Como começar a Trabalhar com o Flex e Java?

ola pessoal , mais umas vez estou aqui pedido ajuda para vocês, eu vi um artigo muito legal sobre a Utilização do Flex com o Java para fazer RIAs, eu achei muito legal e gostaria de aprender , e trabalhar com essa tecnologia. mais eu ainda tenho alguns duvidas com relação ao Flex . No caso ele e uma linguagem ou uma API, e como faço para instalar ele, e integrar ele a ao eclipse, outra coisa tem como trabalhar com ele no netbeans, se alguém tiver um tutorial explicando como fazer a instalação e também apostilas, de como começar a trabalhar com Flex e o java , poder me passar o link eu ficaria muito grato.

desde já muito obrigado a todos…

kra, procure no mundo obscuro da internet os dvd’s do Neri Neitzke…ele ensina desde a configuração do flex ateh a integração com o java…vale a pena!

Você não precisa recorrer à pirataria para aprender… Tem um série de tutoriais no meu blog.
Acho que você ainda consegue usá-los tranquilamente com as versões atuais do NetBeans e do Flex Builder.

Começa aqui: http://davidbuzatto.wordpress.com/2010/07/30/flex-e-java-parte-1-configurando-o-netbeans/

[]'s

Flex ja era… estude HTML5 ao inves de flex

véi, num fala isso HASUASHusahuashuashusauhsaHUsaUH

taco lenha na fogueira hueheueh, vai ser interessante acompanhar agora, rs

Eu era um “entusiasta Flex” digamos assim…depois que vi JSF…larguei mão…
O código-fonte feito em JSF fica bem mais padronizado. Quando você vai comunicar Java com Flex tem de ser fazer uma série de adaptações tecnológicas ( para não dizer “gambiarra”…kkk).

[quote=davidbuzatto]Você não precisa recorrer à pirataria para aprender… Tem um série de tutoriais no meu blog.
Acho que você ainda consegue usá-los tranquilamente com as versões atuais do NetBeans e do Flex Builder.

Começa aqui: http://davidbuzatto.wordpress.com/2010/07/30/flex-e-java-parte-1-configurando-o-netbeans/

[]'s[/quote]

valeu davidbuzatto, eu to vendo o tutorial aqui , e ate agora esta dando tudo certo, mais agora eu fiquei com mais uma duvida, segundo o igor_ks , e mais interessante usar HTML5, então o Flex ja esta ultrapassado, se este for o caso , qual e a melhor opção para fazer RIAs com o Java , e o HTML5, permite trabalhar no com o Java igual ao Flex ?

desde ja muito abrigado pela ajuda de vocês …

kra, não preciso de nenhuma gambiarra pra fazer a conexão do flex com o java…vc criando uma classe service no java, e usando o remoting-config corretamente, não há necessidade de se usar uma gambiarra…tah certo…JSF tbm eh legal e talz…mas flex ajuda mto pra qdo se precisa!

Se comparado com JSF é gambiarra sim senhor. simplesmente fazer a ligação flex e java não é gambiarra, aliás, é relativamente fácil…mas quando o sistema começa a tomar uma dimensão maior, é visível a dificuldade de manutenção…aliás, a mudança de versão do flex 3 para o 4 foi muito “brusca”…os caras mudaram um monte de coisa que tornava muito difícil você tentar portar um sistema em flex 3 para flex 4.

Realmente, a troca do 3 pro 4 é mto difícil de ser feita. Já passei por isso, foi um sufoco…Mas fazer o que neh. uns gostam d flex, outros JSF, outros gostam de Struts…eu sou um q já gosto e mto do flex, pois devido a facilidade dele e seus componentes (do 4 claro) fez com q eu tivesse mais intimidade com a ferramenta.

Com certeza Alexandre. ele oferece muitas facilidades mesmo. Na época quando comecei mexer fiquei bastante entusiasmado com o Flex. Ainda o considero uma boa ferramenta, mas tenho dúvidas se ainda vale a pena investir esforços de aprendizado nela, principalmente pra quem tá começando “do zero”.

Quando se compara JSF e Flex pensando em “futuro”…realmente não sei se o Flex realmente terá uma continuidade tão interessante quando vejo no JSF. Hoje quando um aluno me pede alguma opinião entre começar a aprender Flex e aprender JSF, eu sugiro JSF.

Hehe, cara… eu falo isso apenas por mercado…
Eu tava bastante intusiasmado a estudar flex, mas antes de comecar a estudar, vejo noticia que a Adobe abandona ele…
Achava muito bonitinho e tinha vontade aprender, ate fiz um mini curso presencial e gostei.
Mas fiquei com pé atras, ainda mais eu que estou começando, estou investindo em coisas mais estáveis…

Se a Adobe não tivesse abandonado, eu com certeza estudaria…