fiz alguns cursos de java e agora quero me aprofundar em java para web… jsp, mais precisamente.
peguei alguns livros, do tipo “aprenda jsp 2.0 em 24 horas”, porém, estes livros falam como funciona a linguagem, sem dar exemplos práticos… como já entendo de programaçao web, queria algo com exemplos práticos de jsp…
alguém me indica algum livro, tutorial, artigo ou outro modo de aprender?
Pegue o fonte de um sistema e tente entendê-lo. Por exemplo, do próprio site do GUJ (JForum):
ddduran
Acho que você devia procurar por servlets, na internet e aqui no GUJ tem muito conteudo bom.
ai depois da uma olhada em JSTL, ai quando você ver tem mais de 20 assuntos e [telefone removido] frameworks para você estudar
e não para mais
lgi2020
O livro Head First JSP and Servlets ou a sua versão em português (Use a Cabeça JSP e Servlets) é uma ótima fonte de conhecimento.
Materias encontrados em sites como o GUJ e boas pesquisas no Google também são muito ricos em exemplos.
Abraços.
rafaelglauber
essa apostila é muito esclarecedora!
Giulliano
é legal que vc aprenda a fazer um programa usando scriptlet…só para ver a dificuldade do negócio…
depois vc começa com servlets…
depois servlets com Expression Language e JSTL
e se te der na telha use um framework…o que não é necessariamente obrigatório, e inclusive abolido por algumas empresas. Pois alguns frameworks entram na moda e depois simplesmente perdem o interesse pelos desenvolvedores…
AGORA SOBRE O ASSUNTO: “como começar em jsp…”
Comece em JAVA não em jsp… Se vc não for um bom programador java não será programador jsp (mesmo pq isso não existe)… Imagine que a jsp deve ser apenas um lugar onde vc exibira valores para o usuário…