Como calcular pegando valores de tf e cb?

8 respostas
R

boa tarde pessoal, será que alguém pode me ajudar aeee.

é o seguinte trabalho com o netbeans, e estou desenvolvendo um sistema comercial para mim mesmo
e gostaria de saber com faço para fazer esse calculo…tenho um tf_ValorUn(textfield) que mostra o valor que tenho no banco,
e tenho um cb_margen(comboBox) que tem esses itens 15% - 25% - 30%, e no textField(tf_preçoVenda) quero q mostre
o valor ja calculado de acordo com o que está selecionado na comboBox(tipo: valorUn * selecionado da combobox), para poder jogar no banco de dados…

Espero ter explicado bem…rsrs
valeu galera Desde já Agradesço!!!

8 Respostas

V

Bom, no seu caso, você teria que usar o evento FocusLost (que faz alguma ação quando o cursor sai de um objeto). Tenta o seguinte, abre o evento FocusLost do seu combobox e joga o seu cálculo de porcentágem nele, daí quando o usuário selecionar a porcentagem e ir para outro campo, ele já vai calcular.

Sou novo no GUJ, espero que tenho entendido =)

R

tentei lá mas n cosegui, pois num soube como colocar lá.
como faria pra pegar o valor da Textfield Valor_Un e multiplicaria pelo o que estivesse seleciaonado
Como fasso isso? Através de um if?

Desculpe por minha falta de conhecimento!

V

Sinceramente eu não acho interessante ter um cb(jComboBox) e sim um tf(jTextField), daí facilitaria pois o usuário iria digitar a porcentagem e quando saísse do campo já apareceria o valor calculado.

Seria mais ou menos isso no evento focusLost:

tf_precoVenda.setText() = tf_valorUn.getText() + (tf_valorUn.getText() * (tf_margem / 100)));

Eu fiz meio correndo aqui e não testei, mas não vai fugir muito disso acredito eu.

R

Vou seguir seus conselhos vou colocar tf em vez de cb…e posso colocar esse codigo aí tf tbm?

R

amigo veja o que estou fazendo de errado nesse codigo aíi, num da certo!!

estou tentando pegar o campo “valor” somar com o resultado dele vezes a margem dividida por 100, essa margem foi colocada pelo o usuario, tudo isso desde
que o codigo seja igual ao que está no tf_codigo.

e tudo isso jogar nessa varialvel resultado

String resultado ="select SUM(valor + valor * (margem/100)) from produtos where codigo = '"+tf_codigo.getText()+"'";

con_produtos.executeSQL(resultado);

tf_valorVenda.setText(con_produtos.resultset.getString(resultado));
        } catch (SQLException ex) {
            Logger.getLogger(produtos.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex);
        }
}
fabiocortolan

Como dizia Jack o estripador: “vamos por partes”!

1- “con_produtos.executeSQL” executa um comando SQL e envia o resultado para um ResultSet? Se sim, vc tem certeza q está retornando o resultado da consulta?
2- “con_produtos.resultset”: resultset é uma variável estática?
3- “getString(resultado)” nunca irá funcionar pq vc deve passar o nome ou índice da coluna no resultset.getString() - isso se “resultset” é uma variável do tipo "ResultSet’.

Qualquer coisa, posta o código da classe “con_produtos” p/ gente dar uma olhada nela, talvez dê para melhorar alguma coisa!

Flw…

V

Meu amigo, tenho a sensação que talvez esteja pulando alguns passos, caso não esteja, peço desculpas. Mas me parece que tem algumas partes do seu código sem muita lógica como o comando SQL e a atribuição ao tf_valorVenda sem o uso do operador (=).

Antes de passar para comandos muito complexos e lógicas de difícil compreensão, tente minimizar o máximo a complexidade dos seus códigos, a simplicidade é a alma de tudo.

Só uma dica parceiro =)

R

Valeu galera, obrigado pelas as dicas, más resolvi de outra forma aki…

Criado 22 de março de 2013
Ultima resposta 25 de mar. de 2013
Respostas 8
Participantes 3