Bom… a documentação do JAAS e vasta e eu demoraria um pouco para ler e aprender como implementar
Já a Intercepting Filter é um pouco menor… mas nao sei se isso é correto
Bom… vamos a pergunta ! Oque vc usam ou aconselham para autenticar o usario ? tem algum tutorial basico ?
JAAS é muitooo complexo, é inflexível, não sei se realmente ajuda, vc precisa autenticar em muitos lugares ? ou somente na sua aplicação ?
Pq se for só na sua aplicação, e for simples, nem ServletFilter vc precisa pra autenticar, apenas uma action que vai pegar as informações de login do cara e ver se ele pode entrar.
Na java magazine nº 22 saiu um artigo sobre segurança usando realms ! Fazendo com que o servidor de aplicação fosse responsavel por essa tarefa, o que parece fazer muito sentido !
Estou usando esse tipo de autenticação e achei muito melhor que os dois modos que falei anteriormente.
Vcs já usaram esse tipo de autenticação ? é a melhor forma ?
Qual a estratégia que vcs estão utilizando para liberar certas páginas que não podem ser interceptadas pelo filtro de autenticação: exemplo: cadastro.jsp, index.jsp, login.jsp, etc.
[quote=saoj]Qual a estratégia que vcs estão utilizando para liberar certas páginas que não podem ser interceptadas pelo filtro de autenticação: exemplo: cadastro.jsp, index.jsp, login.jsp, etc.
[/quote]
configuração em xml ,das url frees,
Talves nao seja muito flexivel ! Mas esta é a forma descrita na especificação J2EE.
Pra mim… faz muito sentido… deixar que o container faça esse trabalho !
Segue abaixo partes importantes que li no artigo.
1- O J2EE utiliza uma abordagem declarativa para as configurações de segurança, baseada no conceito de roles(papeis). Uma aplicação define um ou mais roles, e depois quais operações podem ser realizadas por cada um desses roles
2- O codigo da aplicação não chama nenhum metodo para validar senha
3- Qaulquer aplicação que utilize os recursos padrão do J2EE para autenticação e controle de acesso irá exigir um deployment(instalação) customizado para o servidor de aplicação adotado
[quote=saoj]Qual a estratégia que vcs estão utilizando para liberar certas páginas que não podem ser interceptadas pelo filtro de autenticação: exemplo: cadastro.jsp, index.jsp, login.jsp, etc.
[/quote]
Com a segurança declarativa, usando realms, basta deixar a pagina fora das regras ! ou seja, somente será necessario autenticação, aquelas que estiverem nas regras… todas as outras paginas não será necessario autenticação
[quote=ronildobraga][quote=saoj]Qual a estratégia que vcs estão utilizando para liberar certas páginas que não podem ser interceptadas pelo filtro de autenticação: exemplo: cadastro.jsp, index.jsp, login.jsp, etc.
[/quote]
Com a segurança declarativa, usando realms, basta deixar a pagina fora das regras ! ou seja, somente será necessario autenticação, aquelas que estiverem nas regras… todas as outras paginas não será necessario autenticação[/quote]
e se vc quiser que o usuário (cliente da aplicação) configure para que um determinado role tenha acesso a determinadas urls ?
[quote=Fabrício Cozer Martins]
e se vc quiser que o usuário (cliente da aplicação) configure para que um determinado role tenha acesso a determinadas urls ? [/quote]
Na verdade o usuario nao teria essa função, quem define as regras de acesso é o desenvolvedor ! Por exemplo… eu definiria uma regra para adiministradores e outra regra para usuarios !
Sendo assim, o cliente poderia cadastrar um usuario e escolher no sistema quais papeis as pessoas deveriam ter !
O problema que eu vejo, é que o usuario(cliente da aplicação) não define papeis de acesso ! O que talvez seja correto… pois esta é uma rotina de responsabilidade do desenvolvedor… pois se tratando de segurança… acho complicado deixar isso para o usuário (cliente da aplicação)
[quote=ronildobraga]
Licuri ! cara… eu nunca vi esse tipo de autenticação… vc poderia explicar em que ocasioes vc usa isso e porque resolveu usar esse procedimento ?
Desde já… obrigado.[/quote]
Eu tenho um tela aonde o usuário vai associar um numero que esta cadastrado na base de dados a um usuário. Mais os usuário que ele informar devem existir… e aqui na empresa nos usamos o Active Directory.
Portanto a ideia que eu tinha é pegar o usuário que o cara digitou e validar no AD… mais até agora não consegui nada…