Como as empresas usam javascript e ajax em aplicações ASP.net?

1 resposta
MauroOliveira

Já trabalho ha mais de 10 anos com Delphi.

Estou em fase de transição, onde ao mesmo tempo estou mudando de desktop para web, e de Delphi para C#.

Já havia postado aqui um tópico semelhante, onde obtive muitos conselhos válidos.

Concentrei o meu foco, tando de estudos, como de certificações, nos itens abaixo:

Minha dúvida agora é mais específica, e se diz respeito ao Ajax e Java Script.

Nas vagas de emprego, os contratantes citam esses dois como um diferencial.

Lá vão as perguntas:

1. É frequênte precisar escrever javascript na mão? As ferramentas do visual studio não atendem aos casos mais complexos?
  2. É frequênte precisar escrever Ajax na mão? As ferramentas como o ajax extensions e control tool kit não atendem aos casos mais complexos?
  3. Chega-se a usar “bibliotecas” como JQuery, em empresas que constumam seguir o “estilo” Microsoft e usar só o visual studio e metodologias afins ?
  4. Em algumas oportunidades, é requisito dar manutenção em legados de ASP puro. Estou descartando essas, pois não me agrada… Seria interessante rever isso ?
  5. Para os experts, além disso tudo, mais alguma dica sobre o que estudar e treinar para concluir a minha “transição de carreira”

Muito obrigado.

Mauro.

1 Resposta

regio.sousa

Amigo,

Bom, trabalho com web já a algum tempo mas especificamente com php e tecnologias voltadas para software livre, porém, também cheguei a trabalhar com tecnologias Microsoft, tipo VB .Net, C#, ASP clássico e etc.

Vou fazer um breve comentário dos seus questionamentos mas baseado na minha experiência:

1. Frequentemente prefiro escrever javascript na mão, mesmo existindo ferramentas que geram código eu acho mais seguro e consequentemente essas ferramentas geram bastante código desnecessário, sem falar que com o surgimento de diversas bibliotecas javascript exemplo: Jquery, acaba ficando muito mais fácil todo o trabalho.

2. Eu uso Jquery para fazer requisições Ajax, eh muito simples, você resolve tudo com poucos caracteres.

3. Até onde eu trabalhei com Visual Studio, estavam implementando uma integração nativa da ferramenta com o Jquery, sem falar que os componentes Ajax do próprio .Net já contemplam as necessidades mais usuais, além de ser todo orientado a “clicar e arrastar”, quase não se precisa escrever código.

4. Conheço empresas grandes que implementam ainda hoje soluções em ASP clássico, lógico, com todo um aparato de outras tecnologias mas acho que o ASP ainda é bem requisitado sim.

5. Acho legal dar uma estuda em assuntos relacionados a padrões na web, tipo, xml, json, ajax, dom, formas de troca de mensagens entre aplicações, webservices etc.

… bom, acho que é isso na minha humilde opinião.

Criado 29 de abril de 2010
Ultima resposta 29 de abr. de 2010
Respostas 1
Participantes 2