Como calcular o n° de usuários concorrentes de determinado caso de uso de uma aplicação JEE?

Pessoal,
Estou com uma dúvida que é relativamente simples. Gostaria de saber qual é a melhor forma de calcular o número de usuários concorrentes de um determinado caso de uso a partir de uma volumetria mensal.

Por exemplo: Sei que o caso de uso de uma aplicação JEE teve 120 mil acessos de usuários no mês. Qual a melhor forma de transformar isso em usuários únicos concorrentes, levando em consideração o período de pico, que são os dias úteis dentro do horário comercial?

Obrigado.

Abraços

[quote=rizller]Pessoal,
Estou com uma dúvida que é relativamente simples. Gostaria de saber qual é a melhor forma de calcular o número de usuários concorrentes de um determinado caso de uso a partir de uma volumetria mensal.

Por exemplo: Sei que o caso de uso de uma aplicação JEE teve 120 mil acessos de usuários no mês. Qual a melhor forma de transformar isso em usuários únicos concorrentes, levando em consideração o período de pico, que são os dias úteis dentro do horário comercial?
[/quote]

Se você sabe que houveram 120 mil acesso vc sabe contar e ter uma esatistica. Então é apenas o caso de melhorar essas estatistica. Vc precisa encrementar mais os seus dados de entrada, identificando os usuarios de alguma forma que seja unica (ip, ou cookies) e depois associar coisas como o horario de acesso, a data, a localização. Dai vc cria um banco de dados onde vai colocando os acesso e depois vc usa esse banco para criar estatisticas. Não tem mais segredo que isso.

[quote=sergiotaborda][quote=rizller]Pessoal,

[/quote]

Se você sabe que houveram 120 mil acesso vc sabe contar e ter uma esatistica. Então é apenas o caso de melhorar essas estatistica. Vc precisa encrementar mais os seus dados de entrada, identificando os usuarios de alguma forma que seja unica (ip, ou cookies) e depois associar coisas como o horario de acesso, a data, a localização. Dai vc cria um banco de dados onde vai colocando os acesso e depois vc usa esse banco para criar estatisticas. Não tem mais segredo que isso.[/quote]

Pensei em uma formula de calculo simples, pois a estatística não precisa ser 100% precisa, apenas uma média mesmo. Alguém tem alguma sugestão?

[quote=rizller][quote=sergiotaborda][quote=rizller]Pessoal,

[/quote]

Se você sabe que houveram 120 mil acesso vc sabe contar e ter uma esatistica. Então é apenas o caso de melhorar essas estatistica. Vc precisa encrementar mais os seus dados de entrada, identificando os usuarios de alguma forma que seja unica (ip, ou cookies) e depois associar coisas como o horario de acesso, a data, a localização. Dai vc cria um banco de dados onde vai colocando os acesso e depois vc usa esse banco para criar estatisticas. Não tem mais segredo que isso.[/quote]

Pensei em uma formula de calculo simples, pois a estatística não precisa ser 100% precisa, apenas uma média mesmo. Alguém tem alguma sugestão?[/quote]

não tem forma simples. Se vc quer saber quantos usuários estão usando o sistema ao mesmo tempo, vc tem que os contar.

[quote=sergiotaborda][quote=rizller][quote=sergiotaborda][quote=rizller]Pessoal,

[/quote]

Pensei em uma formula de calculo simples, pois a estatística não precisa ser 100% precisa, apenas uma média mesmo. Alguém tem alguma sugestão?[/quote]

não tem forma simples. Se vc quer saber quantos usuários estão usando o sistema ao mesmo tempo, vc tem que os contar. [/quote]

Isso eu sei, mas creio que não seja necessário controlar ips e cookies pra montar uma base de dados com isso, como eu disse, preciso apenas de uma informação aproximada.

O que isso tem a ver com Desenvolvimento Web e com Java ?

Depois que o carissimo entender que precisa de uma estatistica mais rica, ele vai querer saber como obter esses dados em java , mais precisamente num web container :slight_smile:

Hum… saquei.