Como aprender rapidamente regras de negócio?

Olá amigos.
Sou novo em TI e estou estagiando numa empresa que utiliza a plataforma Java, até ai tudo ok. Porém as regras de negócio da empresa são muito extensos. Alguém saberia dizer um método que facilite o aprendizado e a compreensão das regras de negócio?

Muito obrigado!

Cara, isso é só estudando e vivenciando mesmo. Por exemplo, se você estiver trabalhando no financeiro, aprenda sobre matemática financeira, fluxo de caixa, etc. Alguma noção de contabilidade também é interessante … E mesmo assim, se você tem um processo muito específico na empresa (e geralmente tem) a única coisa a se fazer é se envolver e pedir ajuda aos mais experientes.

1 curtida

Qual o tipo de negócio? (Venda, educação, Logística). É algum setor em específico? (financeiro, contábil…)

1 curtida

Obrigado pela ajuda. Perguntar é um ótimo caminho, porém digamos que meu estoque de perguntas está quase no fim

O tipo de negócio é vendas do ramo alimentício. Oferecemos um sistema de vendas integrado pela web, gera relatórios, faz o monitoramento do delivery e mais muuuitas coisas.

Acabei descobrindo uma boa maneira também. Fui olhando as classes pai e as interfaces, lá estavam as regras mais importantes que herdam para outras classes.

O melhor é ler materiais sobre o ramo do negócio mesmo. Nada relacionado a TI, e sim sobre o negócio. Outra coisa que ajuda também é pensar no lado do cliente, do porque é interessante esse sistema pra ele, porque essas funcionalidades existem, e qual o sentido delas.
Outra coisa que ajuda bastante também é ler as documentações do sistema.
Se possível também, perguntar a algum outro funcionário que trabalhe neste projeto, pedir um overview e tal.

1 curtida