Como atualizar manualmente a sessão para que ela não expire?

Olá!

Então pessoal, preciso na minha aplicação web atualizar a sessão manualmente, pois os eventos ajax não o fazem automaticamente (sei la pq). Como posso fazer? É padronizado ou dependente do containner? No caso estou usando o tomcat. Estou tendo problema pois o usuário fica sempre na mesma tela, tudo por ajax, só que expira sempre a sessão no prazo configurado, indiferente dele estar usando ou não a aplicação.

se realmente é preciso isso pode tentar fazer com que antes do tempo expirar ele Start novamente a sessão!

vlw

[quote=UMC]se realmente é preciso isso pode tentar fazer com que antes do tempo expirar ele Start novamente a sessão!

vlw [/quote]

Como assim? Não entendi o que vc quis dizer. O que eu achei foi uma classe do TomCat (não lembro o nome agora, ficou no trabalho meus links) que “pinga” a sessão, mas além de proprietário não descobri como recuperar o objeto desta classe em runtime.

Está falando da tag 30 ?

se retirar ela do web.xml não resolve?

O problema que estou tendo é que a sessão nao expira com 30 minutos de inatividade, ela expira depois de passados 30 minutos, mesmo com uso intenso da aplicação. Não sei pq o framework não atualiza a sessão quando os eventos são em ajax, mas é isto que ocorre. Assim quero, pelo menos como paliativo, atualizar a sessão manualmente quando trato os eventos ajax.

Obs.: ocorre quando fico usando a mesma tela, se fico trocando de tela digitando direto no browser a sessão não expira.

Mas parece que cada containner resolve isto a sua maneira.

Já pensou em fazer uma atualização na página com HTML.

<head> <META HTTP-EQUIV="REFRESH" CONTENT="1;URL= local da atualização "> </head> 

Assim vai fazer uma nova requisição e não perde a sessão

Então, mas no uso de uma unica tela ela não deve dar refresh. Até pq como os beans (uso jsf) estão em request os dados serão perdidos. Está confuso isso, na verdade queria até saber como o framework consegue burlar a atualização da sessão. Eu vi que ele fica “pingando” o server a cada 50seg via ajax, mas faz isso sem atualizar o tempo da sessão.