Como classificar seu nivel de conhecimento?

3 respostas
Rudy

Aloha pessoas!!!

Faz pouco tempo que estudo programação e comecei aprendendo Java há um ano, hoje além do Java estudo tbm php e C#. Agora começando o segundo ano da faculdade comecei a procurar estágio como programador (Java), mas sempre que vejo a descrição de alguma oportunidade é pedido um nível de conhecimento, por exemplo:

temos uma vaga descrita; empresa tal… Busca estudantes de curso tal… Com conhecimentos básico em Java, ou poderia está intermediário…

Existe algum jeito de classificar e saber qual meu nível de conhecimento na linguagem?

3 Respostas

lelodois

O único meio que eu conheço no mercado de trabalho aq em sampa para classificar seu conhecimento é a famosa… experiência…
Sem ela o profissional é Jr.

Agora conhecimento técnico no java vai mt de frameworks, digo abaixo de uma forma geral o q é mais usado:
Ingles no minimo para leitura,
OO,
Mvc ,
frameworks… jsf, struts,ejb, spring,hibernate, jpa.
banco de dados (oracle, sqlserver),.
Ambiente
ide - eclipse ou netbeans,
web server - tom cat,
application servet - jboss, web logic, entre outros…

Conhecendo a maioria destes caras ai vc ta bem no mercado…
É o q eu acho e oq tenho visto nas vagas de java…
abs

Rudy

E sem ter experiência não é possivel saber seu nivel de conhecimento? Por que assim, nuca trabalhei como programador, mas tenho estudado diariamente por isso queria saber se tem como se auto-avaliar e saber qual seu nivel de conhecimento.

D

Bem… geralmente, quando uma empresa procura um estagiário ela já espera que ele tenha pouca ou nenhuma experiência profissional. Quando uma empresa disponibiliza uma vaga dessas e pede conhecimentos básicos na linguagem, é porque ela espera que o candidato já conheça a linguagem, a sintaxe e conceitos importantes como OO e MVC.

De qualquer forma, a responsabilidade de identificar se os conhecimentos do candidato são satisfatórios ou não, é da empresa. Por isso, penso eu, que o legal é sempre ter um currículo bem escrito e atualizado em mãos para poder enviar sempre que uma vaga boa aparecer! =]

Espero ter ajudado. Até.

Criado 25 de janeiro de 2009
Ultima resposta 26 de jan. de 2009
Respostas 3
Participantes 3