Como atualizar sem refresh a pagina com os getter e setter

Como que faço para atualizar uma pagina, onde atualize os valores dos getters e setters dela, sem dar um refresh?

Tenho uma aplicaçao onde tem as telas de cadastro, e nelas existem telas de pesquisa para os campos que fazem ligaçao com outras tabelas, como se fosse Cliente e Cidade, uma tela de cadatro do cliente e uma tela de pesquisa da Cidade, porem quando eu volto da minha tela de pesquisa, é alimentado o meu getter e setter do campo de cidade, mas nao aparece para o usuario, ou seja, teria que somente atualziar a pagina, recarregar ela, sem dar um refresh (F5).

Alguém sabe como?
Já tentei usar meta tag, mas o refresh ou é mto lendo ou mto rapido…nao tem como ser em uma aplicaçao isso.

você pode utilizar o Ajax

Algum exemplo? nunca usei ajax!

Se for JSF, vc pode usar rerender.
E com ajax de uma olhada nisso.

Caso você esteja utilizando o jsp puro http://www.java-tips.org/java-ee-tips/enterprise-java-beans/using-ajax-with-java-technology.html

Como que seria usar o rerender?

pois a criaçao dessa tela é totalmente dinamica, ou seja, eu nao faço nada no meu xhtml, somente chamo a tela “#{meuBean.tela}”;

e chamada dessa minha tela de pesquisa é feito por javascript:

function AbreJanela (Janela){ 
	window.open(Janela, "TOP", 
			"toolbar=no,location=no,directories=no,status=no,menubar=no,scrollbars=yes,resizable=yes,copyhistory=no");
}