Como colocar o objeto jcalendar aparecendo no palette do Netbeans

Pessoal, boa tarde.

Baixei o componente jcalendar swing, porem nao sei usa-lo.

Alguem tem uma dica boa de como instala-lo no Netbeans para que o mesmo possa ser usado de forma plug and Play , hehehe…

Serio pessoal, qualquer ajuda e valida, estou tentando fazer uma agenda e acho que vou morrer na praia.

Abracos

Joao nassar

Bem, vamos lá…

Primeiro, vamos criar um library para o JCalendar.

1 - Tools -> Library Manager
2 - New Library
3 - Escolhe um nome, JCalendar por exemplo e escolhe o tipo, deixe Class Libraries mesmo.
4 - Dê ok
5 - Sua lib vai ser criada, agora vc precisa adicionar os .jar dela.
6 - Com ela selecionada, vá a direita, na aba ClassPaths e clique em add jar/folder
7 - No caso da JCalendar vai ser jcalendar-xxx.jar e looks-xxx.jar
8 - elas vão ser adicionadas na lista Library Classpaths
9 - Se vc quiser adicionar o fonte e os docs é só ir nas abas correspondentes, feito isso, clique em OK e o library manager vai fechar

Agora configurando a paleta…
1 - Tools -> Pallete Manager -> Swing/AWT Components
2 - Clique no nó palete ( o nó raiz da árvore)
3 - Clique em New Category
4 - Dê um nome a sua categoria, JCalendar por exemplo.
5 - Clique na categoria criada.
6 - Com ela selecionada, clique em Add From Library (vamos usar a lib que acabamos de criar)
7 - Procute o nome da lib q vc criou no comeco do tópico, o nome era JCalendar, clique em Next
8 - Ele vai fazer uma busca pelos componentes, deixe o rádio Show Marked JavaBeans marcado.
9 - Clique no primeiro componente, e segurando shift clique no último, a lista interia sera selecionada, clique em Next
10 - Escolha a categoria q vc quer q eles sejam adicionados e clique em Finish
11 - O pallete manager vai aparecer, se vc expandir o nó da paleta q vc criou vc vau ver os componetes lá.
12 - Clique em close para fechar o pallete manager.
13 - Pronto, agora seus componentes estão na paleta.

O legal é q como vc criou a paleta baseada numa lib, a mesma será adicionada automaticamente no projeto se vc usar algum componente da mesma.

Se tivesse usado um .jar ao invés de referenciar uma lib, o jar seria adicionado no projeto da mesma forma.

Posta ai se vc conseguiu!

Falow!

David, ficou Show…

Ai da umas dicas de utilizacao do JCalendar…

To fazendo uma agenda e aprendendo ao mesmo tempo…

Minha ideia e quando a pessoa tocar em uma determinada data eu fazer uma consulta em um banco MySQL e voltar com os registros do dia clicado.

O JCalendar tem alguma variavel que eu possa consultar para saber qual o dia esta selecionado ?

Com essa data eu poderia fazer a consulta no Banco de Dados.

Me da umas dicas de utilizacao do JCalendar :wink:

Abracao…

Joao nassar

Que bom que funcionou!

Dá uma olhada na documentação do JCalendar, dependendo do componente que você estiver usando ele deve ter métodos p/ configurar o seu respectivo valor.

Falow!

A dica do David é ótima, mas ainda estou com dificuldades para adicionar na paleta, ele diz que não encontra o bean. Alguém pode me ajudar?

Oi pessoal

eu usei a dica do David e ficou otimo meu sistema

mas alguem sab me dizer como fazr o sistema mostrar as horas???

Muito boa a explicação do David.
Valeu msm pela ajuda ,pois não estava conseguindo add o JCalendar no meu sistema pq não conseguia colocar ele no meu frame ,acho que talvez pq ele bloqueie algumas coisas.
Muito Obrigado pela dica

David, cara, valeu mesmo brother, abraços.

nunca se esqueçam que a paleta do Netbeans eh apenas uma ferramenta, e que pode-se muito bem viver sem ela…
confesso que uso mto ela tbm, mas, as vezes o pessoal fica preso as IDE’s sendo que podemos fazer td da mesma forma no bloco de notas
=]
mto boa a dica!

Ótima explicação, david!

Obrigado. :smiley:

obrigado david… mandou muito bem!

Muito foda, ajudou muito David. Valeu bro!