Oi pessoal,
todo mundo sabe que um bom programador sabe (ou se esforça pra saber) mais de uma linguagem de programação. Existe uma linguagem adequada para cada situação e é bom ter domínio sobre elas como um mecânico tem domínio sobre sua caixa de ferramentas. Os iniciantes ficam loucos só de pensar o qual linguagem aprender, quantas aprender, etc…
Comecei a programar em java há uns 3 meses, depois de uma experiência de quase um ano com PHP, e desde que frequento o guj já vi os veteranos falarem de Ruby, Python, Erlang, Scala, Lisp, Scheme, C++, e mais algumas que não me vêem à cabeça agora.
Este ano quero me dedicar exclusivamente ao java e brincar um pouco com c/c++ pra fazer uns trabalhos da faculdade e aprender um pouco sobre algoritmos. Pra aprender eu costumo baixar alguns códigos-fonte que podem me interessar e engolir alguns livros, relendo um capítulo ou outro depois quando precisa.
Li em algum lugar que aprender uma linguagem por ano é recomendável, mas é claro que tem gente que por necessidade aprende muito mais.
E você?
:arrow: Qual foi o máximo de linguagens que você teve que aprender ao mesmo tempo?
:arrow: Qual tática usa pra aprender rápido e ter certeza de que aprendeu direito?
:arrow: Quais linguagens você recomendaria a um iniciante aprender primeiro?