Boa noite
Gostaria de dicas para uma arquitetura da seguinte forma:
Um sistema que irá manipular uma quantidade gigantesca de objetos (milhões) para fazer cálculos e gerar relatório dos cálculos efetuados.
Os cálculos não são intuitivos, exigindo lógica de programação.
Não são bem cálculos simples mas sim análises para verificar se há discrepâncias nos dados que os objetos indicam e o que foi parametrizado. Deve parar se alcançado determinada quantia, comparar diversos índices, seguir várias regras, etc
Então, usando consultas SQL (SUM, COUNT, MAX…) não irá resolver…são cálculos que exigirão uma lógica de programação pesada em cima.
Estava pensando o que seria melhor… serializar esses objetos, armazenando em um arquivo texto e lendo esse arquivo quando fosse efetuado os cálculos, dessa forma estaria cuidando do gerenciamento da memória (para evitar estouro)
Ou recuperá-los de um bd. O problema é que aí haveria lentidão…já que os cálculos exigiriam que eu percorresse registro a registro, recolhesse os dados do objeto, efetuasse os calculos e … próximo registro.
Eu estava pensando também em usar banco orientado a objeto…não sei se supriria esse problema…
Ressaltando: Os milhões de objetos devem ser descartáveis. Não quero armazená-los para depois, são para uso na hora da análise. Depois que eu fizer os cálculos e salvar um detalhamento da análise, eu iria descartar todos quando fosse feita uma nova análise.
Resumindo: Preciso de uma forma simples de manipular milhões de objetos para analisá-los e depois jogá-los fora, da mesma forma como faço com um array de 10 objetos com lógica de programação…