Como automatizar a criação de código ( java desktop ) com eclipse?

Não sei se aqui é o local mais adequado , mas como trabalho com Eclipse e queria aproveitar o máximo disponível da IDE, vou lançar a questão aqui…

Trabalho criando relatórios (Crystal + java) para uma empresa e uso sempre os mesmos pacotes , mudando apenas a lógica de programação de acordo com o problema.

Para otimizar o tempo , padronizei esses pacotes e hoje em dia, sempre que vou criar um novo relatório preciso criar na munheca meu projeto e seguir alguns passos da receita de bolo…

Gostaria de criar um novo tipo de projeto no eclipse que fizesse de forma automática:

1. criasse os pacotes básicos que uso
  2. criasse a classe principal do meu projeto + helper que uso na minha arquitetura (seria gerada a partir de uma tela que perguntaria o nome do projeto)
  3. fizesse as dependências externas com as classes que fazem parte do meu framework ( minha biblioteca)

Cheguei a olhar o Maven, mas achei um míssil com ogiva nuclear para matar uma mosca…

Alguém poderia dar uma dica de como automatizar isso?

Já considerou criar um plugin pro Eclipse? Pelo que descreveu, um plugin seria a melhor solução…

Pelo que andei lendo será o caminho mesmo :slight_smile:

Vou me aprofundar no assunto.