Como chamar uma funcao ao clicar num Checkbox em JSP

Olá pessoal, estou precisando de ajuda no seguinte caso: uso Java Server Faces e a4j
Faço o cadastro de quadras, mas como sao muitas o usuario pode cadastrar varias de um vez dolocando os valores Inicial e Final nos inputText das respectivas variaveis. Criei um CheckBox que ao ser clicado faz aparecer a variavel Final (isso quer dizer q o usuario deseja cadastrar varias quadras) caso desmarque indica que quer cadastrar apenas uma quadra (rendered=“true” para Inicial). Meu problema é no tratamento de erro: caso o usuario clique no Check e digite no campo Final algum valor e depois desiste e desmarca o valor deverá desaparecer de dentro do campo Final pq senao mesmo desmarcando o check, se tiver digitado algum valor anteriormente o sistema gravará o intervalo do Inicial ao Final. Entao eu gostaria de saber como criar uma funcao na camada controle e chamar-la na JSP para limpar os campos Inicial e Final qndo clico no checkbox.

Variaveis: quadraInicial e quadraFinal

<h:selectBooleanCheckbox id="opcao" value="#{diversos_CemiterioQuadras.opcao}" onchange="submit()">
     <a4j:support reRender="quadraInicial,quadraFinal" event="onkeyup"/>
</h:selectBooleanCheckbox>
<h:outputText value="- Marque para cadastrar mais de uma quadra"/>

Obrigado!!