ola pessoal , mais umas vez estou aqui pedido ajuda para vocês, eu vi um artigo muito legal sobre a Utilização do Flex com o Java para fazer RIAs, eu achei muito legal e gostaria de aprender , e trabalhar com essa tecnologia. mais eu ainda tenho alguns duvidas com relação ao Flex . No caso ele e uma linguagem ou uma API, e como faço para instalar ele, e integrar ele a ao eclipse, outra coisa tem como trabalhar com ele no netbeans, se alguém tiver um tutorial explicando como fazer a instalação e também apostilas, de como começar a trabalhar com Flex e o java , poder me passar o link eu ficaria muito grato.
Você não precisa recorrer à pirataria para aprender… Tem um série de tutoriais no meu blog.
Acho que você ainda consegue usá-los tranquilamente com as versões atuais do NetBeans e do Flex Builder.
Eu era um “entusiasta Flex” digamos assim…depois que vi JSF…larguei mão…
O código-fonte feito em JSF fica bem mais padronizado. Quando você vai comunicar Java com Flex tem de ser fazer uma série de adaptações tecnológicas ( para não dizer “gambiarra”…kkk).
[quote=davidbuzatto]Você não precisa recorrer à pirataria para aprender… Tem um série de tutoriais no meu blog.
Acho que você ainda consegue usá-los tranquilamente com as versões atuais do NetBeans e do Flex Builder.
valeu davidbuzatto, eu to vendo o tutorial aqui , e ate agora esta dando tudo certo, mais agora eu fiquei com mais uma duvida, segundo o igor_ks , e mais interessante usar HTML5, então o Flex ja esta ultrapassado, se este for o caso , qual e a melhor opção para fazer RIAs com o Java , e o HTML5, permite trabalhar no com o Java igual ao Flex ?
kra, não preciso de nenhuma gambiarra pra fazer a conexão do flex com o java…vc criando uma classe service no java, e usando o remoting-config corretamente, não há necessidade de se usar uma gambiarra…tah certo…JSF tbm eh legal e talz…mas flex ajuda mto pra qdo se precisa!
Se comparado com JSF é gambiarra sim senhor. simplesmente fazer a ligação flex e java não é gambiarra, aliás, é relativamente fácil…mas quando o sistema começa a tomar uma dimensão maior, é visível a dificuldade de manutenção…aliás, a mudança de versão do flex 3 para o 4 foi muito “brusca”…os caras mudaram um monte de coisa que tornava muito difícil você tentar portar um sistema em flex 3 para flex 4.
Realmente, a troca do 3 pro 4 é mto difícil de ser feita. Já passei por isso, foi um sufoco…Mas fazer o que neh. uns gostam d flex, outros JSF, outros gostam de Struts…eu sou um q já gosto e mto do flex, pois devido a facilidade dele e seus componentes (do 4 claro) fez com q eu tivesse mais intimidade com a ferramenta.
Com certeza Alexandre. ele oferece muitas facilidades mesmo. Na época quando comecei mexer fiquei bastante entusiasmado com o Flex. Ainda o considero uma boa ferramenta, mas tenho dúvidas se ainda vale a pena investir esforços de aprendizado nela, principalmente pra quem tá começando “do zero”.
Quando se compara JSF e Flex pensando em “futuro”…realmente não sei se o Flex realmente terá uma continuidade tão interessante quando vejo no JSF. Hoje quando um aluno me pede alguma opinião entre começar a aprender Flex e aprender JSF, eu sugiro JSF.
Hehe, cara… eu falo isso apenas por mercado…
Eu tava bastante intusiasmado a estudar flex, mas antes de comecar a estudar, vejo noticia que a Adobe abandona ele…
Achava muito bonitinho e tinha vontade aprender, ate fiz um mini curso presencial e gostei.
Mas fiquei com pé atras, ainda mais eu que estou começando, estou investindo em coisas mais estáveis…
Se a Adobe não tivesse abandonado, eu com certeza estudaria…