Como atacar um sistema seguro

4 respostas
Jadugar

Bom pessoal, o título da a enteder que quero atacar um sistema de forma malígna certo? Mas não é essa a intenção.

Estou desenvolvendo um trabalho para conclusão da minha graduação onde estou tratando da segurança em serviços Web, com foco na especificação WS-Security. Já desenvolvi a pesquisa escrita e agora estou aprendendo a implementação de segurança.

No meu caso estou desenvolvendo 2 serviços (em Java), um que disponibiliza serviços bancários e outro que disponibiliza serviços de uma operadora de cartao de credito e para consumí-los estou desenvolvendo um website de internet banking (ASP.net).

Para demonstrar na prática a pesquisa, vou implementar SSL e WS-Sec nesse cenário.

Ai vem minha pergunta: como posso fazer testes nesse sistema afim de demonstrar a segurança aplicada. Preciso apenas de técnicas de ataque para demonstrar, por exemplo um monitoramento de trafego de mensagens (cliente/servidor) em um ataque passivo ou mesmo tentar acessar seu conteúdo em um ataque ativo.

Desde já agradeço

4 Respostas

Basilio

Não sei se eh esse tipo de ataque q vc quer, mas vc pode tentar o tipo de ataque “homem no meio”, isso no linux eh bem simples de fazer, se for isso msm eh so falar q dou mais explicacoes.

Jadugar

Acredito que esse ataque ai seja passivo ne? Onde o atacante so captura as informações sem alterá-las, correto? Se for me serve sim… esse tipo de ataque ajudaria a demonstrar a necessidade de autenticar as partes que se comunicam.

Qualquer dica é valida.

Basilio

Jadugar:

Acredito que esse ataque ai seja passivo ne? Onde o atacante so captura as informações sem alterá-las, correto? Se for me serve sim… esse tipo de ataque ajudaria a demonstrar a necessidade de autenticar as partes que se comunicam.

Qualquer dica é valida.

Sim, tradicionalmente, mas é possivel alterar as informações também, só que da muito trabalho e é bem dificil. Já so capturar as informações é bem tranquilo. Pra fazer esse tipo de ataque o atacante deve estar na mesma rede q o atacado.
Em um terminal linux digite:

apt-get dsniff wireshark
isso instala os programas q vc ira utilizar.

echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
isso faz o linux retransmitir os pacotes q ele recebe.

arpspoof -t ip_alvo ip_falso
isso diz para o ip_alvo q vc eh o ip falso, o ip_alvo eh a maquina atacada, o ip_falso pode ser o servidor se ele tb estiver na rede ou o gatway da rede.

arpspoof -t ip_falso ip_alvo
isso diz para o gatway ou o servidor q vc eh a maquina atacada, assim vc recebe toda a comunicacao entre a maquina atacada e o servidor(ou o gatway).

feito isso abra o wireshark e analise os pacotes q vc esta recebendo, vc poderá ver as requisicoes e respostas q estao sendo feitas coisa e tal.

espero ter ajudado.

agora

Jadugar

Ajudou sim… muito obrigado. Vou testar quando estiver em casa.

Se alguem tiver mais dicas…

Criado 20 de maio de 2010
Ultima resposta 20 de mai. de 2010
Respostas 4
Participantes 2