Como arrastar c/ mouse, elementos gráficos desenhados no JPanel?

5 respostas
diogorcarvalho

Ola amigos.

Sou novo aqui no Forum e novo no JavaSE tbm. rsrs.

Trabalho c/ computação gráfica (marquete eletrônica 3D), e quero desenvolver um pequeno aplicativo (bem simples) que desenhe objetos de: linhas, quadrados, círculos, etc em um JPanel, e depois disso quero manipular estes elementos, (algo semelhante ao CorelDRAW, porem o mesmo não me serve pois, com isso, pretendo dar outros fins).
Sei que posso ser um “pouco ambicioso”, rsrs, mas este pequeno projeto eu já realizei com o uso em uma outra linguagem de programação.

Então venho a vocês pedir humildemente alguns conselhos de como devo preceder para tornar realidade minhas ideias.

Sei que devo usar “MouseEvent” e “drag and drop”, mas fora isso, apenas tenho idéias vagas e sem consistência.

Desde já, agradeço de coração.

Cordialmente.

Diogo.

5 Respostas

ViniGodoy

O que você já sabe fazer? Já conhece o Java 2D? Se não conhece, talvez fosse uma boa ler esse artigo:
Uma visão rápida sobre o Java 2D

Já sabe manipular o Swing? Criar uma janela com botões, capturar eventos de mouse, etc?

diogorcarvalho

Bom dia Prf. Vinícius. Tomei a liberdade de pesquisar sobre vc e fiquei surpreso de seu currículo e capacidade. Espero algum dia saber metade que vc sabe :wink:

Bom, sobre meus conhecimentos em relação a API Swing são relativamente básica, porem sei criar JFrame e adicionar componentes nele. Li recentemente “Use a Cabeça Java” e uso a IDE NetBeans 6.8 Beta. Tenho conhecimento básico/intermediário em programação. Conheço os fundamentos de capturar eventos em botões e mouse. Sobre Java2D, todos os dias leio algo na internet e já fiz alguns testes tbm. Obtive grande elucidação em seus tutoriais (o que sou muito agradecido a ti).

Sobre o artigo que me recomendou, li a respeito sobre: (retirado de seu texto) “área de figuras sólidas, teste se um ponto está contido em uma determinada forma, etc.”, acredito que deva ser algo relacionado a isso que preciso estudar para dar vida meus propósito. Certo?

Sem intenção de abusar de sua boa vontade, tu teria algum link que possa esclarecer melhor algo relacionado a isso? Ou devo partir para outro caminho?

Agradeço desde já, desejo-te uma semana iluminada.

ViniGodoy

Oi,

Obrigado pelos comentários.

Dê uma olhada aqui:
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/2d/TOC.html

Veja que o último tópico em “Advanced Topics”, é a opção “Supporting User Interaction”. Na página, tem inclusive um exemplo, de como arrastar um quadrado pela tela.
Tente fazer alguma coisa e posta o código aqui, assim poderei ter uma noção mais clara de que ponto você está, e ajudar mais diretamente.

diogorcarvalho

Bom dia Prf. Vinícius, como vai?

Muito obrigado pelo apoio, estes site´s estão me ajudando muito. Acredito que com este material eu já possa começar a entender da técnicas para realizar o que pretendo.

Vou fazer alguns teste e em seguida mostrarei um código demonstrando o que aprendi sobre o assunto.

Gostaria de te fazer um pedido se me permite. Continue postando em seu site (www.pontov.com.br) novos assunto relacionado a Java2D pra jogos, pois pra mim está sendo de “enorme” valia.

Forte abraço.

Diogo.

ViniGodoy

Sim, a idéia é colocar por lá um post por semana. Esse domingo terá mais um. :slight_smile:

Ok, assim que você postar aí o que tentou fazer, eu analiso aqui e comento.

Criado 9 de novembro de 2009
Ultima resposta 11 de nov. de 2009
Respostas 5
Participantes 2