Bom vc já começou muito bem…trocou" dot.net " pelo java…
mas vamos o que interessa cara em JSP um saite que acho show e www.jspbrasil.com.br tem muitos tutoriais bom lá, aqui no PJ tambem tem coisa boa…da uma olhada participa dos forum…
Um Livro bom que eu acho e Java para a Web com Servets JSP…
a principio vc tem que ler entender primeiro o que é depois pensa em fazer download, sei la assim vc escolhe a IDE"editor" que mas gostou…
se vc der uma olhada no menu do Portal Java, vai encontrar Artigos e Tutoriais, FAQ, Almanaque Java, Projetos Open Source… e mais o Fórum… eu diria q ja é um ótimo começo…
Existe um livro muito bom de JSP. Ele é p/ quem está começando, mas não sei se é o seu caso. O livro é [color=“red”]Tudo o que Você Queria Saber Sobre JSP - FERNANDO ANSELMO[/color].
Cara primeiramente, estude Java, para isto dentro do Portal Java tem bastantes documentários que podem lhe ajudar. Também tém um livro ótimo que é Java como programar do Deitel. Estudado Java, estruturas aí você sairá bem em JSP, para JSP o livro que o Green_Beret recomendou é muito bom.
eu ja trabalho com Java tambem a algum tempo… mas Java voltado pra desktop mesmo…
Me corrijam se eu estiver errado.
Primeiramente,
No servidor, instalar o Tomcat e o J2EE ou J2SDK??
No pc de desenvolvimento baixar o J2EE, hoje em dia utilizo o JBuilder mas pretendo utilizar o Eclipse.
Escuto falar em Struts… JBoss parece que ele e como um complemento do Tomcat ne??
Estou migrando para JSP, blz, eu consigo utilizar as mesma classes que eu tenho em minha aplicao client / servidor??
Por exemplo… no dot.net as minhas classes bases, acesso a dados, funcoes etc eu uso as mesma classes tanto para alguma aplicao web quanto para client / server.
Ovbrigado a todos pela atencao… e desculpe se falei alguma abobrinhaa
[quote=“cdb”]
Escuto falar em Struts… JBoss parece que ele e como um complemento do Tomcat ne??[/quote]
Vamos lá…
Struts é um framework horizontal ( Estude sobre conceitos de framework antes de pegar algum ) para aplicações Web.
Tomcat é um container Servlet/JSP. Onde este é responsável por gerenciar o ciclo de vida de Servlets e JSP que tb nada mais são Servlets qnd compiladas.
Jboss não é complemento do Tomcat :oops:
O tomcat complementa o JBoss
JBoss é um container que está de acordo com a especificação J2EE onde esta especificação diz que um container deve possuir suporte a EJB, JavaMail LOcalização de Recursos e outros requisitos que agora me esqueci.
[quote=“masrcossousa”]
Usando EJB é uma boa forma de modularização, uma vez que você passa o trabalho pesado para classes Java.[/quote]
Vc não precisa ser obrigado a ter EJB para ter modularização em seu projeto
[quote=“cdb”]
No pc de desenvolvimento baixar o J2EE, hoje em dia utilizo o JBuilder mas pretendo utilizar o Eclipse. [/quote]
Totalmente Apoiado!
[quote=“cdb”]
Por exemplo… no dot.net as minhas classes bases, acesso a dados, funcoes etc eu uso as mesma classes tanto para alguma aplicao web quanto para client / server. [/quote]
Isso é muito bala no .NET onde vc praticamente copia o código fonte de uma aplicação WindowsForm para uma app ASPX.
Em java vc poderá trabalhar com pacotes… onde vc poderá empacotar suas classes cliente/servidor e utiliza-las tranquilamente… Isso é similar qnd criamos DLL’s(Componentes) no .NET
Os livros que a galera mencionou aí são bons pra começar sim!
Existe um livro muito bom de JSP. Ele é p/ quem está começando, mas não sei se é o seu caso. O livro é [color=“red”]Tudo o que Você Queria Saber Sobre JSP - FERNANDO ANSELMO[/color].
Talvez possa ter auxiliar.
T+.[/quote]
Este livro é muito bom, iniciei com ele. Tem um valor baixo, é curto, sem muita demora, explica Java Beans, O básico do JSP e constroi um sistema de locadora para fixar o conhecimento.