Como carregar dados da sessão em JSF

7 respostas
luz.eduardo

Sou iniciante em JSF e estou com dúvidas de como carregar os dados do usuário. O escopo é de sessão. Eu tenho que utilizar listeners ?
Alguém pode me ajudar ? Agradeço…
Eu tenho que atribuir na mão os dados a sessão ou o controller faz issso ?

POJO:

public String executa() throws SQLException {
		genericoDAO user = new genericoDAO(); // Chamo o controlador
		user.getConnection();

if (user.pesquisa(this.login, this.senha) != null) {// Passo o Bean para
			// o DAO persistir
			System.out.println("Achou");
			return "sucesso";
		} else {
			System.out.println("Não Achou");
			return "falhou";
		}

}

DAO para retornar os dados do POJO:

public Usuario pesquisa(String login,String senha) throws SQLException {
		// prepared statement para inserção
		PreparedStatement stmt = con
				.prepareStatement("select id,login,senha from usuario where login = ? and senha = ?");
		// seta os valores
		stmt.setString(1, login);
		stmt.setString(2, senha);

Usuario usuario = null;

ResultSet rs = stmt.executeQuery(); //Busca no banco os dados passados
		if (rs.next()){
			usuario = new Usuario();        //Encontrou no Banco, cria o objeto e retorna para a classe dominio
			usuario.setId(rs.getString("id"));
			usuario.setLogin(rs.getString("login"));			
			usuario.setSenha(rs.getString("senha"));
		}				
		// executa
		stmt.execute();
		stmt.close();

return usuario;
	}

O Login :

<f:view>

<h:form>
		<h:panelGrid title="Login" border="1" columns="2" summary="Teste">
Login<h:inputText id="logLogin" value="#{usuario.login}" required="true" requiredMessage="Campo de preenchimento obrigatório"/>
Senha<h:inputSecret id="logSenha" value="#{usuario.senha}" required="true" requiredMessage="Campo de preenchimento obrigatório"/>

</h:panelGrid>
		<h:commandButton value="Validar" action="#{usuario.executa}"></h:commandButton>

</h:form>
</f:view>

Como carregar os dados de sessão nesta página no outpulal ?

<f:view>
Logado!