Como eu faço pra começar a programar em Assembly? E fóra isso, como funciona? Eu queria aprender Assembly pra poder programar pra qualquer tipo de coisa, seja criar um S.O de celular, seja criar um S.O de computador ou até fazer um aparelho diferente funcionar. Mas não faço a mínima idéia por onde começar, pelo que estou vendo tem que programar pra x-tipo de processador, eu quero saber qual é o Assembly universal, que sirva pra qualquer coisa.
Cara, acredito que se você se concentrar em aprender C (não estou falando de C++ ou C#) você obteria o mesmo resultado didático (aprender a desenvolver um SO por exemplo) e também poderia obter retorno comercial (existem boas vagas para desenvolvedores C em baixo nível).
E acredito que a arquitetura do seu hardware, notadamente do processador seja crucial para o início do projeto, veja que disse arquitetura do hardware e não tipo do processador.
o linux eu acho que é escrito em c,acho que se você focar nesse tipo de aplicação,você consegue fazer um sistema operacional sim,logico que do zero
eu acho meio dificil,por isso recomendo quando você estiver estudando dar uma olhada em alguma distro do linux com codigo aberto e ver como ela funciona…
Assembly é uma linguagem de nível baixíssimo.
Geralmente se usa Assembly pra programar microcontroladores e microprocessadores, dispositivos de memória e processamento muito limitado.
Dá pra programar em C também, o que te abstrai muito da complexidade do Assembly, e te dá muito mais produtividade.
Outro fato é que por ser tão baixo nível, não existe um “Assembly Universal”. Se usa Assembly justamente por se encaixar com a maioria dos processadores, independente da arquitetura empregada.
Agora o que pode ser feito é um compilador para o dispositivo que você está programando. Aí você pode programar em C++, por exemplo, compilando este código para um Assembly compatível com ele…
Cara, esse ano estou vendo Assembly na faculdade;
É uma coisa de outro mundo para mim que, até agora, só programei com linguagens orientadas a objetos (Java e C#);
Estou vendo o assembly em si para processador 8088 e 8086, mas para usar no DEBUG do DOS, para ver o funcionamento dos registradores internos da CPU e tudo mais;
Não sei se compensa muito aprender assembly, é uma linguagem legal que te da total controle da CPU, é usada por harckers e crackers é realmente é muito interessante, mas depende para que você quer usa-la e se houver outra alternativa para isso, use a outra alternativa rsrs.