Pessoal, terminei o curso técnico no meio desse ano. Como pego o certificado somente agora no fim do ano, comecei a pesquisar vagas de emprego a partir de agora. Fiz um curso técnico em informática, e ele foi basicamente focado em programação (Java, PHP, Js, Jquery, etc), estudamos outras áreas também porém sempre de forma conceitual e breve. Ao procurar vagas de programador percebo que a maioria pede ensino superior. Vocês acreditam ser possível inserir-se no mercado somente esse curso? Conhecem alguém que conseguiram tal feito?
Conheci pessoas sem terceiro grau, mas ficava numa faixa salarial inferior. Então você pode conseguir ingressar, mas faça a faculdade.
Exatamente, eu pretendo fazer a faculdade porém queria começar a trabalhar a partir de agora. Mas o problema é que a maioria das empresas pedem ensino superior ou até mesmo experiência de alguns anos na área. Eu estava pensando em começar com algo como suporte ao invés de programação, mas fiquei sabendo (por um professor meu) que é mais difícil arrumar emprego com programação quando já se trabalhou com suporte. O que você acha disso?
Você vai tomar vários ‘aqui não’, mas se continuar persistindo alguém dirá sim. Dali pra frente é só seguir rumo ao que você quer.
O importante é não desanimar e enviar CV igual louco! xD
[quote=Hebert Coelho]Você vai tomar vários ‘aqui não’, mas se continuar persistindo alguém dirá sim. Dali pra frente é só seguir rumo ao que você quer.
O importante é não desanimar e enviar CV igual louco! xD[/quote]
Hebert você me recomendaria já começar em um trabalho como programador ou esperar até começar a faculdade? Tendo em vista que não fiz nenhum curso específico em Java, o que fiz foi um curso técnico e em uma das matérias (desenvolvimento) utilizávamos a linguagem Java como base para aplicarmos os conceitos.
é possível, mas eu recomendo veementemente que você inicie um curso superior o mais rápido possível. acredite, sera bem mais fácil assim.
[quote=Hebert Coelho]Você vai tomar vários ‘aqui não’, mas se continuar persistindo alguém dirá sim. Dali pra frente é só seguir rumo ao que você quer.
O importante é não desanimar e enviar CV igual louco! xD[/quote]
Hebert você me recomendaria já começar em um trabalho como programador ou esperar até começar a faculdade? Tendo em vista que não fiz nenhum curso específico em Java, o que fiz foi um curso técnico e em uma das matérias (desenvolvimento) utilizávamos a linguagem Java como base para aplicarmos os conceitos.
Já estou encaminhando isso Júlio Fazendo a mesma pergunta que fiz ao Hebert: Você me recomendaria já começar em um trabalho como programador ou esperar até começar a faculdade? Tendo em vista que não fiz nenhum curso específico em Java, o que fiz foi um curso técnico e em uma das matérias (desenvolvimento) utilizávamos a linguagem Java como base para aplicarmos os conceitos.
Já estou encaminhando isso Júlio Fazendo a mesma pergunta que fiz ao Hebert: Você me recomendaria já começar em um trabalho como programador ou esperar até começar a faculdade? Tendo em vista que não fiz nenhum curso específico em Java, o que fiz foi um curso técnico e em uma das matérias (desenvolvimento) utilizávamos a linguagem Java como base para aplicarmos os conceitos.[/quote]
Eu recomendo um estagio. Quando fiz meu curso técnico foi assim: 1 ano e meio de curso e, no minimo, 360 horas de estagio. Isso era necessário para a obtenção do diploma. Isso significa que, mesmo apos concluir todas as matérias do curso, eu seria considerado aluno regularmente matriculado ate a conclusão do estagio. Tanto é que apenas apenas obtive meu diploma 10 meses depois que conclui as matérias do curso. Em contrapartida, eu apenas consegui um estagio quando entrei na faculdade.
[quote=Júlio Murta]
Eu recomendo um estagio. Quando fiz meu curso técnico foi assim: 1 ano e meio de curso e, no minimo, 360 horas de estagio. Isso era necessário para a obtenção do diploma. Isso significa que, mesmo apos concluir todas as matérias do curso, eu seria considerado aluno regularmente matriculado ate a conclusão do estagio. Tanto é que apenas apenas obtive meu diploma 10 meses depois que conclui as matérias do curso. Em contrapartida, eu apenas consegui um estagio quando entrei na faculdade.[/quote]
Bom, meu curso não requer estágio para conclusão. Mesmo com isso eu pensei em um estágio. Quando vc fez seu estágio quais funções vc desempenhava na empresa (caso o estágio tenha sido dentro da área de informática)?
[quote=java.teen][quote=Júlio Murta]
Eu recomendo um estagio. Quando fiz meu curso técnico foi assim: 1 ano e meio de curso e, no minimo, 360 horas de estagio. Isso era necessário para a obtenção do diploma. Isso significa que, mesmo apos concluir todas as matérias do curso, eu seria considerado aluno regularmente matriculado ate a conclusão do estagio. Tanto é que apenas apenas obtive meu diploma 10 meses depois que conclui as matérias do curso. Em contrapartida, eu apenas consegui um estagio quando entrei na faculdade.[/quote]
Bom, meu curso não requer estágio para conclusão. Mesmo com isso eu pensei em um estágio. Quando vc fez seu estágio quais funções vc desempenhava na empresa (caso o estágio tenha sido dentro da área de informática)? [/quote]
Desenvolvimento Web com Asp.Net Web Forms. Meu único objectivo era programar. A parte de analise e coleta de requisitos ficava com meu chefe.
[quote=Júlio Murta]
Desenvolvimento Web com Asp.Net Web Forms. Meu único objectivo era programar. A parte de analise e coleta de requisitos ficava com meu chefe.[/quote]
Bom, para concluirmos: No meu caso você acha melhor pegar um estágio ou talvez até mesmo um emprego comum na área de programação (considerando que não esteja cursando a faculdade) ou seria melhor pegar algo na área de suporte por exemplo e pegar um estágio durante a faculdade?
Exatamente, eu pretendo fazer a faculdade porém queria começar a trabalhar a partir de agora. Mas o problema é que a maioria das empresas pedem ensino superior ou até mesmo experiência de alguns anos na área. Eu estava pensando em começar com algo como suporte ao invés de programação, mas fiquei sabendo (por um professor meu) que é mais difícil arrumar emprego com programação quando já se trabalhou com suporte. O que você acha disso?[/quote]
Não faria isso, Suporte poderá atrapalhar seu foco. Enquanto não tiver nada procure trabalhar como freelance, isso vai ser sua experiência inicial, vai poder apresentar um projeto que deu certo.
[quote=java.teen][quote=Júlio Murta]
Desenvolvimento Web com Asp.Net Web Forms. Meu único objectivo era programar. A parte de analise e coleta de requisitos ficava com meu chefe.[/quote]
Bom, para concluirmos: No meu caso você acha melhor pegar um estágio ou talvez até mesmo um emprego comum na área de programação (considerando que não esteja cursando a faculdade) ou seria melhor pegar algo na área de suporte por exemplo e pegar um estágio durante a faculdade?[/quote]
Com certeza estágio é o caminho mais tranquilo, pegue algo Java ou .NET, que será proveitoso para bagagem.
Como dito pelo javaflex, não pegue suporte, isso poderá te desvirtuar. E eu também acho muito difícil uma empresa SERIA contratar alguém como programador júnior sem um estagio de, pelo menos, um ano (a não ser que você seja um fenômeno da programação). E acredite meu caro, trabalhar em empresa ruim e desorganizada é algo que só atrapalha (experiencia própria).
E num estagio você não precisa ter necessariamente conhecimentos prévios da linguagem. Eu, por exemplo, tinha apenas algumas noções de php, java, html e css (tudo muito básico, já que o foco do meu curso era infra). No meu primeiro estagio fiz o teste em java, fui aprovado e recebi um treinamento de C# e Asp.Net pela empresa.
Então pessoal, como eu disse: Meu intuito seria tentar algo em suporte por agora e assim que entrar na faculdade pegar um estágio voltado para programação. Isso pq parece estar bem difícil conseguir alguma coisa em Java (desktop) que é a linguagem que eu domino. Aprendi um pouco de PHP e Delphi também que estão um pouco mais fáceis de encontrar trabalho (pelo menos em minhas buscas) porém não me sinto tão seguro para trabalhar com elas como me sinto no Java. Estou totalmente desorientado :s
Mas você tem certeza que quer ficar 4 ou 5 meses num estagio de suporte para somente depois disso tentar algo em programação? Logo chegara fevereiro, e você certamente iniciara seu curso superior.
Como eu disse, você não precisa dominar as linguagens que serão usadas no estagio. O estagio faz parte de seu aprendizado. Como citei no ultimo post, com o pouco conhecimento em java que tinha consegui uma colocação em algo que eu sequer já havia mexido. Sem contar que aprendi muito mais no estagio do que no curso.
Tente algo em programação por agora, mesmo que seja em PHP ou Delphi. Assim você exercitara mais seus conceitos, que são praticamente os mesmos para php, java, pascal, c#, entre outros.
Mas você tem certeza que quer ficar 4 ou 5 meses num estagio de suporte para somente depois disso tentar algo em programação? Logo chegara fevereiro, e você certamente iniciara seu curso superior.
Como eu disse, você não precisa dominar as linguagens que serão usadas no estagio. O estagio faz parte de seu aprendizado. Como citei no ultimo post, com o pouco conhecimento em java que tinha consegui uma colocação em algo que eu sequer já havia mexido. Sem contar que aprendi muito mais no estagio do que no curso.
Tente algo em programação por agora, mesmo que seja em PHP ou Delphi. Assim você exercitara mais seus conceitos, que são praticamente os mesmos para php, java, pascal, c#, entre outros.[/quote]
Concordo, procure seguir isso.
Já que está mais fácil, se pegar algo para PHP aprenderá muito sobre conceitos HTTP e programação client HTML, conhecimentos independentes de plataforma servidor, sendo muito proveitoso para Java web depois, a qual será seu maior objetivo. Sobre querer conseguir algo desktop talvez isso seja um dificultador, foque em web.
Não creio que você conseguirá um estágio sem estar cursando algum curso que necessite dele.
Por mim, vai tentando uma vaga de emprego mas não pare com os estudos para o vestibular…
A faculdade (mesmo no primeiro período) já é muito importante. [=
Pessoal, me cadastrei em algumas vagas de estágio que pedem conhecimento em PHP. Uma dúvida (muito boba mas é bom tirar): É necessário ter pelo menos uma noção básica das linguagens a serem utilizadas no estágio correto?