Como começar a Programar Java, posso ir direto para Java Web?

Olá, galera. Já fiz algumas aplicações java, principalmente na faculdade, mas estou afim de entrar de cabeça agora.
Porém estou com dúvidas. Posso começar a programar em Java Web direto (já tendo base teorica e prática), ou devo começar com programinhas desktop para aprimorar meus conhecimentos?

Olá Dani_Pinheiro,

Pelo que entendi você já conhece a linguagem Java, então não vejo problemas já estudar para WEB.

Entendo, e espero que se estiver errado os outros me corrijam, mas o desenvolvimento para desktop seriam outras APIs, e o que você estaria aprimorando em desenvolver para desktop não seria diferente ao desenvolver para WEB que é o seu objetivo.

Vale lembrar que pra estudar java para web, somente os conhecimentos do java (mesmo que básicos) não são suficiente, precisa-se ter noções do protocolo http, html, de como se relaciona o aplicativo cliente-servidor, pois no final tudo vira html no navegador.

Estudar css e javascript também são altamente recomendados (para codificação no lado cliente/navegador).

Quanto ao que o scrat falou sobre API’s para desktop, na verdade o essencial para se desenvolver desktop encontra-se na API padrão (vem junto com a JDK) quse se chama interface swing.

Há outras API’s para se desenvolver claro, mas o básico o java já tem.

Fica algumas dicas se quiser programar para web.