Como começar corretamente

Olá!

Meu nome real é Ricardo, programa há seis anos com Delphi (agora versão 7) e há uns dois com PHP.

No começo do ano comecei a estudar JAVA, acabei fazendo um curso bem interessante com os princípios básicos da linguagem, OO, UML e afins…

as siglas são bem variadas e ainda estranhas para mim como J2EE, Hibernate e assim por diante.

Conheci um pouco do Eclipse, dei uma olhada no Netbeans…
Agora minha dúvida. Quero começar um aplicativo que use banco de dados e quero começar corretamente…

Qual a ferramente mais produtiva das duas que citei?
Como estrutrar um projeto em java corretamente?
Além do site do java.sun.com que eu estou estudando os tutoriais lá… como proceder corretamente para aprender e aplicar de forma correta, reaproveitamento e assim por diante?

Grato,

Ricardo

e ae Ricardo!

eu acho o Netbeans mais produtivo pra criações de interfaces graficas(GUI), ele se assemelha bastante com o Delphi (Drag and Drop), mas eu prefiro o Eclipse talvez por indução da maioria dos programadores utiliza-lo, embora o netbeans seja o 2º da lista, a quantidade de plugins é enorme, tem grande integração com diversos frameworks etc.

nesse caso é questão de preferencia, ambos estao muito estaveis e produtivos.

baixe os dois e use um pouco pra ver oq vc mais gosta, pois eu realmente acho ser questão de preferencia nesse caso!!

legal… obrigado

vou fuçar nos dois para ver qual fica melhor no uso…já estou com ambos instalados…

eu vi um tal de Sun Java Studio Creator, mas acho que é só para web pleo que entendi…

e onde eu acho material para aprender a estrutrar corretamente as classes, packages, enfim o planejamento mais adequado de um sistema em JAVA?

JUDE Community

se tu falar em UML, entao tu fala em JUDE! ok ?

IDEs -> tanto eclipse quanto netbeans vc desenvolve qualquer tipo de aplicação java (JME, JSE, JEE) depende dos plugins e frameworks q vc adiciona a sua IDE, do mesmo modo q o delphi se integra ao eco por exemplo

o desenho das classes, e separação de tarefas, interface, codigo, regra, acesso a banco etc
são mais bem definidos em textos relacionados a design patterns
ha os patterns JEE no site da sun, bons livros como os da serie head first, gof entre outros

da uma olhada nos tutoriais aqui do portal java tem muita coisa boa!
e o site do jairelton( www.jairelton.com ) tem uns exemplos legais tmb, ja aproveitei varios
:wink:

É bom também dá uma olhada em Programação Orientada à Objetos :grin:

Olá.

É sempre bom você dar uma estuda em OOP. Outra dica é comprar um bom livro como o Java como Programar.

Outra dica importante é ler alguns tópicos do fórum, pois com o tempo você começa a entender bem os assuntos que são discutidos.

obrigado a todos!

com certeza vou incomodar com muitas dúvidas ainda…

UML eu me entendo já bem, a dica do design patterns tá bem guardada aqui para ver…
quanto ao livro do java já estava fuçando ontem no submarino, mas tem uma infinidade de coisas…rs