Como começar com o pé direito no Java?

Pessoal, eu andei estudando java nos últimos meses. Resolvi bastante exercícios do meu livro, terminei de lê-lo, mas agora chegou a hora de por o conceito em prática. Andei procurando estágio aqui pela região de Itu, mas não tive êxito (mesmo pra estagiar os caras querem um Jedi em java). Então eu tava pensando, participar de um projeto Open Source. Alguém conhece algum projeto bom projeto Open Source Java, pra eu poder começar? (procurei alguns no google, mas encontrei muita coisa de ERP). Ou ainda, alguém conhece algum lugar legal pra eu arranjar um estágio, alguma dica? Eu tô louco pra colocar o que eu sei em prática e aprender mais. Desde já agradeço a todos. Abraço!

Também estou na mesma situação oddy, estou correndo atrás de estágio, pois estou terminando a facul e logo mais irei terminar os meus cursos de Java. Mesmo eu enviando curriculos para algumas empresas (via Catho) estou achando que a melhor maneira de entrar no mercado é via Backdoor (indicação), quem têm mais experiência podia dar uns toques.

Se eu achar qualquer coisa legal posto aqui pra você também.

[]'s

Eu entrei via “backdoor”, por indicação de um professor da universidade, se tiver alguém que já está lá é muito mais facil entrar, via currículo é um luta lamentavelmente.

Caramba Delita, tava vendo que você fez cursos na Caelum… meu, mas que inveja de você…
Realmente o mercado Java é beeem grande… pra quem já sabe. Mas eu andei pensando mesmo em participar de um projeto open source. Não tenho nada a perder mesmo, pelo contrário, só a ganhar. Principalmente pra mim, que uso Linux e adoro este mundo Open Source de meu Deus. Só não sou tiete e nem fico metendo o pau em usuários do Windows, pois cada um tem uma idéia diferente. Talvez esse tema - como entrar no mercado java - até rendesse uma boa discussão.

É fnandos, realmente via curriculo é uma lástima. Se não tiver um Q.I (quem indique) fica difícil. Achar programadores Java que estão no 3° período da Facul não é uma tarefa fácil heim. Geralmente são bem manjados já.

Itu fica muito longe de São Paulo? Se for viável procure em outras regiões.
Boa sorte. :wink:

Também estou estudando java e acho que seria bom uma participação em algum projeto open source
se alguém conhecer
um amigo meu me lembro do jsms
se alguém tiver mais alguns

Vocês estão buscando o portunidades para trabalhar no local ou Home Office?
Há empresas contratando para atuar em regime de Home Office, acho que vale apena pesquisar. :wink:

rapaz, eu por exemplo não teria como trabalhar no local, home office seria uma boa
porque onde moro (Porto Velho - Rondônia) não tem empresa de software (3 micro empresas, que não utilizam java não considero) java para arrumar estágio
;D

Somos 2, pois meu caso foi igual. Com currículo é bem mais difícil… :cry:

Delita = Jogador de WoW

Explica como tu consegue estudar e jogar isso. :shock:

cgomesnet, durmo menos, simples assim rsrsrsrs, eu geralmente durante a semana jogo cerca de uma hora por dia (entre 23:00 e 01:00 da manhã no máximo), de fim-de-semana eu jogo muito mais, tipo, se não tenho que entregar nada da faculdade ou sair aí sim jogo bastante.

Eu tenho facilidade de conseguir estudar uma semana antes das provas e ir bem, quanto à trabalhos da faculdade eu sempre tento deixar tudo o mais adiantado possível, essa é minha receitinha pra jogar WoW e ir bem na faculdade ao mesmo tempo.

Falando com um pessoal aqui do curso realmente o método “backdoor” é o mais comum,

Backdoor é o mais comum sim. O duro é fazer os contatos mesmo. Eu estudo em uma boa Faculdade do Estado, mas como a minha turma é a primeira, e agora é que a gente tá indo pro terceiro período, ainda não tem nenhum programador Java. Tava pensando aqui em eu mesmo desenvolver alguns projetos e distribuí-los. Já pensei em eu mesmo ter meu próprio projeto Open Source. Bom, acho que é só apertar bem acabeça que deve sair alguma coisa. Mas o ideal mesmo seria trabalhar para alguma empresa antes.

Entrar na área é dificil mesmo e não existe nenhuma receita milagrosa para tal feito mas o mais importante é você não parar de estudar e continuar sempre procurando pois com certeza uma hora você vai conseguir. Eu consegui meu primeiro emprego na área atrávés de entrega de currículos mesmo, sem essa de “QI” ou “backdoor”, é dificil mas não impossível, tudo isso só depende de você.

Não conheço nenhum projeto OpenSorce não
Eu sonho em ter um bom “QI”, mas infelizmente, tô na luta msm.
Comecei de baixo, num estágio explorador ganhando nda (R$200,00), mas aprendi bastante coisa…
Arranjar emprego sem QI é um pouco complicado (mas não impossível), pq ngm quer contratar um “novato”
um ex-estagiário hahahaa :?
Consegui todos os estágios com o meu currículo msm :smiley:
Uma dica que eu dou é estudar bastante pra melhorar o seu currículo e tentar arranjar estágios em
grandes empresas (pq geralmente são as que mais respeitam o estagiário …).
Depois de ralar bastante, consegui estagiar em 2 empresas grandes : Montreal e atualmente no BNDES ^^.
Agora estou na reta final, estudando pra me certificar e conseguir meu primeiro emprego em Java :stuck_out_tongue:
Só uma dica/opinião : se não tem QI, dificilmente no primeiro estágio vc vai ganhar mto, tem que se contentar
como o q vão te oferecer apenas pra ter experiência (Sim é revoltante vc saber bastante e ter que receber tão pouco)
são os famosos estágios para ninjas hahaha :lol:

Outra dica : Não precisa fazer cursos, nem sempre eles ensinam tuuudo, pq tem q ser bem resumido
pra conseguirem completar o programa. Se vc gosta de ler e tbm não tem dinheiro (como eu =P)
para fazer cursos, leia muitos livros. Toda minha base de programação foi baseada em livros, muitos mesmo,
sendo complementado com os estágios xD…

Espero ter ajudado :thumbup:
Abraços e boa sorte !!

Falta mesmo complementar o meu aprendizado com um bom estágio. Empresas pequenas quem me pagar R$300!!! Mesmo nunca tendo programado antes, isso é um absurdo. Mas beleza, vamos esperar pra ver e tentar um estágio num lugar grande.

Sim sim. No meu caso, comecei a procurar estágio pq qria ter meu próprio dinheiro, msm q fosse pouquinho,
mas não precisava depender tanto dos meus pais e tbm ia ganhar alguma experiência.
Mas se esse não é o seu caso e se vc pode esperar, espere. Estude bastante e pegue apenas o que
for do seu agrado. Afinal, vc quer mesmo pra colcoar em prática o que aprendeu xD.
Vc conseguindo estágio em alguma empresa grande já é um óóóótimo começo :smiley:
Ahh, vc já ouviu falar no site e-panelinha, ou o Rio Vagas do yahoo (Deve ter alguma coisa semelhante do Rio Vagas para Itú) ? Tente se cadastrar…existem
boas oportunidades de estágio lá. Quem sabe…

Boa sorte !!

Valeu pela dica cara. Vou ver isso mesmo. No meu caso, eu me sustento (república, hehe) e não posso ganhar tão puco. Não sei se pago a Catho, vocês acham que vale a pena? Aqui, em Itu, eu estou ao lado de Hortolândia, Sorocaba e Campinas. Já tô pensando em buscar algo por lá.

É fogo, é complicado ganhar tão pouco e ter que se sustentar, mas vc consegue uma oportunidade legal sim.
Tenho um amigo que no primeiro estágio dele já começou a ganhar uns 700 reais (pra começo tá ótimo xD)…
Nunca vi as oportunidades na Catcho, mas vale a pena conferir, de repente tem umas oportunidades legais xD.
Acho q na Catho funciona assim : vc paga por três meses, ou pga uma vez e fica “cadastrado” por três meses
(Não sei ao certo, mas meu irmão se cadastrou lá e depois de um tempo conseguiu arranjar uma oportunidade)
e fica vendo as oportunidades. Ahh, outro site bom é o NetCarreiras, vc cadastra teu currículo lá e tem direito
a mandar currículo pra outras empresas por 1 semana (não sei se dpois disso tem q pagar), dpois desse período,
as empresas ligam pra vc e talz, é bem legal tbm (já recebi várias oportunidades através desse NetCarreiras) :smiley:
Esse vale muito a pena pagar tbm =P

Boa sorte na sua busca pelo Java !!
Vou ficar torcendo por vc… e qq coisa, estamos aí :thumbup:

Abraços

Ah sim cara, concordo em gênero, número e grau com você: pra começar, levando em conta que aprendi e continuo estudando sozinho, 700 paus pra começar numa empresa grande já vale muuuito apena e eu ainda não fico na mão com minhas continhas aqui. O NetCarreiras achei 10, achei muito bom mesmo. Eu tô disposto a pagar cara. No NetCarreiras as vagas são bem atualizadas e tal. Gostei. Me adiciona no msn aí: odairpereira_10@hotmail.com