Como COMEÇAR a desenvolver um aplicativo

20 respostas
fiabani

olá pessoal,
estou iniciando em java e pretendo desenvolver um pequeno sistema de cadastro de clientes em java , com uma bela interface gráfica, etc…

gostaria de alguma dica, sobre como começar meu programa, se crio preimeiro as classes e depois a parte gráfica, se ambos devem ser desenvolvidos em conjunto, etc…

obrigado, t+

20 Respostas

Marky.Vasconcelos

Trabalhe antes na parte que vai pensar(no caso classes)
depois crie como você vai ver oque aconteceu(grafica)

Marlon_Meneses

Bom…
Eu costumo 1º ter em maos o modelo ER do banco. Com ele jah se pode ter uma idea d por onde comecar. Em seguida passo para as classes e depois para a interface grafica.
Pelo menos eh assim q trabalho!
Espero ter ajudado!

Foxlol

Utilize Extreme Programming(XP).

Veja mais em:
http://www.improveit.com.br/xp
http://www.google.com.br

agodinho

Foxlol:
Utilize Extreme Programming(XP).
Perdão, ma vc realmente acha que esse tipo de conselho ajuda quem está começando?

rogeriosantos77

Cara esquece o XP, XP é a origem de todos os males.

Desenhe no papel o que vc quer fazer, quando vc tiver certeza de tudo que vc quer que seu sistema precisa fazer desenhe as classes deposi implemente as classes.
Pesquise sobre design patters, é bom começar com boas práticas.

rodrigus

Desenhe no papel o que vc quer fazer, quando vc tiver certeza de tudo que vc quer que seu sistema precisa fazer desenhe as classes deposi implemente as classes.

Concordo com isso. Não adianta começar um sistema batucando no teclado. Sente e escreva o que seu sistema vai precisar. Sugiro que comece criando o banco de dados. E em seguida as classes.

Luiz_Aguiar

Parece minhas aulas em 1999, banco primeiro, sistema depois… rsrs

Foxlol

Perdão, mas pq não ajudaria?

Foxlol

rogeriosantos77:

Ele não vai deixar de desenhar as classes e depois implementá-las.

Apenas utilizará uma metodologia ágil para desenvolvimento e que vem demonstrando na prática ser superior aos padrões de engenharia de software existentes.

XP é apenas uma metodologia, e gostaria de saber pq vc acha q ela eh um “mal”.

Abraços.

agodinho

Perdão, mas pq não ajudaria?Simplismente pq o cara está começando, não deu pra perceber???

Foxlol

Perdão, mas pq não ajudaria?Simplismente pq o cara está começando, não deu pra perceber???

Eh naum entendo…qual a complexidade da metodologia XP?

Ele disse que está “iniciando em JAVA” naum sei se vc percebeu…XP não foi feito apenas para JAVA.

Creio que devemos aprender com algo que funcione e não com metodologias ultrapassadas.

Andre_Fonseca

Olá,

Do pouco que eu andei vendo sobre XP achei muito legal, mas tem certas coisas que acho ainda um pouco inviáveis na prática, uma delas é ter o cliente presente no desenvolvimento do sistema… pior ainda se o cliente for o responsável por escrever as tais “user stories”

Fico pensando os clientes dizendo: - Eu estou pagando pra vc fazer o sistema, e vc ainda quer que eu diga o que vc precisa fazer???

heheh

:shock:

Luiz_Aguiar

Pessoal, por favor, só forem “discutir” especificamente sobre XP, criem um tópico à parte para não desvirtuar totalmente o foco inicial desse tópico, ok!?
Obrigado!

agodinho

Luiz Aguiar:
Parece minhas aulas em 1999, banco primeiro, sistema depois… rsrs
Concordo, mas pelo menos é mais prático. Pra quem está começando complica muito falar de processo. A palavra chave do tópico - caso não tenham percebido - é COMEÇAR, segudo de desenvolver …

Andre_Fonseca

Também acho que a melhor forma de se começar um sistema é pensar nos dados… tabelas e que tais… não é a toa que se chama sistemas de processamento de dados… hehe

Por exemplo, pra vc fazer um formulário de cadastro de clientes antes de saber o que deve ser exibido para o usuário (view) ou como um cliente deve se comportar (inteligência) vc primeiro vai precisar saber o que um cliente vai ter de dados…

:roll:

gomesrod

Uma dúvida: vejo vários profissionais - inclusive eu:!: - que começam seus sistemas pelo banco de dados. No entanto, li em algum lugar que isso é o sinal de que o sistema está sendo pensado de maneira “procedural”. Ou seja, deveriamos começar pelo design das classes. Alguém sabe o porque disso? Qual ponto de vista está correto? Ou como conciliar os dois?

G

hehehhe, eu faço o contrario do que vcs estão falando
é claro que antes de tudo vc tem que ter tudo em mente, ou desenhado em um papel, ou um desenho de tudo, más eu prefiro fazer a parte gráfica primeiro.
pq fica mais fácil de implementar os códigos depois
e para fazer os testes eu acho mais simples.

Thiago_Senna

Considerando que a intenção é começar a desenvolver um sistema em Java, minha dica seria: Vá em uma livraria e procure por algum livro que tenha como objetivo ensinar alguma tecnologia (ou um conjunto delas) e que tenha como um objetivo comum desenvolver um sisteminha do zero, aplicando os conceitos aprendidos no próprio sisteminha de exemplo. Depois que você tiver estudado todo o livro e terminado o sisteminha de exemplo, faça o seu próprio sistema. :wink:

Eduardo_Bregaida

fiabani:
olá pessoal,
estou iniciando em java e pretendo desenvolver um pequeno sistema de cadastro de clientes em java , com uma bela interface gráfica, etc…

gostaria de alguma dica, sobre como começar meu programa, se crio preimeiro as classes e depois a parte gráfica, se ambos devem ser desenvolvidos em conjunto, etc…

obrigado, t+

Primeiro, vai ser Web ou Desktop?

Depois estudar Java e nao Frameworks.
Qdo tiver manjando, dai sim soca os frameworks :smiley:

fiabani

Primeiro, vai ser Web ou Desktop?

Depois estudar Java e nao Frameworks.
Qdo tiver manjando, dai sim soca os frameworks

Cara, não entendi mto bem. devo primeiro manjar bem de Java em si p/ depois desenvolver fremeworks?

A aplicação é Desktop.

Já trabalho a bastante tempo com projetos web(PHP), e crio alguns mini-aplicativos em Java(modo texto) para fins de estudo. O meu medo é desenvolver um programa legal em modo texto e quando chegar na hora de colocar isso em janelas, ter q mudar grande parte do projeto.

desculpe se me expressei mal, mas valew pela dica.

Criado 7 de agosto de 2007
Ultima resposta 8 de ago. de 2007
Respostas 20
Participantes 13