Como começar?

Boa noite pessoal… estou iniciando agora com JSP e gostaria se possivel, uma dica de vcs de como começar…

Quais softwares preciso ter instalado no servidor para começar a desenvolver pagina JSP.

Ja trabalho com dot.net e estou migrando pra JSP, então, estou meio “perdido”.

Desculpem mas e que estou bem perdido mesmo… se houver algum site… apostila etc… tudo sera muito bem vindo…

Abraço a todos…

Bom vc já começou muito bem…trocou" dot.net " pelo java… :slight_smile:

mas vamos o que interessa cara em JSP um saite que acho show e www.jspbrasil.com.br tem muitos tutoriais bom lá, aqui no PJ tambem tem coisa boa…da uma olhada participa dos forum…

Um Livro bom que eu acho e Java para a Web com Servets JSP…

a principio vc tem que ler entender primeiro o que é depois pensa em fazer download, sei la assim vc escolhe a IDE"editor" que mas gostou…

Bom vc tem que baixar o J2EE
http://java.sun.com/j2ee/1.4/download.html#sdk daí para frente e padrão window next next " s confirma

Uma IDE que eu surgiro e o Eclipse

depois o lomboz
http://forge.objectweb.org/project/showfiles.php?group_id=97

ou se vc quizer usar o JBuilder depois vc vai entender o que isso olha aqui no PJ e no JSP …blz qual quer duvida postar aqui que nos te ajudamos

Bem Vindo ao Universo Java… :lol:

se vc der uma olhada no menu do Portal Java, vai encontrar Artigos e Tutoriais, FAQ, Almanaque Java, Projetos Open Source… e mais o Fórum… eu diria q ja é um ótimo começo…

cdb,

Existe um livro muito bom de JSP. Ele é p/ quem está começando, mas não sei se é o seu caso. O livro é [color=“red”]Tudo o que Você Queria Saber Sobre JSP - FERNANDO ANSELMO[/color].

Talvez possa ter auxiliar.

T+.

Salve,

Cara primeiramente, estude Java, para isto dentro do Portal Java tem bastantes documentários que podem lhe ajudar. Também tém um livro ótimo que é Java como programar do Deitel. Estudado Java, estruturas aí você sairá bem em JSP, para JSP o livro que o Green_Beret recomendou é muito bom.

até +
:idea: :arrow: :wink:

Obrigado a todos…

eu ja trabalho com Java tambem a algum tempo… mas Java voltado pra desktop mesmo…

Me corrijam se eu estiver errado.

Primeiramente,

No servidor, instalar o Tomcat e o J2EE ou J2SDK??

No pc de desenvolvimento baixar o J2EE, hoje em dia utilizo o JBuilder mas pretendo utilizar o Eclipse.

Escuto falar em Struts… JBoss parece que ele e como um complemento do Tomcat ne??

Estou migrando para JSP, blz, eu consigo utilizar as mesma classes que eu tenho em minha aplicao client / servidor??

Por exemplo… no dot.net as minhas classes bases, acesso a dados, funcoes etc eu uso as mesma classes tanto para alguma aplicao web quanto para client / server.

Ovbrigado a todos pela atencao… e desculpe se falei alguma abobrinhaa

abracao…

Salve,

Beleza cara, você já tem uma boa experiência, você deve instalar o J2SDK e depois você instala o tomcat.

Infelizmente não conheço muito sobre o JBoss.

O que seriam estas classes? JSP é possível utilizar classes Java cliente/servidor sim através de EJB…

Usando EJB é uma boa forma de modularização, uma vez que você passa o trabalho pesado para classes Java.

[quote=“cdb”]
Escuto falar em Struts… JBoss parece que ele e como um complemento do Tomcat ne??[/quote]

Vamos lá…
Struts é um framework horizontal ( Estude sobre conceitos de framework antes de pegar algum ) para aplicações Web.

Tomcat é um container Servlet/JSP. Onde este é responsável por gerenciar o ciclo de vida de Servlets e JSP que tb nada mais são Servlets qnd compiladas.

Jboss não é complemento do Tomcat :oops:
O tomcat complementa o JBoss :wink:

JBoss é um container que está de acordo com a especificação J2EE onde esta especificação diz que um container deve possuir suporte a EJB, JavaMail LOcalização de Recursos e outros requisitos que agora me esqueci. :wink:

[quote=“masrcossousa”]
Usando EJB é uma boa forma de modularização, uma vez que você passa o trabalho pesado para classes Java.[/quote]

Vc não precisa ser obrigado a ter EJB para ter modularização em seu projeto :wink:

[quote=“cdb”]
No pc de desenvolvimento baixar o J2EE, hoje em dia utilizo o JBuilder mas pretendo utilizar o Eclipse. [/quote]

Totalmente Apoiado!

[quote=“cdb”]
Por exemplo… no dot.net as minhas classes bases, acesso a dados, funcoes etc eu uso as mesma classes tanto para alguma aplicao web quanto para client / server. [/quote]
Isso é muito bala no .NET onde vc praticamente copia o código fonte de uma aplicação WindowsForm para uma app ASPX.

Em java vc poderá trabalhar com pacotes… onde vc poderá empacotar suas classes cliente/servidor e utiliza-las tranquilamente… Isso é similar qnd criamos DLL’s(Componentes) no .NET

Os livros que a galera mencionou aí são bons pra começar sim!

E ai Galera… desculpe a demoro…

Obrigado a todos pelos comentários e pelos helps…

obrigado mesmo… deu pra ter uma boa noção de como funciona… e de como fazer… e estou estudando materias referentes okz??

Abraços a todos

:wink: :wink: :wink:

[quote=“Green_Beret”]cdb,

Existe um livro muito bom de JSP. Ele é p/ quem está começando, mas não sei se é o seu caso. O livro é [color=“red”]Tudo o que Você Queria Saber Sobre JSP - FERNANDO ANSELMO[/color].

Talvez possa ter auxiliar.

T+.[/quote]

Este livro é muito bom, iniciei com ele. Tem um valor baixo, é curto, sem muita demora, explica Java Beans, O básico do JSP e constroi um sistema de locadora para fixar o conhecimento.