Como classificar seu nivel de conhecimento?

Aloha pessoas!!!

Faz pouco tempo que estudo programação e comecei aprendendo Java há um ano, hoje além do Java estudo tbm php e C#. Agora começando o segundo ano da faculdade comecei a procurar estágio como programador (Java), mas sempre que vejo a descrição de alguma oportunidade é pedido um nível de conhecimento, por exemplo:

temos uma vaga descrita; empresa tal… Busca estudantes de curso tal… Com conhecimentos básico em Java, ou poderia está intermediário…

Existe algum jeito de classificar e saber qual meu nível de conhecimento na linguagem?

O único meio que eu conheço no mercado de trabalho aq em sampa para classificar seu conhecimento é a famosa… experiência…
Sem ela o profissional é Jr.

Agora conhecimento técnico no java vai mt de frameworks, digo abaixo de uma forma geral o q é mais usado:
Ingles no minimo para leitura,
OO,
Mvc ,
frameworks… jsf, struts,ejb, spring,hibernate, jpa.
banco de dados (oracle, sqlserver),.
Ambiente
ide - eclipse ou netbeans,
web server - tom cat,
application servet - jboss, web logic, entre outros…

Conhecendo a maioria destes caras ai vc ta bem no mercado…
É o q eu acho e oq tenho visto nas vagas de java…
abs

E sem ter experiência não é possivel saber seu nivel de conhecimento? Por que assim, nuca trabalhei como programador, mas tenho estudado diariamente por isso queria saber se tem como se auto-avaliar e saber qual seu nivel de conhecimento.

Bem… geralmente, quando uma empresa procura um estagiário ela já espera que ele tenha pouca ou nenhuma experiência profissional. Quando uma empresa disponibiliza uma vaga dessas e pede conhecimentos básicos na linguagem, é porque ela espera que o candidato já conheça a linguagem, a sintaxe e conceitos importantes como OO e MVC.

De qualquer forma, a responsabilidade de identificar se os conhecimentos do candidato são satisfatórios ou não, é da empresa. Por isso, penso eu, que o legal é sempre ter um currículo bem escrito e atualizado em mãos para poder enviar sempre que uma vaga boa aparecer! =]

Espero ter ajudado. Até.