Como aprender rails?

8 respostas
Gauss

Me ajudem! :slight_smile:

Eu estou tendo uma dificuldade tremenda em aprender rails, a maioria dos livros o autor desenvolve uma aplicação e não explica praticamente nada do que estão fazendo(já comecei a ler uns 3), talvez faça sentido para o escritor, mas pra mim não faz sentido algum. Eu já entendo ruby o suficiente, o problema está em entender rails mesmo… do jeito que o pessoal fala que é tão bom e produtivo eu estou me sentindo um burro. :lol:

Gostaria de saber se tem algum lugar onde explica bem principalmente usando model e controller, sem usar scaffold e pulando varias partes só pra parecer que fez alguma coisa e que rails é foda, do potencial de rails eu não duvido mas parece que os livros são escritos no modelo “blog em 15min”, pelo amor… o cara do blog em 15min da copy and paste em código pra caramba e só da o parecer que está explicando o que está fazendo, o tal blog em 15min de maneira alguma foi pensado e feito em 15min(eu consigo fazer um em 5min em php do jeito que ele fez haha).

Os autores não ensinam direito como se adiciona algo de um form em um banco de dados pelo rails(eu sei fazer isso em umas 3 linguagens) e tal… é tudo muito superficial, se eu quisesse estudar assim eu não gastaria mais de 100 reais em um livro, eu pegaria um projeto já feito e ficaria na API até aprender.

Obrigado!

8 Respostas

victorcosta

Que livros vc tá lendo?
Eu aprendi pelo Agile Development with Rails (li só uns alguns capítulos) e Beginning Google Maps Applications with Rails (na época queria aprender google maps). Não me lembro de ter dificuldade com esses 2 livros.

Tem um site muito bom com vários vídeo-tutoriais bem variados sobre Rails, mas só sugiro vc assistir eles depois que aprender o básico e souber oq o código no scaffolding está fazendo
http://railscasts.com/episodes?page=19

Tem esse curso online gratuito também, que no meu caso li só as aulas de Ruby, e não Rails
http://www.javapassion.com/rubyonrails/

tnaires

O Head First Rails começa usando scaffold, mas depois ele mostra como se constrói a aplicação sem usar esse recurso. O Rails Guides também é um excelente ponto de partida.

Finalmente, aprender a linguagem Ruby antes de Rails ajudaria muito a entender como as coisas acontecem.

Gauss

tenho os 2 da wrox(o pra iniciante e o professional).

e tb o agile development with rails.

eu ainda nao consegui mandar os dados de um form e salvar em um db.

o head first rails eh bom?

eu ja li o poignant e uns artigos, ja consigo entender o ruby

D

Vou ser bem sincero, acho o Head First legal pra Java. (ponto). Rails é fácil demais perto do Java e bons exemplos, sem querer coçar a orelha esquerda com a mão direita como Head First faz, já é possível do leitor aprender. Como já citaram, tem ótimos livros e um deles, Agile Development with Rails, é o que deseja. Mas não pegue a tradução, embora muito boa, pelo que vi na livraria (o Akita do AkitaOnRails fez a revisão técnica), não ajuda porque está ultrapassado. Mais ainda depois deste final de ano que esperamos o Rails 3.
Mas como também já disseram, aprenda Ruby primeiro, porque ajuda demais. Senão será o mesmo que tentar aprender a criar aplicações web com Java sem saber a linguagem Java.

Gauss

Aeee, consegui criar um scaffold do zero usando model e controller :lol: ! O head first rails é muito bom, os exercícios dele são bem interessantes… eu não conhecia o head first java/rails etc, estudei java pelo da deitel msm…

Agora é só dominar o mundo! :twisted:

D

Gauss:
Aeee, consegui criar um scaffold do zero usando model e controller :lol: ! O head first rails é muito bom, os exercícios dele são bem interessantes… eu não conhecia o head first java/rails etc, estudei java pelo da deitel msm…

Agora é só dominar o mundo! :twisted:

Calma colega, ao chegar no final do livro vc comenta. Fazer scaffold até num tutorial de 1 minuto vc faz. Já pesquisou vídeos sobre Rails? Vai perceber que, de graça na Internet, metade desse livro se encontra numa busca rápida. Na segunda busca, vai ver que matou o conteúdo do livro.

tnaires

Eu tenho o Head First Rails e concordo com o colega. A didática é de fato muito boa mas em termos de conteúdo há fontes bem melhores, como o próprio Rails Guides.

M

Aprender via livros é complicado mesmo, claro que ler um livro te passa algum conhecimento sobre a linguagem utilizada, mas pra mim é tão útil quanto ler um dicionário de uma lingua estranha.

Criado 22 de outubro de 2009
Ultima resposta 24 de out. de 2009
Respostas 8
Participantes 5