fiz alguns cursos de java e agora quero me aprofundar em java para web… jsp, mais precisamente.
peguei alguns livros, do tipo “aprenda jsp 2.0 em 24 horas”, porém, estes livros falam como funciona a linguagem, sem dar exemplos práticos… como já entendo de programaçao web, queria algo com exemplos práticos de jsp…
alguém me indica algum livro, tutorial, artigo ou outro modo de aprender?
Acho que você devia procurar por servlets, na internet e aqui no GUJ tem muito conteudo bom.
ai depois da uma olhada em JSTL, ai quando você ver tem mais de 20 assuntos e 8854654121 frameworks para você estudar
e não para mais
é legal que vc aprenda a fazer um programa usando scriptlet…só para ver a dificuldade do negócio…
depois vc começa com servlets…
depois servlets com Expression Language e JSTL
e se te der na telha use um framework…o que não é necessariamente obrigatório, e inclusive abolido por algumas empresas. Pois alguns frameworks entram na moda e depois simplesmente perdem o interesse pelos desenvolvedores…
AGORA SOBRE O ASSUNTO: “como começar em jsp…”
Comece em JAVA não em jsp… Se vc não for um bom programador java não será programador jsp (mesmo pq isso não existe)… Imagine que a jsp deve ser apenas um lugar onde vc exibira valores para o usuário…