Como colocar javascript gerado no final da página?

Olá Pessoal,

Estou trabalhando em um sistema com JSF 2 e PrimeFaces, e seguindo as melhores práticas para deixar o carregamento das páginas pelo que vejo é aconselhável deixar os javascripts no final da página.
Os Javascripts que criei ok, já estão no final das páginas, agora minha dúvida é : como configurar o jsf e o primefaces por exemplo para colocar todos os javascripts que eles geram no final das paginas? Pois vejo que vários arquivos .js são criados e adicionados ao topo da página… enfim como posso alterar isso?

Abraços
Daniel.

Por convencao os arquivos *.js sao importados dentro da htg html .
No entando eles podem ser importando tambem no final do arquivo.
Em JSF 2 <h:outputScript /> poderia ser usado.

Sim, e eu utilizo justamente essa tag que voce citou no final do arquivo, o problema é que o primefaces por exemplo, quando uso componentes dele em uma página, é incluído de forma automatica diversos .js do primafaces no , sendo assim gostaria de saber como posso talvez configurar isso, para que todos esses .js por ele criado, sejam incluidos no final da pagina?

E isso não apenas pro Primefaces mas pra outros frameworks de terceiros como RichFaces etc…

Abraços
Daniel.

Desculpe, a nivel de desenvolvedor de aplicacoes, nao eh possivel, a nao ser que seja criado um ‘interceptor’ dentro do framework JSF que gerencie durante ‘run-time’ o output do codigo das paginas web. Bom, boa sorte.

Pessoal,

Me corrijam se estiver errado, mas deixar o javascript no início ou final da página não deixa o carregamento da página mais rápido comparando os dois.

A questão é que se colocar o javascript no final da página ele vai ser executado só após todos os elementos forem carregados. No início da página, pode dar algum erro caso você vá mudar algum elemento sem ele ter sido carregado! (salve a maldição do internet explorer)

Para isso existe o onload no body, ou ainda o .ready do jQuery.

Olá,

Sim tem toda razão, o carregamento total da página será o mesmo, mas a questão é que a diferença entre deixar o javascript no incio ou no fim da página torna perceptível para o usuário, pois demoraria muito mais pra tela rendenizar com todo o javascript no começo da mesma. Se voce deixa no final a página já foi rendenizada, apenas bastando o terminho do carregamento do javascript.

Carol, vejo que essa questão de tunning no JSF é um ponto negativo pro framework, pois infelizmente a unica saida que vejo é a sua resposta mesmo, criando um interceptor, mas isso seria muito ruim pois ficaria dependente de implementação, qualquer jar que eu mudasse caso uma possível migração faria com que possívemente
o interceptor deixasse de funcionar.

Abraços
Daniel.