Como comparar duas imagens

Galera,

To recebendo uma imagem de um aparelho biométrico e preciso comparar essa imagem com a que eu tenho no banco.
Como posso fazer isso?

Comparar em que aspecto? Se são idênticas? Ou precisa fazer algo complicado com tons?

se são idênticas

Veja se seu aparelho biométrico tem uma API para fazer isso, ou consulte seu fornecedor.

É que normalmente é necessário obter algumas “features” da imagem que são importantes, já que não é possível simplesmente comparar as imagens para ver se batem de maneira “ingênua”.

Digamos que você tenha um aparelho biométrico que seja usado para obter impressões digitais. Você precisa determinar, via alguma API, quais são as “features” que são necessárias para serem armazenadas e quais são usadas para identificar uma impressão.

http://bias.csr.unibo.it/maltoni/handbook/

humm, bem complicado sua situação, não sei se ja existe uma api pronta para essa situação.

O que faria, era gerar o expectro de uma imagem, e através disso, gerar uma equação matematica de fourier.
Faria o mesmo com a outra imagem, gerando também uma equação matematica de fourier.

por fim faria uma comparação entre as equações matematicas.

espero ter ajudado.

Normalmente você não guarda “imagens” de dispositivos biométricos.

No caso de impressões digitais, guarda-se uma série de números que servem para identificar as impressões.
No caso de íris (que é uma espécie de “código de barras circular” que a natureza gentilmente nos deu) guarda-se uma seqüência de comprimentos relativos.

E assim por diante.

Se você quer fazer reconhecimento de faces a partir de fotos, isso é bem mais complicado se você não contratar a empresa que já saiba fazer isso.
É mais fácil guardar a foto no banco e conferir visualmente.