Como começar na programação tendo apenas curso técnico

[quote=Hebert Coelho]Não creio que você conseguirá um estágio sem estar cursando algum curso que necessite dele.

Por mim, vai tentando uma vaga de emprego mas não pare com os estudos para o vestibular…

A faculdade (mesmo no primeiro período) já é muito importante. [=[/quote]

O que ocorre é que eu já conclui o curso técnico (somente estou a espera do certificado). Não sei se entendi bem, mas parece que disse que é provável que eu não consiga um estágio sem estar cursando algo que tenha como requisito um estágio. É isso?

[quote=java.teen]Não sei se entendi bem, mas parece que disse que é provável que eu não consiga um estágio sem estar cursando algo que tenha como requisito um estágio. É isso?[/quote]Sim.

Você pode tentar vaga de trainee se não me engano, mas nada garantido.

Não deixe que isso desanime você. Viu vaga de Júnior pra baixo, manda o CV.

Quando eu comecei a trabalhar com Java, eu estava trabalhando com Delphi e nem lembrava nada de Java.

Tenha apenas uma boa lógica e na hora da entrevista mostre que você topa tudo.

Como já dito, fuja de suporte. [=

Correto. Dependendo do caso, nem precisa ter conhecimento. Leia minhas respostas anteriores.

Obrigado por todas as respostas.

[i]Pra estagiar tem que ser uma empresa vinculada a instituição em que vc esteja cursando .-. Ou seja, sem estagio p/ vc no momento
Faço TI c/ enfase em programação, pra conseguir estagio ta praticamente impossivel.

Basicamente, vou me preparando para quando meu curso acabar, no meio do que vem, pra poder concorrer com os jrs.

O que quero saber é pq suporte n?
Eu por exemplo, preciso trabalhar pra pagar as contas etc, então cm n consegui na relacionado a desenvolvimento acabei ind pra suporte/infra.

E já aproveitando esse post, qual seria a diferença de conhecimento logico entre um Jr e um Pleno?
[/i]

[quote=java.teen]Pessoal, me cadastrei em algumas vagas de estágio que pedem conhecimento em PHP. Uma dúvida (muito boba mas é bom tirar): É necessário ter pelo menos uma noção básica das linguagens a serem utilizadas no estágio correto?[/quote]Se possível, procure algo como java ou .net.

pelo que eu vejo php tem o menor salário das linguagens.

[quote=Hebert Coelho]
pelo que eu vejo php tem o menor salário das linguagens.[/quote]

Acho que esse não seja o melhor momento para se pensar em salario, mas sim de experiencia e amadurecimento. Considerando que seja para trabalhar numa empresa séria, seja usando qualquer linguagem, é valido. Mas isso é somente minha pobre opinião, claro.

[quote=Júlio Murta][quote=Hebert Coelho]

Acho que esse não seja o melhor momento para se pensar em salario, mas sim de experiencia e amadurecimento. Considerando que seja para trabalhar numa empresa séria, seja usando qualquer linguagem, é valido. Mas isso é somente minha pobre opinião, claro.[/quote]
Na falta de oportunidade ideal (demorando para conseguir), pega mesmo o que tiver na área, por tanto que o ambiente seja aceitável e possa ganhar experiência dentro da área de desenvolvimento (preferência web). Mas nunca se acomodar, ficar de olho em melhores oportunidades.

[quote=Júlio Murta][quote=Hebert Coelho]

Acho que esse não seja o melhor momento para se pensar em salario, mas sim de experiencia e amadurecimento. Considerando que seja para trabalhar numa empresa séria, seja usando qualquer linguagem, é valido. Mas isso é somente minha pobre opinião, claro.[/quote]Por isso comecei falando com o se possível. =P

Deixarei o tópico aberto pq acredito que algumas pessoas tenham as mesmas dúvidas que eu tinha. Gostaria que respondessem o amigo RodrigoKaos pois ao que me parece a dúvida dele é interessante. Abraços!

[quote]O que quero saber é pq suporte n?
Eu por exemplo, preciso trabalhar pra pagar as contas etc, então cm n consegui na relacionado a desenvolvimento acabei ind pra suporte/infra. [/quote]

Nesse caso de necessidade de pagar as contas, qualquer emprego serve…

Mas pra seguir a area de desenvolvimento, o emprego de suporte acaba atrapalhando, pois vc dificilmente conseguirá um emprego com desenvolvimento depois, empresas vão querer seu skill de suporte e te ficar mandando para suporte. Essa história de “entre como suporte, depois te passamos pra desenvolvimento” é cilada, já vi vários nessa. Pessoas começam como suporte, ficam 2~3 anos, depois não conseguem sair mais, pois o salário aumentou, e empresas não te aceitam como desenvolvedor, ao menos que diminua o salário.

[quote=igor_ks][quote]O que quero saber é pq suporte n?
Eu por exemplo, preciso trabalhar pra pagar as contas etc, então cm n consegui na relacionado a desenvolvimento acabei ind pra suporte/infra. [/quote]

Nesse caso de necessidade de pagar as contas, qualquer emprego serve…

Mas pra seguir a area de desenvolvimento, o emprego de suporte acaba atrapalhando, pois vc dificilmente conseguirá um emprego com desenvolvimento depois, empresas vão querer seu skill de suporte e te ficar mandando para suporte. Essa história de “entre como suporte, depois te passamos pra desenvolvimento” é cilada, já vi vários nessa. Pessoas começam como suporte, ficam 2~3 anos, depois não conseguem sair mais, pois o salário aumentou, e empresas não te aceitam como desenvolvedor, ao menos que diminua o salário.[/quote]

Depende do tipo de suporte que vc se refere.

Por exemplo, suporte em código (vulgo N3) é bem interessante. Você consegue aprender muita coisa, inclusive, aprende a arrumar os “Bugs” do desenvolvimento.

Pessoal tem bastante preconceito contra suporte, mas não é bem assim. Tanto suporte em código como desenvolvimento podem lhe oferecer bastante conhecimento. Se pintar uma vaga de estágio para essas duas áreas, aceite.

Fora precisar trabalhar, quero ter um “plano b”, então vou pegando experiencia por enquanto.
Sei que com alguma experiencia, + habilitação acho algumas vagas interessantes, msm n sendo exatamente a area que quero, mas ainda assim pra mim é divertido.

Pessoal só mais uma dúvida: Para ser estagiário é necessário ainda estar fazendo o curso? No meu caso eu já terminei o técnico, isso influi em alguma coisa?

Giovanni, eu por exemplo me referia a empresas que prestam suporte a usuários comuns ou até mesmo a empresa, só que voltado para redes, hardware e software por exemplo.

Sim, para ser estagiário dever ser estudante.

[/quote]
Asousaj para o meu caso vc teria alguma dica? Pois não tenho experiencia e já conclui os estudos no ensino técnico.

[/quote]
Asousaj para o meu caso vc teria alguma dica? Pois não tenho experiencia e já conclui os estudos no ensino técnico. [/quote]

Cara eu consegui meu primeiro estágio na mesma situação que você. Havia terminado o curso técnico em dezembro, e em março do outro ano consegui uma vaga de estágio, sem ter começado a faculdade. Era estágio nível técnico mesmo.
Foi difícil mesmo, mandei CV para vários lugares, e tive a sorte de conseguir uma vaga com JAVA.

Mas te pergunto: sua escola técnica ou seus professores do curso não divulgam vagas de estágio? Nem mesmo auxiliam os alunos? (No meu caso, consegui a vaga através da divulgação de um professor).

[/quote]
Asousaj para o meu caso vc teria alguma dica? Pois não tenho experiencia e já conclui os estudos no ensino técnico. [/quote]

Cara eu consegui meu primeiro estágio na mesma situação que você. Havia terminado o curso técnico em dezembro, e em março do outro ano consegui uma vaga de estágio, sem ter começado a faculdade. Era estágio nível técnico mesmo.
Foi difícil mesmo, mandei CV para vários lugares, e tive a sorte de conseguir uma vaga com JAVA.

Mas te pergunto: sua escola técnica ou seus professores do curso não divulgam vagas de estágio? Nem mesmo auxiliam os alunos? (No meu caso, consegui a vaga através da divulgação de um professor).[/quote]
Então a minha escola tem parceria com um site de divulgação de estágios porém nesse site infelizmente não encontrei nenhuma vaga. Os professores em sua maioria só atuam na escola mesmo, portanto não tem vínculos com empresas. Contudo irei dar uma passada por lá procurando saber algo. Cara tudo que eu queria era conseguir um estágio para trabalhar com Java ;s Não estou encontrando nenhum nesses sites de procura de vagas. Só encontro em nível operacional, já com experiencia e ainda por cima para web (tenho certo conhecimento em Java web, porém só o feijão com arroz mesmo, então o ideal seria um estágio). Onde vc conseguiu esse estágio cara? Foi nesses sites de vagas mesmo?

[/quote]

Mas te pergunto: sua escola técnica ou seus professores do curso não divulgam vagas de estágio? Nem mesmo auxiliam os alunos? (No meu caso, consegui a vaga através da divulgação de um professor).[/quote]
Então a minha escola tem parceria com um site de divulgação de estágios porém nesse site infelizmente não encontrei nenhuma vaga. Os professores em sua maioria só atuam na escola mesmo, portanto não tem vínculos com empresas. Contudo irei dar uma passada por lá procurando saber algo. Cara tudo que eu queria era conseguir um estágio para trabalhar com Java ;s Não estou encontrando nenhum nesses sites de procura de vagas. Só encontro em nível operacional, já com experiencia e ainda por cima para web (tenho certo conhecimento em Java web, porém só o feijão com arroz mesmo, então o ideal seria um estágio). Onde vc conseguiu esse estágio cara? Foi nesses sites de vagas mesmo?[/quote]

Em que cidade você mora? Encontrei algumas vagas de nivel técnico neste site:http://www.infojobs.com.br/empregos-programador-desenvolvedor.aspx?im=1

[quote=Júlio Murta]

Em que cidade você mora? Encontrei algumas vagas de nivel técnico neste site:http://www.infojobs.com.br/empregos-programador-desenvolvedor.aspx?im=1[/quote]
Sou de São Paulo - SP. A maioria das vagas que eu encontrei no site com o meu perfil eu me candidatei Júlio, obrigado. Só fiquei com uma pulga atrás da orelha agora pq o contrato desejado que eu havia colocado no meu CV erá Efetivo - CLT. Ai começamos a conversa e vcs me falaram dos estágios, eu procurei as vagas e me candidatei porém ainda com preferencia de contrato Efetivo - CLT, mas o tipo de contrato das empresas é de Estagiário, com isso meu curriculum não se adequa 100% a vaga. O problema é que isso não tenho como modificar.