Como começar na área de educação como instrutor

Pessoal, bom dia!

Acabei de me formar em tecnologia depois de um ano com uma matéria pendente :smiley:

Esse ano quero começar a dar aulas de programação básica e meu objetivo é formar gente realmente competente ou pelo menos que possa se virar. Não aquela velha aula tipo receita de bolo de sempre. Argh, como sofri com isso!

Sei que muitos aqui estão na área de educação, principalmente os moderadores que são da Caelum. Alguma dicas para quem está começando na área? Na verdade a verdadeira pergunta é por onde começar? :slight_smile:

Feliz 2011!

Fala ae…

então, antes de mais nada, na minha humilde visão, acredito que vc tenha que dominar o que quer ensinar e como ensinar.
Tente obter qualificações que ajudem vc a ter um corriculo respeitável, como cursos, certificações e principalmente, recomendações.

não venda o seu peixe maior do que ele realmente é.

acredito que a principio, vc terá mais oportunidade em pequenas escolas. não sei seu conhecimento total.

[]s

[quote=ricardo.narezi]Fala ae…

então, antes de mais nada, na minha humilde visão, acredito que vc tenha que dominar o que quer ensinar e como ensinar.
Tente obter qualificações que ajudem vc a ter um corriculo respeitável, como cursos, certificações e principalmente, recomendações.

não venda o seu peixe maior do que ele realmente é.

acredito que a principio, vc terá mais oportunidade em pequenas escolas. não sei seu conhecimento total.

[]s[/quote]

Obrigado Ricardo pela resposta.

Melhorar o conhecimento, ter domínio total sobre o que está ensinando, é requisito básico na minha opinião. Já vi uma aula de Java sobre String e o professor não sabia, após questionado por um aluno, dividir uma String. Coisas assim não devem nunca acontecer.

Por outro lado, acredito que acomodar na busca de conhecimento é um mal e devemos ficar longe! O problema é depois de tantos anos de profissão manter o mesmo ânimo e ritmo, como não parar?

Conhecimento devemos buscar sempre, mesmo já tendo o suficiente para lecionar :slight_smile:

[EDIT] [quote]Tente obter qualificações que ajudem vc a ter um corriculo respeitável, como cursos, certificações e principalmente, recomendações. [/quote]
Eu nunca busquei uma certificação, ainda tem tanta validade assim? Eu sempre achei tão artificial e nunca me cobraram quando perguntaram sobre meus conhecimentos. Realmente se eu tirar será por segundas, terceiras intenções. Em outras palavras nunca liguei pra isso :S :frowning:

Como já foi dito acima estressarei ainda mais o ponto: domine o assunto que irá lecionar. Ponto.

Outro passo importante: faça contatos!

[quote=Tchello] Como já foi dito acima estressarei ainda mais o ponto: domine o assunto que irá lecionar. Ponto.

Outro passo importante: faça contatos![/quote]

Obrigado pela resposta Tchello.

Só reforçando sobre dominar assunto, também entrei em contatos com pessoas que falam sobre a didática em nossa área.

IMHO, a frase “ensine os alunos a aprender” é bem batida, mas na prática realmente não é aplicada de forma certa. Por exemplo, tenho um amigo que é professor que diz que a melhor forma do aluno aprender é deixar ele se virar (pesquisar na net, ler documentação). Ok, se virar é importante, mas de que servirá o professor então? Acredito que o professor deve sempre direcionar e mostrar o caminho mais certo, ou o aluno poderá ficar dependente de Google ou ser uma pessoas que faz as coisas por tentativa e erro…

[quote=Jesuino Master]Pessoal, bom dia!

Acabei de me formar em tecnologia depois de um ano com uma matéria pendente :smiley:

Esse ano quero começar a dar aulas de programação básica e meu objetivo é formar gente realmente competente ou pelo menos que possa se virar. Não aquela velha aula tipo receita de bolo de sempre. Argh, como sofri com isso!

Sei que muitos aqui estão na área de educação, principalmente os moderadores que são da Caelum. Alguma dicas para quem está começando na área? Na verdade a verdadeira pergunta é por onde começar? :slight_smile:

Feliz 2011!

[/quote]

Lecionar por si só é uma arte. Não adianta ser o melhor no assunto em que estiver ensinando se vc não sabe como passar essas informações.

Enquanto cursava graduação percebi que a formação de professores é a pior possível, pois o sistema em si não forma alguém para ensinar, mas sim alguém para repetir informações.
Obviamente que saber o que vc está falando é um requisito obrigatório, mas isso não garante um bom ensino. Por isso, que chamei a atenção para o facto de ser primeiro capacitado a
ensinar, e depois colocar isso em prática.

[quote=el_loko][quote=Jesuino Master]Pessoal, bom dia!

Feliz 2011!

[/quote]

Lecionar por si só é uma arte. Não adianta ser o melhor no assunto em que estiver ensinando se vc não sabe como passar essas informações.

Enquanto cursava graduação percebi que a formação de professores é a pior possível, pois o sistema em si não forma alguém para ensinar, mas sim alguém para repetir informações.
Obviamente que saber o que vc está falando é um requisito obrigatório, mas isso não garante um bom ensino. Por isso, que chamei a atenção para o facto de ser primeiro capacitado a
ensinar, e depois colocar isso em prática.

[/quote]

Lindas palavras, cara.

É o que eu penso e também percebi na graduação. A receita de bolo a que me refiro também pode ser escrita assim: repetir informação.

Nesse último ano eu tive um professor que me chamou a atenção como ele pegava o feedback dos alunos e melhorava a aula. Mas nada de passar formulários perguntando o que os alunos achavam. Ele observava a sala e ia tocando a aula. Infelizmente ele teve que abandonar o curso para outra oportunidade, que perda!

Isso me lembra circuitos eletrônicos que pegavam uma amostra da saída e deixava a mesma sempre estável ou dentro de parâmetros requeridos, como o circuito de fontes chaveadas.

Resumindo, levantamos três pontos importantes para alguém que deseja ensinar:

• Conhecimento sólido e contínuo sobre o assunto;
  • Saber ensinar;
  • Dimensionar as aulas de acordo com a necessidade dos alunos.

Para começar uma informação importante que o Tchello falou é:

• Ter e fazer contatos.

E como lidar com desinteresse de alunos, aqueles que nas aulas não dão a mínima e ainda ajudam a atrapalhar (se que não são muitos os casos e tals…)?

Ola,

Voce quer ser um professor mediocre que cumpre simplesmente carga horaria (a maioria) ou realmente quer ensinar e servir de exemplo?
Entao, vou fazer uma recursao :slight_smile: como ja foi dito pelo (Tchello) e reforco:

Certificao eh sim importante, ainda mais se voce quer trabalhar como Professor. O fato eh que para voce se certificar eh necessario voce alcancar e compreender uma quantidade minima de conhecimento teorico que eh fundamental naquela area. Por exemplo, os cursos da Oracle (ie. Sun R.I.P.) e suas certificacoes sao “sincronizadas”. Se voce compreender bem o material do treinamento, tem grandes chances de ser aprovado na certificacao e vice-versa. Agora, se voce eh aprovado na certificacao, isso implica no que eu disse anteriormente, entao voce possui uma certa quantidade minima de conhecimentos e fatos importantes em seu cerebro, o que te ajuda no processo de desenvolvimento e qualidade do seu software. Teoria, aliada a experiencia, te leva a excelencia. Portanto as duas coisas sao importantes.
As certificacoes nao definem o individuo, contudo, com certeza ele teve que estudar e trabalhar bastante para obte-las, e nesse processo
aprendeu muitas coisas alem do escopo das certificacoes. Formalmente falando, instrutor Oracle precisa ter certificao no curso que ele deseja ministrar (score >= 85), alem de experiencia de mercado, alem de ser aprovado num processo de selecao baseado em aulas de demonstracao para avaliacao didatica, etc. Segundo o seu proprio exemplo sobre Strings, se voce estudar para a SCJP ira ver que tera que
compreender bem o funcionamento “bizarro” dos Strings em Java… em com isso, nao ira cometer a falta que o Professor ocorreu. Alem disso, ja tive que lidar com problemas em producao onde o comportamento “bizarro” dos Strings era o culpado… outros consultores
tinham tentado resolver mas sem sucesso, justamente porque eles nao compreendiam de fato essa informacao “nao pratica” sobre Strings.

Uma das coisas que mais gosto eh ministrar aulas e acho que realmente vale a pena investir em sua excelencia para isso, tanto
de forma didatica quanto tecnica.

[ ]'s

Existe será que alguém que vive como professor e realmente não gosta disso? Coitado dos alunos dessa pessoa :frowning:

Comece por aqui: http://headrush.typepad.com/creating_passionate_users/2005/07/ten_tips_for_ne.html
E depois leia tudo mais que você encontrar que a Kathy Sierra tenha escrito :slight_smile:

[quote=Jesuino Master][quote]
Uma das coisas que mais gosto eh ministrar aulas e acho que realmente vale a pena investir em sua excelencia para isso, tanto
[/quote]

Existe será que alguém que vive como professor e realmente não gosta disso? Coitado dos alunos dessa pessoa :([/quote]

E não é que existe…e muito… :roll:

Tem, especialmente no serviço público. As faculdades e instituições particulares tem lutado muito para evitar gente assim.
Se você pretende dar aulas em faculdade no futuro, comece um mestrado o quanto antes. Ou, no mínimo, uma especialização.

Pelos critérios do MEC, um professor só com graduação pode zerar um dos itens de qualidade do curso, independente do número de doutores ou mestres presentes e, por essa razão, faculdade nenhuma contrata.

[quote=Jesuino Master][quote]
[/quote]

Existe será que alguém que vive como professor e realmente não gosta disso? Coitado dos alunos dessa pessoa :([/quote]

Um professor da rede estadual no RJ ganha no topo de carreira R$1.511,00

Isso eu duvido. O salário inicial de um professor de licenciatura em inglês, no Rio, é de R$1260,00, isso para quem só tem a graduação. Os de informática já devem ser maiores.

O governo tem um plano nacional para benefícios quando o professor tem mais titulação como mestrado e doutorado. E isso vale em todas as esferas, inclusive a estadual. Há ainda benefícios para o CNPQ, por publicações, etc.

Será que você não está falando de professores de segundo grau e primeiro graus?

Sim, são professores também ou não são?

Sim, mas a frase que você colocou dá a entender que todos os professores estaduais, de todos os tipos de curso, em todos os níveis de ensino, ganham no topo da carreira R$1500,00.

O salário médio do professor brasileiro em início de carreira foi o terceiro mais baixo de 38 países em uma pesquisa da UNESCO. Ficamos na frente do Peru e da Indonésia. Por coincidência, o Peru ficou logo atrás do Brasil.

O déficit de professores é bizarro. Se tirarmos fora o Quarto Mundo (países africanos que fazem guerra civil na base do facão e afins), o Brasil tem a pior relação professor/aluno no ensino médio. Relação professor/aluno não é o aluno obedecer ao professor, é a quantidade de alunos por professor.

Os professores no Brasil são mal preparados: só 21,6% tem diploma universitário contra 94% no Chile.

Estamos bem mal em educação…

Sim, não falei que estamos bem. Mas um professor universitário, federal, com doutorado, com todas as bolsas e incentivos, chega a ganhar mais de R$10.000,00 por mês. São poucos? Claro, mas em mesmo nas empresas privadas, fora do meio acadêmico, quantos colegas no topo da carreira você tem?

Sem falar que ser professor é uma profissão extremamente estável. Uma das poucas que o sujeito ainda se aposenta, ou passa mais de 20 anos na mesma empresa.

Sem falar que você pode se tornar professor de uma instituição particular.

Não estou falando que a área é uma maravilha também. Como em qualquer mercado, depende da disciplina de sua proficiência, instituição que você vai dar as aulas, região, etc… A área tecnológica ainda está pagando bons salários.

E claro, nas federais e estaduais vai ter professores péssimos que ganham muito bem (e outros péssimos que ganham muito mal também), territorialismo e politicagem, como toda instituição pública tem.

Oi Jesuino,

Como você percebe existem professores e professores, eu acho que didática é extremamente importante e portanto eu não concordo que você deva apenas se preocupar em saber muito um assunto, acho que você tem que se preocupar mais em como passar isso para as pessoas.

Quem veio de faculdade de TI já deve ter pego um professor com doutorado em Berkeley, MIT, etc. , com um currículo extenso e diversas publicações, mas numa sala de aula não conseguia passar nem 1% do que sabia… isso é uma pena, mas é o que acontece nas universidades.

Eu falo por experiência própria, lecionei vários anos treinamentos oficiais de Oracle e depois de Java pela Sun, pra você ter ideia a primeira prova que eles fazem é de didática… se você não tem didática, você não consegue ser um instrutor logo de cara, precisa primeiro aprender a lecionar.

O mais legal e impressionante é o quanto você aprende com os seus alunos, só quem dá aula entende isso, por mais absurdo que pareça. :smiley: