Como calcular o exponêncial de um número com EL?

Olá a todos. Creio que minha dúvida seja bem simples… mas não consegui sana-la pesquisando. O que desejo saber é como realizar o calculo exponêncial usando Expression Language (EL)?

Por exemplo, em minha JSP, desejo calcular contas do tipo 10 ^ 3 e etc…

Espero o retorno dos colegas.

Muito obrigado.

Sinceramente, eu sou muito novo em java. E não saberia dizr como fazer isso de forma reduzida assim(10 ^ 3).Mas vou mostrar a forma tosca que eu resolveria, de repente te ajuda:

int exponencial = 3;
int numero=10;

for(int x=0;x<exponencial;x++){
numero *= numero;
}

System.out.print(numero);

Agora pode rir e me chamar de niewba!!

uhauhauahuha

Obrigado pela atenção colega, mas ainda não é isso que eu estava procurando…

PS - Todos começamos pelo “começo”. Aqui tem um jeito um pouco mais simples de fazer isso.

double expo = Math.pow(10, 3); System.out.println("Exponencial: " + expo); //imprime 1000

O que quero mesmo é fazer esse calculo usando Expression Language…

Ta vendo ai!!

Essa não sabia…bom saber!!!

Abraços e brigado!

Na verdade, você quer saber como é que se chama um método estático do Java (como é o caso do Math.pow) em uma expressão JSP-EL, certo?
Dá a impressão que você tem de definir um arquivo TLD com esses métodos.

http://www.coderanch.com/t/293278/JSP/java/pass-value-java-method-EL#1340093

eu faria ${101010}

Mas o problema é que é dinâmico… depende do que o usuário digita. Mais especificamente, é o calculo de juros compostos, cuja fórmula é M = C(1 + i) ^ t.

Ou seja, o expoênte sempre irá variar…

Caro bezier curve, irei dar uma olhada mais cuidadosa em seu link…

Obriado a todos, e continuo no aguardo de mais sujestões…

Ah, então é melhor você criar uma classe mesmo.
Sabe por quê?
É que o cálculo de juros compostos, se a taxa for muito pequena e o expoente for grande, é bastante impreciso se você usar Math.pow, e você precisa usar uma outra fórmula.
Portanto, é melhor você criar uma classe que contenha esses cálculos financeiros (eu sei que você vai acabar precisando de outras fórmulas :frowning: ) para você poder usar via EL. Em algum lugar talvez você ache esses cálculos prontos, e talvez até ache uma classe compatível com EL, quem sabe?