Como colcar Códigos em telas

11 respostas
renatac

Bom dia Galera… Sou iniciante em Java, e para estudo, resolvi montar umas telinhas no netbeans… só que agora, não sei como implementar os códigos… acho que a primeira coisa que preciso é saber qual o código para redimensionar a tela automáticamente quando a pessoa maximiza ou restaura… tipo assim… a minha tela aumentar tb… alguem poderia me ajudar?! Ou se alguem pode me indicar uma apostila on line… ou sei la… para eu conseguir colocar os codigos, para fechar, salvar e etc…

Brigadao!!! Aguardo retorno!!! :wink:

bjos.

11 Respostas

tatianaesc

Oi Renata,

Você está querendo fazer aplicações desktop, certo? Então leia os tutorias de Swing aqui do GUJ. Acredito que vão te ajudar bastante.

[]´s
Tatiana

A

Olá…

Sinceramente, acho que você começou pelo lado errado. Você está desenhando uma casca de algo que não sabe como funciona… faça um HelloWorld primeiro, entenda a linguagem Java, entenda a orientação a objetos, que você não terá a dificuldade que está tendo.

Abraço,

Armando

cassio

Mais uma aprendendo errado… tem um monte de faculdade com professor meia boca que ensina assim, lamentável…

“Abre o NetBeans, cria um projeto com o editor visual, arrasta e solta os componentes…”

Já vi faculdade onde o cara fez o TGI só com as telas, não tinha programação alguma (porque ele não sabia) e ainda tirou nota boa no TGI e concluiu o curso…

renatac, dá uma estudada em Swing e aprende como as coisas funcionam de verdade. Com isso vc será capaz de criar interface gráfica só com linha de comando e qualquer editor de texto… E é bem fácil, sério! Só ter um pouquinho de paciência pra estudar! Seu conhecimento terá base, não será um castelo de cartas… Tem gente que acredita, por falta de informação ou sei lá o que, que GUI só dá pra fazer com recursos de IDEs como o Eclipse, NetBeans, etc…

Isso é praga do Delphi, só pode ser…

ateubh

Renata,
eu trabalho com o Netbeans a algum tempo…
primeiro você deve definir com qual gerenciador de layout você vai trabalhar.
depois deve identificar quais os objetos que podem ser redimensionados sem que distorça a tela.
e por último configurar o gerenciador escolhido clicanco com o botão direito nele e indo na opção custom.
qualquer dúvida, deixe outra mensagem aqui.
:wink:

renatac

Aiiii meu deus…

Gente eu comecei estudando… mas é muito código!!!.. Eu já fiz o Hello world… já fiz algumas programinhas…

Mas nada visual…

Eu já peguei a apostila de swing e fiz todos os exemplos… Mas não consigo montar nada em código… Sei que tem que declarar primeiro as variaveis depois vem os metodos e assim por diante… estou no 2ºsemestre de Ciencia da Computação e nem estou vendo java ainda… Comecei lendo um livrirnhos… mas lerrr é chato!!! Quero aprender praticando… Alguem tem alguma dica!!!

tatianaesc

Olá,

Na minha opinião, a melhor forma de aprender é ir lendo livros/tutoriais e ir fazendo os exemplos junto. Mas ler é fundamental, senão você somente vai copiar o código de algum lugar e não vai entender como funciona…

Sugiro os tutoriais aqui do GUJ e o livro Head First (Use a Cabeça!) Java. Os tutoriais são curtinhos, e o livro é muito divertido de ler. Mas é preciso fazer os exercícios e os exemplos de código pra aprender.

Boa sorte!

[]´s
Tatiana

cassio

renatac:
Aiiii meu deus…

Gente eu comecei estudando… mas é muito código!!!.. Eu já fiz o Hello world… já fiz algumas programinhas…

Mas nada visual…

Eu já peguei a apostila de swing e fiz todos os exemplos… Mas não consigo montar nada em código… Sei que tem que declarar primeiro as variaveis depois vem os metodos e assim por diante… estou no 2ºsemestre de Ciencia da Computação e nem estou vendo java ainda… Comecei lendo um livrirnhos… mas lerrr é chato!!! Quero aprender praticando… Alguem tem alguma dica!!!

Aprender sem ler!? Acho que nem com professor particular…

renatac

Não estou dizendo para aprender sem ler… Estou falando que só lendo e sem praticar é ruim…

Faiter_

Renata da uma estudada nos componentes que compõem as interfaces gráficas no java…
Abaixo vou mostrar um código bem básico para você trabalhar com GUI:

Janela.java

import javax.swing.*;
import java.awt.event.ActionEvent;
import java.awt.event.ActionListener;

public class Janela extends JFrame 
{
	private JLabel jlbTexto;
	private JButton jbtBotao;
	private JTextField jtfCampo;

public Janela()
	{
		instanciar();
		agrupar();
		posicionar();
		configurar();
		associarEvento();
	}

public void instanciar()
	{
		jlbTexto = new JLabel();
		jtfCampo = new JTextField();
		jbtBotao = new JButton();
	}

public void agrupar()
	{
		getContentPane().setLayout(null);
		getContentPane().add(jlbTexto);
		getContentPane().add(jbtBotao);
		getContentPane().add(jtfCampo);
	}

public void posicionar()
	{
		this.setBounds(1,1,300,200);
		jlbTexto.setBounds(50,30,150,20);
		jtfCampo.setBounds(50,55,200,20);
		jbtBotao.setBounds(100,120,100,25);
	}

public void configurar()
	{
		this.setTitle("Minha Janela");
		jlbTexto.setText("O texto digitado");
		jtfCampo.setText("");//para deixar o conteudo do campo em branco
		jbtBotao.setText("Sair");
	}

public void associarEvento()
	{
		jbtBotao.addActionListener(new ActionListener(){
			public void actionPerformed(ActionEvent e){
				System.exit(0);
			}
		});
	}
}

E para chamar a janela:

Teste.java

public class Teste 
{
	public static void main(String arg[])
	{
		Janela x = new Janela();
		x.setVisible(true);
	}
}

Espero ter ajudado!!!
Um grande abraço

renatac

Muitoooo Obrigada Galera… Vou dar uma estudada…

javaAurelio

[b]import javax.swing.*; // importa JFrame e JLabel
import java.awt.Container;

public class MensagemGUI {

public MensagemGUI(String texto) {
JFrame janela = new JFrame("Janela");
Container areaUtil = janela.getContentPane();
 areaUtil.add( new JLabel(texto) );
janela.pack();
janela.setVisible(true);
 }

public static void main(String[] args) {