado depende só de vc
Att
Como autodidata, você tem que ter disciplina. Ponha uma meta de estudo diária e semanal, e certifique-se de cumpri-la.
Agora, mais rápido do que ser auto-didata é ter um professor.
Além dele impor uma certa disciplina, ele pode orientar seu estudo, responder duas dúvidas pontuais e perceber seus erros de entendimento. Sem falar que ele provavelmente terá dicas de melhores práticas, por já ter experiência.
Nesse caso, é uma boa procurar um bom curso (graduação ou especialização).
Outra coisa. Não sei se você já é graduado. Mas o aprendizado de informática fica muito mais rápido e eficiente se você tiver uma base sólida em computação. Se não for, faça um curso de ciência da computação, e aprenda antes computação, antes de sair estudando linguagens e bibliotecas.
Você era aquele rapaz de 13 ou 14 anos que estava pedindo umas dicas para escrever um jogo, não?
Dica: não quer ver se o Unity faz o que você quer? Um jogo muito bobo mas muito viciante (“A monster ate my homework”), que pode ser baixado em http://itunes.apple.com/us/app/a-monster-ate-my-homework/id403505094?mt=8 , usa o Unity.
Uma coisa chata e que você precisa entender um pouco não exatamente de programação, mas de física, para escrever um joguinho desses.
Se não me engano, o Unity toma conta da física para você, mas você precisa pelo menos ler uns livrinhos de física (mecânica|) do segundo grau para poder entender alguns conceitos (Não precisa aprender as fórmulas, só entender os conceitos).
Se quiser fazer jogos 2D, há boas alternativas além da Unity (que é 3D):
http://www.cocos2d-x.org/
http://www.rpgmakerweb.com/
http://flixel.org/
http://www.scirra.com/
Dê uma olhada também em:
Concordo com o Vini. Se você tiver uma boa orientação vai aprender muito mais rápido. Além de ter uma boa base, que vai te ajudar com novas tecnologias que você encontrar.
Como a área tem sempre muita novidade, você acaba lendo muita coisa por conta própria. Mas fica muito mais fácil se você já tiver os conceitos mais básicos sobre os assuntos.
Por isso é importante fazer faculdade, cursos, especialização sempre que possível.
Concordo com o Vini. Se você tiver uma boa orientação vai aprender muito mais rápido. Além de ter uma boa base, que vai te ajudar com novas tecnologias que você encontrar.
Como a área tem sempre muita novidade, você acaba lendo muita coisa por conta própria. Mas fica muito mais fácil se você já tiver os conceitos mais básicos sobre os assuntos.
Por isso é importante fazer faculdade, cursos, especialização sempre que possível.
Discordo. Esses cursinhos por ai não ensinam nada. Na verdade o lema “quem sabe faz, quem não sabe, ensina” nunca foi tão verdadeiro nessa nossa área.
Sem falar o dinheiro que vai economizar.
O negócio é ter foco e definir metas mais realísticas. Pode começar reconhecendo por exemplo que vc precisa conhecimentos bastante diversos pra criar um jogo, ainda mais em duas plataformas!
Discordo. Esses cursinhos por ai não ensinam nada. Na verdade o lema “quem sabe faz, quem não sabe, ensina” nunca foi tão verdadeiro nessa nossa área.Sem falar o dinheiro que vai economizar.
O negócio é ter foco e definir metas mais realísticas. Pode começar reconhecendo por exemplo que vc precisa conhecimentos bastante diversos pra criar um jogo, ainda mais em duas plataformas!
E quem foi que falou de cursinhos? Estava falando de cursos feitos por faculdades sérias.
Estou falando de bons cursos, como eu disse é preciso escolher bem.
Eu pessoalmente já estudei bastante coisa por conta própria, mas se faltar conceitos básicos a gente não sai do lugar. Acho importante uma boa faculdade, e de vez em quando uma especialização para a pessoa se atualizar.
Falei sobre planejamento e perseverança principalmente pela minha experiência em estudar para concursos públicos na área de informática. Neste caso há um conteúdo que precisamos cobrir nos estudos, e um tempo limitado. Então é preciso selecionar bem o que vamos estudar e ser persistente. Um curso preparatório pode ajudar, mas nem sempre há tempo ou um bom curso preparatório disponível.
Por isso é importante fazer faculdade, cursos, especialização sempre que possível.Discordo. Esses cursinhos por ai não ensinam nada. Na verdade o lema “quem sabe faz, quem não sabe, ensina” nunca foi tão verdadeiro nessa nossa área.
Sem falar o dinheiro que vai economizar.
Nunca li uma bobeira maior que essa…
Não pense que se vc aprendeu sozinho e teve um amigo que se ferrou fazendo curso, que isso vai ser assim no resto do mundo…

tem o phonegap: http://phonegap.com/ nele vc usa javascript e html com isto vc pode desenvolver para ambas as plataformas, ele tem acesso nativo com uma biblioteca javascript, porem é bastante limitado e nem tudo funciona para todas as plataformas, por exemplo ler e enviar sms eu não vi nenhuma função que faça isso nele. Porem o código é aberto e da pra vc implementar na mão essas funcionalidades funcionalidades…
Nunca li uma bobeira maior que essa…Não pense que se vc aprendeu sozinho e teve um amigo que se ferrou fazendo curso, que isso vai ser assim no resto do mundo…
Quem é você pra dizer como eu devo pensar?
ok valeu :), ei pessoal ai sem brigas se uma pessoa entrar em um curso ruim e ela tiver persistência, a mesma que uma pessoa tem para estudar sozinha(como eu faço pois sou menor de idade) com certeza ela vai aprender nem que seja o básico no curso, eu acho que o que importa é a pessoa, se ela quer aprender ou não XD
Concordo com Hermanoz, eu estou há um ano e meio em um curso superior de informática em uma faculdade de respeito aqui na minha cidade e o feedback que eu tenho pra vcs é: de uma sala de quase trinta alunos, sendo que começou com mais de cinquenta, apenas uns quatro sabem programar agora, o resto é um bando de gente morosa, que não tem compromisso com a faculdade nem com a vida profissional, afinal na facul já estamos construindo nossa carreira, mas antes eu tivesse ido assistir as aulas como ouvinte, pegado dicas com professores sobre o que estava em alta atualmente e me preparado em casa através do meu computador, sozinho, porque 80% do que eu aprendi sobre informática e programação foi sozinho, em casa, através de livros e usando uma IDE express(Visual Studio) ou free(Netbeans, Eclipse), meu forte é Java e DOT.NET, a maioria dos livros já tem um estudo de caso(um projeto) no final que ele implementa passo a passo para exercitar, isso já é muito valido vcs não fazem ideia, a gente aprendi muito e monta portfólio. Outra coisa, a internet está repleta de matérial em pdf pra estudar e foruns de discurção como o GUJ que é um forúm fantástico, repleto de artigos incríveis. Faculdades são caras, na verdade você chega a pagar 40k ou 50k por um pedaço de papel e chega no mercado só sabendo fazer um loop, mais vale se formar num curso a distância, eu já percebi que o computador e a internet são ferramentas incriveis de difusão de conhecimento, eu sonho com uma faculdade pública completamente a distância aqui no Brasil, que possui ferramentas de simulação para praticar. Hoje, podemos ministrar uma aula de Belém pra alguém em Florianópolis em tempo real, tirando dúvidas. Será que ninguém encherga que somos nós que colocamos barreiras para a educação? O velho modelo condicionado a ambientes físicos já está ultrapassado. Uma estratégia simples: você vai numa faculdade e começa a assistir as aulas de programação, o professor não vai ti expulsar da sala por vc não ser aluno, pelo contrario ele quer ter pessoas prestando atenção no que ele tem a ensinar pq ele é educador e tem amor ao conhecimento, a faculdade tbm ñ tem o controle de quem é aluno ou não, vc pode fazer até na publica, pega orientação do que tem que estudar(Java e DOT.NET já resolve muita coisa), se prepara, tira certificação e não cobre menos que 2k para trabalhar com informática, pq vc vai ter jogado no lixo as horas que se dedicou. Eu faço poucas cadeiras para pagar mais barato e mesmo assim sou um dos melhores programadores do meu curso, passo horas em casa todos os dias estudando, já consegui um estágio e está começando o assédio de outras empresas por mim, prentendo me formar na modalidade a distância que é bem melhor, gosto de estratégia, veja só: gasto duas horas e meia pra ir e voltar da faculdade incluindo café e banho, se passar a fazer a distância vou economizar duas horas por dia, sem contar o dinheiro. Quero ir além da informática e desser pra eletrônica e no futuro trabalhar com microcontroladores, pesquisa no google o nível de complexidade disso depois, se vou conseguir ou não: só depende de mim. A Microsoft e a Oracle tem programas de certificação, custa em media uns 300 reais cada e te dá uma visibilidade enorme. Última dica: aprenda a debugar, a depurar o código, vc vai intender muito mais com isso, é uma das principais atividades de um desenvolvedor.
Lucas, a primeira coisa que eu te digo é a aprender escrever, tem erros grosseiros para alguém de “curso superior”.
A segunda, é que eu vejo que tu não faz a menor ideia da diferença de Computação e Informática. Eu faço Bacharelado em Ciência da Computação, acha que o foco do curso na universidade em que sou acadêmico (afinal, cada universidade pode ter um foco) é ensinar os seus acadêmicos a desenvolver um software ? Isso e somente isso ? É simplesmente formar acadêmico que saiba desenvolver muito bem em uma linguagem, é isso que pensa ?
Se eu quisesse isso, iria procurar um curso especializado. Colega, se tua faculdade é fraca, ao menos no teu curso, vai de ti torna-la mais forte e isso depende exclusivamente de você. Não gosto de cursos online, aprendo muito mais estando presente em sala trocando ideia com meus colegas, debatendo, discutindo e etc do que por intermédio de máquinas, em uma sala virtual. Não se diz “não cobre menos de R$2.000,00”. Você quer se formar, saber somente como se instância um objeto, pegar a vaga de um Analista e sair ganhando quanto, R$5.000,00 ?
Não vou me estender mais.
Gabriel, dedicação, determinação e esforço são essenciais para qualquer área. Tenha foco e se puder pagar por bons cursos, faça isso. Só antes, busque referência do curso/escola/professores em que pretende fazer, é sempre bom ter uma ideia da qualidade do que é ensinado. Certo ?
De resto, é vivência, experiência que só a vida vai lhe trazer.
Abraços.
nel, continuo tendo minhas convicções e agradeço bastante seu post, dessa forma poderei refletir a cerca do que eu penso. Confeço que não tenho um treinamento muito grande ainda em português, mais na internet isso não tem tanta importância, é comunicação de internet, agora pense só nisso, nós estamos distantes e vc trocou sua opnião comigo, isso anula um dos seus argumentos, sei que 2k não é o muito, tenho ambições profissionais maiores e academicas principalmente. Sei que computação é diferente de informática e existe muito mais coisa do que desenvolver software, mas eu gosto mais de desenvolver software, certo? Quando eu for pra uma faculdade pública numa segunda graduação, vou me dedicar o máximo possível, e não sou aluno universitário, não gosto de títulos, curso um curso superior, mas não sou melhor que ninguém, só mais esforçado, o que é algo que todos podem ser tbm se quiserem, se discordar posta ai, vou gostar de ouvir uma outra opnião.
No Vale do Cilício “Isso e somente isso” vai contar muito.
E dá um desconto por favor, meus erros de português não são tão grosseiros, vai?
“Confeço” e “opnião” não são erros grosseiros ?
Nos comunicarmos por aqui não anula minha opinião. O que eu entendi é que você disse que aula em sala é algo ultrapassado, é disso que discordo. Se estivéssemos conversando pessoalmente, seria mais fácil a compreensão do contexto e etc, entende isso ?
Não falei em ter treinamento em português, isso vem desde a época de colégio e com leitura. Na internet não conta ? Ok, sabe algo que muitas empresas pedem na entrevista ? Redação. Se você não tiver uma excelente carga de experiência profissional, só de escrever uma redação ruim ou com muitos erros de português, estando no seu CV que é graduando ou graduado em algum curso superior (inclui ai técnico) há grandes chances de ser automaticamente excluído da seleção. Sei que aqui é um fórum e não quero perder o foco do post, mas já fica como dica.
Dedicação é fundamental e não a perca. Estude, leia, seja determinado, são essas atitudes que vão lhe tornar um profissional com um diferencial positivo em comparação aos outros. No “Vale do Cilício” estão exigindo mestrandos, doutorandos e graduados desse porte para cargos do alto escalão. E já adianta que quem é técnico, por exemplo, não pode cursar um mestrado. Não é porque eu faço Bacharel que sou melhor que alguém, por favor, não quis dizer isso nunca !!! Trabalho com técnicos, que devido a sua vivência, me colocam “no chinelo”.
Boa sorte em sua caminhada profissional colega.
Isso é uma pegadinha (uma casca de banana) que o Nel deixou para você escorregar. Ha ha ha
Cilício, se você não faltou àquelas aulas com o pastor ou padre de sua preferência, é uma outra coisa - http://pt.wikipedia.org/wiki/Cilício
![]()
E de fato o que você (Lucas) falou tem muito sentido, principalmente se você tem de trabalhar o dia inteiro, estudar à noite, mora longe dos grandes centros e não teve oportunidade de ter uma educação escolar de qualidade.
Isso é uma pegadinha (uma casca de banana) que o Nel deixou para você escorregar. Ha ha ha
Cilício, se você não faltou àquelas aulas com o pastor ou padre de sua preferência, é uma outra coisa - http://pt.wikipedia.org/wiki/Cilício
![]()
rsrs…Vale do silício.
Sim, concordo . Eu só acho que ele não entendeu que eu quis dizer que meu ponto de vista, que isso fique bem claro, é que aulas ministradas em sala “física” são melhores. Todavia, o caso citado acima a educação a distância é “uma mão na roda”.
Acho que o Brasil poderia queimar uma etapa no desenvolvimento (assim como a África passou diretamente da idade da pedra para a dos celulares, sem passar pela telefonia fixa).
Acho que todo mundo poderia ter acesso à educação pública à distância, e que você não precisasse de frequentar uma universidade pública federal ou estadual para poder ter educação gratuita de qualidade.
É claro que há só um pequeno probleminha - o acesso universal à banda larga também é algo que não foi feito e é relativamente fácil e barato de fazer; e isso iria fazer com que todos pudessem, por exemplo, ter educação tecnológica de qualidade em qualquer lugar do Brasil. Mas vamos ver…
Acho que o Brasil poderia queimar uma etapa no desenvolvimento (assim como a África passou diretamente da idade da pedra para a dos celulares, sem passar pela telefonia fixa).
Acho que todo mundo poderia ter acesso à educação pública à distância, e que você não precisasse de frequentar uma universidade pública federal ou estadual para poder ter educação gratuita de qualidade.
É claro que há só um pequeno probleminha - o acesso universal à banda larga também é algo que não foi feito e é relativamente fácil e barato de fazer; e isso iria fazer com que todos pudessem, por exemplo, ter educação tecnológica de qualidade em qualquer lugar do Brasil. Mas vamos ver…
É verdade entanglement. Infelizmente, temos um investimento muito baixo na educação nesse país. Teríamos um país muito melhor desenvolvido se houvesse esse fator, esperamos que em um futuro não tão longe, isso torne-se uma realidade.
Uma coisa é fato. Você pode ter a melhor faculdade do mundo, e os melhores professores do mundo, mas isso ainda é 50%.
A outra metade é o aluno. E muitos não fazem sua parte.
Uma coisa é fato. Você pode ter a melhor faculdade do mundo, e os melhores professores do mundo, mas isso ainda é 50%.
A outra metade é o aluno. E muitos não fazem sua parte.
Posso dizer, como acadêmico, que é bem complicado quando temos professores ruins mas que exigem muito do aluno. Quando exigem bastante mas também lecionam muito bem, acho justo, mas exigem muito e ensinam pouco, o aluno praticamente se torna um autodidata. De qualquer forma, concordo com você Vini. Bons alunos são encontrados em universidades ruins e alunos ruins são encontrados em excelentes universidades.
Sem dedicação, não há professor que faça milagre.
Lembro de poucas regras gramaticais e invisto meu tempo lendo somente acerca de programação, me sinto maravilhado em perceber como tenho capacidade, lógico que com muito esforço, para desenvolver softwares cada vez mais atraentes. Recebo uns cinco emails por dia de oferta de estágio-emprego (estou cadastrado em um grupo), de cada dez oito exigem sólidos conhecimentos em programação, minha região é muito carente de programadores. Dizer que escrever bem em português é algo que vem quase de berço é um exagero da sua parte nel, assim como aprendi o que aprendi sobre programação tbm posso fazer sobre português, é um desejo que eu tenho, mas não é algo que vou fazer no momento. E no que se refere a entrevistas, bem, eu não tive que redigir textos até agora, isso é mais pra quem procura cargos de gerencia que tbm não é meu caso prefiro as linhas de código.
Grato!
Lembro de poucas regras gramaticais e invisto meu tempo lendo somente acerca de programação, me sinto maravilhado em perceber como tenho capacidade, lógico que com muito esforço, para desenvolver softwares cada vez mais atraentes. Recebo uns cinco emails por dia de oferta de estágio-emprego (estou cadastrado em um grupo), de cada dez oito exigem sólidos conhecimentos em programação, minha região é muito carente de programadores. Dizer que escrever bem em português é algo que vem quase de berço é um exagero da sua parte nel, assim como aprendi o que aprendi sobre programação tbm posso fazer sobre português, é um desejo que eu tenho, mas não é algo que vou fazer no momento. E no que se refere a entrevistas, bem, eu não tive que redigir textos até agora, isso é mais pra quem procura cargos de gerencia que tbm não é meu caso prefiro as linhas de código.Grato!
Quanta humildade hein ? Enfim, não disse em nenhum momento que vem de berço, eu disse que é importante que saibamos falar um português correto, independente do cargo que alçamos e área em que atuamos . Não fiz jus a sua capacidade intelectual tendo como base sua escrita, na verdade, nem sequer fiz qualquer tipo de julgamento sobre você. Entenda, foi só um conselho colega, siga-o se quiser, caso contrário, é só ignorar .
Abraços e sucesso.
Então nós dois não estamos conseguindo nos entender, pois eu não estou dizendo que sou extremamente talentoso em programação.
Recebo os emails que todos que estão cadastrados no referido grupo recebem e para se cadastrar não precisa de nenhuma habilidade especial.
Alego que também posso aprender português porque nos dias de hoje enxergo que estudar é bem parecido com malhar, você exercita, exercita e o músculo cresce.
Você lê com paciência e lê novamente e novamente e aprende.
Então nós dois não estamos conseguindo nos entender, pois eu não estou dizendo que sou extremamente talentoso em programação.
Recebo os emails que todos que estão cadastrados no referido grupo recebem e para se cadastrar não precisa de nenhuma habilidade especial.
Lucas, colega, esqueça isso ok ? Nossa conversa não tem relação alguma com o tópico. Bons estudos e sucesso colega.
Abraços.
Lucas, colega, esqueça isso ok ? Nossa conversa não tem relação alguma com o tópico. Bons estudos e sucesso colega.
Abraços.
Você tem razão.
Abraços.
Nos comunicarmos por aqui não anula minha opinião. O que eu entendi é que você disse que aula em sala é algo ultrapassado, é disso que discordo. Se estivéssemos conversando pessoalmente, seria mais fácil a compreensão do contexto e etc, entende isso ?
Esta comparando aula em sala e uma conversa entre amigos?
Nos comunicarmos por aqui não anula minha opinião. O que eu entendi é que você disse que aula em sala é algo ultrapassado, é disso que discordo. Se estivéssemos conversando pessoalmente, seria mais fácil a compreensão do contexto e etc, entende isso ?Esta comparando aula em sala e uma conversa entre amigos?
Lógico, que não. Na sua universidade, os alunos não debatem junto aos colegas de classe e com o professor sobre determinados temas ?
Aulas de engenharia de software, análise e projetos de sistemas, empreendedorismo, algoritmo (melhores formas de implementações, padrões…etc) entre outras disciplinas são exemplos claros onde sou acadêmico que há discussões extremamente interessantes entre todos.
nel, continuo tendo minhas convicções e agradeço bastante seu post, dessa forma poderei refletir a cerca do que eu penso. Confeço que não tenho um treinamento muito grande ainda em português, mais na internet isso não tem tanta importância, é comunicação de internet, agora pense só nisso, nós estamos distantes e vc trocou sua opnião comigo, isso anula um dos seus argumentos, sei que 2k não é o muito, tenho ambições profissionais maiores e academicas principalmente. Sei que computação é diferente de informática e existe muito mais coisa do que desenvolver software, mas eu gosto mais de desenvolver software, certo? Quando eu for pra uma faculdade pública numa segunda graduação, vou me dedicar o máximo possível, e não sou aluno universitário, não gosto de títulos, curso um curso superior, mas não sou melhor que ninguém, só mais esforçado, o que é algo que todos podem ser tbm se quiserem, se discordar posta ai, vou gostar de ouvir uma outra opnião.No Vale do Cilício “Isso e somente isso” vai contar muito.
E dá um desconto por favor, meus erros de português não são tão grosseiros, vai?
Me desculpe, são muito grosseiros! Leia mais livros e jornais e menos blogs.
Pense também que a primeira barreira em uma seleção de empregos é a escolha de currículo por um analista de RH. Nesse caso, erros como “confeço” e “Cilício” já te eliminam de cara.
Abraços.
Sera, que não???
Lucas_Soares, para começar não acho que seu português seja assim tão ruim; porem não despreze o fato de que a qualidade de seu português pode interferir diretamente na sua codificação e principalmente na velocidade de seu aprendizado.
Razões para isto:
- Veja o código abaixo, se a pessoa escreve descrição com z, fora outros erros de português que encontrei, imagina a codificação como está? Acredite em mim, ela está bem ruim.
dispositivo.desc as disp, " + // dezcrição do dispositivo
- Pode parecer incrível para você, mas quem escreve / fala precariamente o português não consegue escrever muito bem uma implementação de um algoritmo.
- Escrever um código em qualquer linguagem é similar a uma redação bem feita em todos seus aspectos.
- Ler livros técnicos também melhora o português. Bom pra você rsrsr.
- Quanto melhor o livro sobre codificação menos exemplos codificados irá encontrar e quando encontra são pequenos e soltos.
- Saber bem o português irá fazer com que você entenda lendo menos vezes a mesma coisa.
- Saber bem o português aumenta as chances de aprender outro idioma de forma mais rápida e eficaz. Essa dica ouvi de uma senhora iraniana que dava aula de inglês rsrsrsr.
…
Aprender a fazer um programa qualquer que possa ser executado você provavelmente já aprendeu, agora desenvolver um sistema muda bastante ideia. Para se desenvolver um sistema é necessário muitas coisas alem de uma boa codificação e para aprende-las necessita muito mais tempo. Pense, não adianta escrever um programa incrivelmente perfeito mas que simplesmente não faz exatamente aquilo que o seu usuário quer.
P.S Relaxa e vai estudar rsrsr.
flws
Eu não estou querendo dizer que não seja importante saber português. Veja eu erro muito quando escrevo despreocupadamente, mas eu já atualizei minha planilha de horários com estudo de português. Alem do mais, a grande questão é que faz mais de um ano que eu venho escrevendo muito pouco e naquele primeiro post eu não me preocupei com a maneira como escrevi, entende?
Engraçado que mesmo tendo outros pontos, a discussão entre o nel e o lucas está perfeitamente integrada ao assunto.
Como vocês acham que um autodidata aprende?
Poucos são os que, como alguns raros músicos, aprendem “de ouvido”.
Aliás, nunca vi ninguém aprender a programar apenas olhando, sem ler nada.
Ler e interpretar é fundamental. Já pensaram em como seria desenvolver um software sem ler as especificações, regras de negócios e os diagramas?
Outro ponto que o diálogo “amistoso” entre nossos camaradas levantou e que o ViniGodoy bem salientou é a dedicação.
Se você tem bons professores e uma boa estrutura, 50% do que precisa já existe. Eu seria mais radical e diria que 40% existe, os outros 60 depende só do aluno.
Além do que, se os professores são ruins, é um direito (igual votar) reclamar e fazer com que o sujeito saiba disso. Se a instituição não tomar providências, leve para instâncias mais altas. Deixar quieto, não correr atrás é um erro comum ao brasileiro.
A inclusão digital é algo a se temer, mais que se comemorar.
O mau uso da internet e as possibilidades que se abrem são coisas próximas demais e distantes do ideal puritano e evolutivo. Se mesmo com toda a estrutura de profissionais que cercam a educação tradicional temos absurdos como os que vemos por aí, imagine sem isto.
E, por último, nós temos sim vários problemas com o idioma.
A língua falada e a escrita são distintas, mas a maioria não entende isso. A língua falada é auxiliada por gestos, entonação e uma série de recursos que auxiliam a compreensão.
Já a escrita precisa ser clara. Se não for, o sentido muda por completo. Uma vírgula, um ponto, um sinal gráfico, mudam completamente aquilo que se quer dizer.
Eu creio que é obrigação de qualquer pessoa que chega a um curso superior saber escrever.
Se não sabe, usa a droga de um corretor ortográfico.