Olá, galera. Já fiz algumas aplicações java, principalmente na faculdade, mas estou afim de entrar de cabeça agora.
Porém estou com dúvidas. Posso começar a programar em Java Web direto (já tendo base teorica e prática), ou devo começar com programinhas desktop para aprimorar meus conhecimentos?
Olá Dani_Pinheiro,
Pelo que entendi você já conhece a linguagem Java, então não vejo problemas já estudar para WEB.
Entendo, e espero que se estiver errado os outros me corrijam, mas o desenvolvimento para desktop seriam outras APIs, e o que você estaria aprimorando em desenvolver para desktop não seria diferente ao desenvolver para WEB que é o seu objetivo.
Vale lembrar que pra estudar java para web, somente os conhecimentos do java (mesmo que básicos) não são suficiente, precisa-se ter noções do protocolo http, html, de como se relaciona o aplicativo cliente-servidor, pois no final tudo vira html no navegador.
Estudar css e javascript também são altamente recomendados (para codificação no lado cliente/navegador).
Quanto ao que o scrat falou sobre API’s para desktop, na verdade o essencial para se desenvolver desktop encontra-se na API padrão (vem junto com a JDK) quse se chama interface swing.
Há outras API’s para se desenvolver claro, mas o básico o java já tem.
Fica algumas dicas se quiser programar para web.