Pessoal bom dia,estou com um pequeno problema, seguinte sempre programei para empresa(funcionario), nunca vendi softwre,sistema e etc, uma academia perto de onde eu moro onde o dono ja me deu varios descontos quando eu malhava e conheco ele a muito tempo, me pediu para fazer uma sistema de cadastro de aluno para a academia, o sistema é padrão cadastro de aluno ve inadimplênciae e só, futuramente ele quer colocar roleta, entrar só com alguma tipo de autorizacao(digital,cartao magnetico,nada ainda definido),mas o lance de roleta para agora não haverá,só o sistema de cadastramento e verificação de inadimplência, taí o problema não faço a minima ideia de quanto cobrar, não quero abusar tambem no preço,falei com um amigo do meu trabalho e ele falou de como seria um serviço personalizado(unico e exclusivo para o usuario) não poderia ser menos de R$1000,00 , eu to pensando em ver umas ferramentas de pratileira(mas não encontrei nenhuma ainda) para comparar preço,fazer para o valor da minha hora não sei, alguem pode me dar uma sugestão de quanto cobrar, ou de como fazer o calculo, ou então de uma ferramenta que faça isso para eu poder comparar o Preço.
Veja esse link desenvolvido por um aluno de pós no ITA. Ele fez um programa que faz a estimativa horas/homem por pontos de caso de uso. Vc manda uma senha pra ele e ele te devolve a contra-senha pra vc usar o programa. Aí, baseado nas horas que der, vc ve qto cobra a hora…
Eu cobraria R$2.000,00 pela dor de cabeça de pode dar. Se o sistema não for grande e se não estiver desempregado, as vezes não vale a pena fazer, pois dá muita encheção de saco.
E outra coisa, esse negócio de “só um sisteminha” realmente dá uma dor de cabeça grande. Vc deve definir uma linha base, com os requisitos necessários, e os mesmos não podem ser mais alterados. Para alteração, sempre tem que ter uma nova negociação. Caso contrário vc vai ver que não vai acabar nunca e o sisteminha vai crescer cada vez mais.
–klayrocha
bom dor de cabeca eu sei q vai dar sim,pq eu só vou ter fds para trabalhar nisto,e eu trabalho sim respondendo sua pergunta(sei que vai dar dor de cabeça),mas eu já estava achando alto pedir 1000 que dira 2000, você acha que eu posso esta fora da realidade?,lembrando que eu ja sei que essa ferramenta vai crescer, com leitor de digital ou cartao magnetico, mas isso não será implementado agora e nem sei se haverá.
–renzonuccitelli
po isso de “só um sisteminha”,acho q todos nós(desenvolvedores) sabemos dessa armadilha rsrsrs ja sofri muito com isso em empresa, que dirá em vendendo sistema,mas como eu citei acima para o amigo “klayrocha”,eu já sei que possivelmente ele vai crescer futuramente mas para agora ele basicamente é um cadastro simples, falta ainda definir alguns parametros com o cliente,mas ja tivemos um bate papo(bem superficial) sobre ele e por isso que eu sei que não é nada muito cabuloso porem vou perder alguns finais de semana, em vista q só vou te los para desenvolver o sistema.
caro amigo klayrocha analisando aqui e juntando tudo oq vc disse realmente você tem razão,vou ver com ele o que ele esta disposto a pagar e a fazer,realmente pedir menos de 2000 para mim não vale apena em relação ao esforço, a não ser que ele queira que seja inserir e ver aluno,ai tudo bem eu faço barato que vai me tomar pouco tempo,bom acho que já deu para eu exergar agradeco a todos ai pela ajuda mas se alguem quiser expor um opnião vai ser muito bem vinda !!!
Gente, para ter uma ideia, uma professora de inlgês particular cobra aprox. entre 30 e 40 reais a hora ! então 2000 reais não tem que ser entre 50 e 60 hs de trabalho dedicado !!
Se você vai pegar um trabalho e calcula consumir x horas, multiplica esse x valor pelo valor da hora desejada e pronto. Não esquecer de contar as horas desde o analise das necessidades e casos de uso com o dono da empresa, ate a consultorias após feito o programa, formação, ajustes, idas e vindas pra empresa, etc.
O segredo está em calcular a quantidades de horas que irá precisar para fazer o sistema, para alguns tarefa fácil, para outros não tanto.
Outra dica, e fazer sempre um pequeno contrato detalhando as telas, tabelas, caso de uso, e relatorios do sistema, valor, pagamentos, consultorias, etc.
Cara, sei que esse post já passo alguns dias, mas estou no mesmo dilema.
Tenho um amigo que participa de uma sociedade privada e quer fazer um sistema de cadastro de sócios , controle de mensalidades, controle dos valores de eventos/promoções e juntando tudo isso, fazer um livro caixa do que entra e sai nos mês, ele quer tudo integrado.
Dai pergunto quanto cobrar ?
Também trabalho desenvolvendo em uma empresa, mas minha idéia ter uma empresa, e essa é uma oportunidade para começar.
Estava pensando em cobra uns R$2500 mais uns R$ 150 de taxa mensal de manutenção, mas tenho medo de colocar tudo a perder.
Não é fácil isso, mas faz parte do jogo e opiniões de experiências vividas por outros são muito importantes para quem está começando.