Como começar a carreira como freelancer?

Eu trabalho como programador aproximadamente 1 ano e meio, sinto uma vontade enorme de ser freelancer, só não sei como começar. Já até me cadastrei no site 99freelas, mas parece tudo novo para mim. Como vocês começaram como freelancer? Vocês acham que compensa? Me conte suas experiências

Sem saber com o que você trabalha fica dificil de definir uma linha pra seguir. Por exemplo, eu acredito que é muito mais fácil um programador web conseguir um freela do que um Assembly.

Se por exemplo, você viu que em alguns freelas do 99 pedem o uso de X tecnologia… talvez você devesse aprender aquele requisito. Assim, quando algo aparecer, você vai conseguir fazer. (;

[]'s

Sou programador web. Me parece que o mercado para freelancer é extremamente corrido, por isso que fico muito na dúvida de como entrar nesse mundo. O que eu percebo é que tenho só as minhas experiências nas empresas, enquanto as outras pessoas tem portfólio e network.

Não tem outro jeito: crie seu portfólio, mostre a que veio. Mostre diferenciais, mostre que você pode agregar e resolver problemas com rapidez e eficiência. Isso fará com que você seja reconhecido pelo valor agregado e não por ser o mais barato.

1 curtida

Na dúvida, conseguir um melhor emprego é mais jogo do que ficar nessa de 99 da TI, onde você vai ter que ficar o tempo todo correndo atrás. Como funcionário você bate o ponto, segue a rotina em conjunto de uma equipe e tem seu salário garantido. Nada impede também de pegar algo pequeno pra saber se a experiência vai ser boa pra você. Não sou dessa nova era “99”, mas quando pego freela é com alguém conhecido sem pressão e vira um complemento.

1 curtida