[quote=el_loko][quote=Jesuino Master]Pessoal, bom dia!
Acabei de me formar em tecnologia depois de um ano com uma matéria pendente 
Esse ano quero começar a dar aulas de programação básica e meu objetivo é formar gente realmente competente ou pelo menos que possa se virar. Não aquela velha aula tipo receita de bolo de sempre. Argh, como sofri com isso!
Sei que muitos aqui estão na área de educação, principalmente os moderadores que são da Caelum. Alguma dicas para quem está começando na área? Na verdade a verdadeira pergunta é por onde começar? 
Feliz 2011!
[/quote]
Lecionar por si só é uma arte. Não adianta ser o melhor no assunto em que estiver ensinando se vc não sabe como passar essas informações.
Enquanto cursava graduação percebi que a formação de professores é a pior possível, pois o sistema em si não forma alguém para ensinar, mas sim alguém para repetir informações.
Obviamente que saber o que vc está falando é um requisito obrigatório, mas isso não garante um bom ensino. Por isso, que chamei a atenção para o facto de ser primeiro capacitado a
ensinar, e depois colocar isso em prática.
[/quote]
Lindas palavras, cara.
É o que eu penso e também percebi na graduação. A receita de bolo a que me refiro também pode ser escrita assim: repetir informação.
Nesse último ano eu tive um professor que me chamou a atenção como ele pegava o feedback dos alunos e melhorava a aula. Mas nada de passar formulários perguntando o que os alunos achavam. Ele observava a sala e ia tocando a aula. Infelizmente ele teve que abandonar o curso para outra oportunidade, que perda!
Isso me lembra circuitos eletrônicos que pegavam uma amostra da saída e deixava a mesma sempre estável ou dentro de parâmetros requeridos, como o circuito de fontes chaveadas.
Resumindo, levantamos três pontos importantes para alguém que deseja ensinar:
- Conhecimento sólido e contínuo sobre o assunto;
- Saber ensinar;
- Dimensionar as aulas de acordo com a necessidade dos alunos.
Para começar uma informação importante que o Tchello falou é:
E como lidar com desinteresse de alunos, aqueles que nas aulas não dão a mínima e ainda ajudam a atrapalhar (se que não são muitos os casos e tals…)?